quarta-feira, 27 de junho de 2018

“BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS”. NÃO CONFUNDIR COM BENÇÃOS MATERIAIS.


Leitura Base:
(Efésios 1: 3-10) ...Agradeçamos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo, dando-nos todos os dons espirituais do mundo celestial. Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho. Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura! Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo. Esse plano é unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra. (Bíblia - NTLH).
O apóstolo Paulo, inicia essa sua carta, se apresentando como Paulo – Apóstolo de Cristo, pela vontade de Deus, tratando os irmãos de Éfeso, como “povo que é fiel por estar unido com Cristo Jesus”, e saúda, desejando que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com todos!
Interessante não confundir com “bênçãos materiais”, como muitos. Paulo é muito claro quando trata principalmente de “bênçãos espirituais nos lugares Celestiais”. Infelizmente essas bênçãos são desvirtuadas, para o sentido material, e o que vemos são líderes e pregadores preocupados com “suntuosos templos, e o mais incrível é falar em arrebatamento da Igreja a qualquer momento, enquanto ficam investindo em tesouros que perecem e ficarão nessa vida; falando num Deus que está preocupado em dar chave de carro; chave de carro; chave de empresas; dente de ouro; “poder e posse de todas as coisas”, preocupação exclusiva com a vida terrena.

Paulo falava em “Bênçãos Espirituais, nos lugares Celestiais”. Exemplos:
I – Pela Adoção como filhos, fomos tornado “imortais”. Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. (Lucas 20:36);
II – Nos deu a certeza de “Habitação de Deus” - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (João 14:3);
III – Nos deu “alegria completa e a garantia de que não somos do mundo”. Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. (João 17:13,14);
IV – Em Cristo nos garantiu as “bênçãos de Abraão, e a promessa do espírito, mediante a Fé”. Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé. (Gálatas 3:14);
V – A “Certeza de que somos de Deus”. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. (I João 5:19);
VI – Nos garante “Bênçãos nas regiões Celestiais”. “Já fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; (Ef. 1:3);
VII – Deus nos escolheu desde a “fundação do mundo”. “Deus já nos escolheu (elegeu) nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor (Ef.1:4);
VIII – Fomos “Predestinados desde a Fundação do Mundo”. “Deus já nos predestinou (decidiu nos adotar) para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef.1:5);

Predestinação é um assunto que tem gerado muita polêmica, e não queremos entrar nesse mérito, queremos tão somente mostrar o que está escrito, e como está escrito, certos de que a Palavra de Deus como um todo (de Gênesis a Apocalipse), é inspiração divina e precisa ser observado sem acréscimo ou subtração de palavras (Apoc. 22:18-19 / Deut. 12:32 / Prov. 30:5-6 / Gál. 1:6-12) ou até mesmo para gerar desafetos ou divisões de Igrejas. Vejamos:
A - (Rom. 8:28-38) ...Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou...
B - (João 13:18) ...Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi...
C - (Atos 13:48) ...Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
D - (Efésios 1:4,5) ...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.
E - (II Tim. 1:9) ...que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.
F - (II Tess. 2:13,14) ...Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
G - (João 6:39) ...E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
H - (Marc. 13:27) ...E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.
I - (Rom. 11:5-9) ...Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir; até ao dia de hoje. E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.
J - (Col. 3:12) ...Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
K - (I Ped. 1:2) ...eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
L – (Ap.17:14) ...Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
M - (Mat. 22:14) ...Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
N - (Mat. 24:24) ...porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.
O - (Mat. 24:31) ...E ele enviará os seus anjos, com grande clangor [(s.f.) som forte de trombeta, trompa etc.], de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
P - (Mat. 25:34) ...então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Q - (Ef. 2:1-10) ...Ele vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos. e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. OBS.: A compreensão desse texto é a seguinte: Todos estão mortos espiritualmente. Um morto não tem capacidade de crer nem aceitar nada. Todos estão mortos. O Senhor vivifica aqueles que ele escolhe, pela regeneração, e essas pessoas podem então crer. A fé que faz com que eles creiam é um dom de Deus. Se ele escolheu e vivificou muitos, mas não fez isto com todos, então isso é eleição.
R - Paulo falando em relação a Jacó e Esaú), diz: (Rom. 9:11-24) ... E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já for adito ela: ‘o mais velho será servo do mais moço’. Como está escrito: ‘Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.’ Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Porque a Escritura diz a Faraó: ‘Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. ‘Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu a sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? (Romanos 9:10 – 26) ...Leia com atenção.
S - (Marc. 4:10-12) ...Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. OBS.: Para o calvinismo este é um versículo claro de que muitos são predestinados a não entender, não crer e não se converter.
T – (Luc. 13.24) ...Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Finalmente, e dentro da Leitura, “tema desse estudo”, Paulo nos exorta a que sejamos agradecidos a Deus, por já sermos abençoados e destaca: “Nele, digo, em quem também “fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade”; (Ef. 1:11). (Grifo nosso).

Para conhecimento de todos: Não sou: Calvinista; Arminiano e nem Lutero. Falo como Paulo, quando ao chegar na Igreja de Corinto e viu divisão entre Paulo, Apolo e Cefas. Paulo fica de certa forma indignado e pergunta: Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. (I Coríntios 3:4-9).

Se quiser “replicar com Deus”, que o faça. Deixo claro portanto que observo e sigo a “Palavra de Deus; é “JESUS CRISTO) ... Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (I Cor. 3:11). Fontes: Bíblias NTLH; On Line.
  

Servo e somente Servo: João Marcos Ferreira – 18/06/2018 – 00h16min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário