sábado, 14 de junho de 2014

RAZÕES PELAS QUAIS DEVEMOS REFREAR A NOSSA LÍNGUA.


Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. (Tiago 1:26).


(Provérbios 18.21)

– A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Sem dúvida, um dos grandes problemas no relacionamento interpessoal está na dificuldade das pessoas em controlar a sua língua. Quantos ouvidos Deus nos deu? Quantas línguas ? Você sabe o por quê? Claro que sabemos, Deus quer que ouçamos mais e falemos menos.

Primeira: Somos aquilo que falamos e ouvimos, somos frutos das nossas palavras.

Segunda: A qualidade de vida em família depende do que é falado no lar (1 Pe. 3.10).

Terceira: O destino da nossa alma é determinado pelas nossas palavras (Mt. 12.36,37).

Quarto: O estado da minha alma, depende do que sai da minha boca (Pv. 21.23) “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda das angustias a própria alma”. (Pv. 13.13).

Quinto: A autenticidade da minha religião, se manifesta através do que eu falo, (Tg. 1.26).

Sexto: O que sai da minha boca pode gerar uma Psicologia de morte ou de vida, (Pv. 18.21). Frases que matam: “Não vai dar pra nada. Seu burro, não sei pra que nasceu. Me arrependo de Ter casado com você”.

Sétimo: Palavras podem contaminar como um vírus (Mt. 15.11). 

Oitavo: O que sai da minha boca revela o que está no coração (Mt. 12.34).

Nono: O que sai da minha boca pode ser bênção ou maldição (Tg. 3.10).

PENSE BEM ANTES DE FALAR.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

DEUS É MISERICORDIOSO MAS TAMBÉM É JUSTIÇA

“NÃO BRINQUE”. DEUS É MISERICORDIOSO MAS TAMBÉM É JUSTIÇA.
Da misericórdia de Deus muito se fala, mas pouco de Sua justiça. Abusa-se da misericórdia divina, para, assim, se continuar numa vida pecaminosa, apenas fazendo um propósito: Mais para o fim da vida farei uma confissão e Deus me perdoará. Mas, e se o fim da vida for amanhã? O inferno está cheio de bons propósitos, sendo esse pensamento do adversário de nossas almas que nos engana, incutindo-nos uma falsa ideia de misericórdia para ofendermos ainda mais a Deus e tornarmo-nos indignos de Seu perdão.
Tenhamos cuidado. Muitos se apegam às lamentações de Jeremias, quando afirma que as misericórdias de Deus não têm limites; fim... (Lam. 3:22-23). Faz-se preciso entender que “A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento, rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo, semelhante endurecimento pode levar à perdição eterna. A rejeição obstinada da misericórdia divina é “pecado contra o Espírito Santo”, o único pecado para o qual não há perdão. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mateus 12:30-31)
"Pode ser que haja, até mesmo dentro das igrejas, alguém que se encontre com a alma carregada de pecados e que longe de pensar em se livrar deles pela confissão, não cessa de cometer novos pecados, se sobrecarregando ainda mais, certamente, abusando da misericórdia divina; não buscam entender a que fim nosso Deus tão bom deixa que este pecador viva, senão para que ele se converta e, por consequência, escape da desgraça de perder sua alma? Observe as severas censuras que o Apóstolo dirigiu ao povo judeu impenitente: Romanos 2:3 a 5)…Deste modo, quando tu, um simples ser humano, os julga e, todavia, praticas os mesmos atos, pensas que de alguma forma escaparás ao juízo de Deus? Ou, porventura, desprezas a imensa riqueza da bondade, tolerância e paciência, não percebendo que é a própria misericórdia de Deus que te conduz ao arrependimento? Entretanto, por causa da tua teimosia e do teu coração insensível e que não se arrepende, acumulas ira sobre ti no dia da ira de Deus, quando se revelará plenamente o seu justo julgamento. ….
Você precisa tomar cuidado. Você corre o risco de ser duramente castigado. O castigo do mundo é quando “Deus desiste de você”; e o deixa “andar na teimosia do seu coração”. Vamos ver esse assunto à luz da Bíblia. Salmo 81.12: “Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, pelo que eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram segundo os seus próprios conselhos”. Após o episódio do Bezerro de Ouro (Êx 32), Deus se cansa do Seu povo e não quer andar mais com ele. “Disse o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei. Enviarei o Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Sobe para uma terra que mana leite e mel; eu não subirei no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho” (Êx 33.1 - 3). Deus diz a Moisés que cumprirá a promessa de dar ao povo a terra prometida, contudo, Ele não iria junto com o povo... Eu não subirei no meio de ti.
É quando Deus pune sua longa e consciente rebeldia, entregando-o à sua própria vontade. Está escrito: (Rom. 1.24 a 28) “Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si”... Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus (Bíblia, sua palavra), é quando não há mais freio e você não tem mais jeito, senão continuar a descer, cada vez mais até o desastre final.
Milhões e milhões de pessoas já estão nesse plano inclinado. Não siga o caminho deles. Não abuse da misericórdia de Deus. Não corra o risco da perdição eterna. Você não terá freio necessário para parar depois de iniciado o declive. Romanos 1.29 nos alerta: “Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação.” Nem poderá mais contar com a ajuda de Deus. Porque então, você estará debaixo do pior castigo do mundo? Está escrito (Rom. 1.32)... “Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que a praticam”.
Observemos ainda a instrução do escritor aos Hebreus: (Heb. 3: 12-15)... Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Tomemos cuidado... Jesus está voltando.

Pr. João Marcos Ferreira.

Fonte: Bíblia Sagrada; Estudos outros.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Significado de: MISERICÓRDIA E GRAÇA . DOIS ATRIBUTOS DE DEUS.


Tema de hoje dia 29 de maio, no CULTO NO AR - Rádio forte FM - 99,9 - Macapá -Ap.

Significados: MISERICÓRDIA E GRAÇA . DOIS ATRIBUTOS DE DEUS.

Apesar de muitos entenderem os termos ‘graça’ e ‘misericórdia’ como sinônimos, eles possuem significados bem distintos. Ambas são encontradas no mesmo endereço: o trono da graça. Ora, se o trono é da graça, concluímos que esta tenha primazia sobre a misericórdia. Porém, para achar a graça, primeiro tem-se que obter a misericórdia. É como um protocolo. Para chegar ao rei (graça), é necessário agendar antes uma audiência com o Primeiro Ministro (misericórdia).

(Hebreus 4:16)... “Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.”

Falando na Misericórdia.

A palavra em latim é ‘misericordis’, que é a junção de duas outras palavras, miseri (miséria) e cordis (coração). Ter misericórdia é acolher em nosso coração alguém desprovido de qualquer recurso meritório. É pela misericórdia que Deus nos acolhe em Sua presença, apesar de não merecermos. Ou seja: Nossa vida está sempre por um fio! O fio da misericórdia divina. Ela é quem dá corda no relógio de nosso coração dia após dia. Cada vez que acordamos, devemos agradecer porque nosso contrato com a vida foi renovado, tendo como fiador a misericórdia.

A misericórdia de Deus está estritamente ligada à nossa punição, ou seja, é quando Deus não nos dá aquilo que merecemos de acordo com a palavra de Deus nós merecíamos a morte, pois esse é o salário do pecado (Rm 6:23). Mas Cristo por sua infinita misericórdia morreu para nos libertar do pecado (Jo 1.29). Consequentemente, Cristo ao morrer por nós nos livrou da morte garantindo-nos a vida eterna. Com isso em mente, todo dia que vivemos é um ato da misericórdia de Deus. Se Deus nos desse tudo o que merecemos, estaríamos condenados por toda a eternidade.

Um grande exemplo é quando observamos a história de Davi (2 Sm 11:1-17). Esse texto nos relata um grande pecado cometido por Davi, o mesmo era chamado pelo próprio Deus de: "homem segundo o meu coração". Agora vemos este homem cometendo um adultério e um homicídio. Quando seguimos adiante nessa história, vamos vendo que a ira de Deus se acendeu contra ele (2 Sm 12:1-6). Deus envia o profeta Natã para revelar a Davi o seu pecado, e nessa visita o Senhor se utiliza de uma parábola na intenção de que Davi revelasse a sua própria sentença (2 Sm 12:5). Ora, se o homem que faz mal a ovelha do próximo é digno de morte, o que dizer daquele que praticar tal mal ao seu semelhante? Era como se Deus estivesse dizendo a Davi: você merece morrer, mas a minha misericórdia te alcançou e por isso não morrerás (2 Sm 12:13).

Exclamou Jeremias em suas lamentações... As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22-23).

Falando na Graça.

Se por causa da misericórdia, estamos vivos, por causa da Sua graça nossa vida tem propósito. A graça de Deus se relaciona as dádivas que ele nos dá sem merecermos, continuando na linha da salvação vamos compreender que nós não éramos merecedores de obtermos a salvação, mas a graça de Deus nos salvou e por isso estamos libertos ( Ef 2:8). A melhor definição de Graça é favor imerecido de Deus, assim, mesmo sem qualquer merecimento, o Senhor nos dá a sua graça.
Deus tem toda graça em seu ser divino, em sua essência. Deus é pleno, completo de graça e favor. Sabemos que a graça é o favor de Deus aos homens, que não merecem de modo algum esta dádiva. Mas existe outro significado deste termo, que é bem claro neste texto, que a graça é a qualidade ou atributo do ser de Deus, isto quer dizer que Deus tem em si toda a graça, que é gracioso em essência e ação.

O apóstolo Pedro escreveu: “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”. (I Pe 5. 10).

Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Podemos usar como exemplo a história de Sansão, esse homem em questão além de desobedecer ao voto de nazireado, contou o seu segredo a Dalila, revelou que se a navalha passasse em seu cabelo acabaria com a sua força (Jz 16)... Dalila o fez dormir, chamou um homem e cortou as suas tranças. Após a sua trágica atitude o Espírito Santo apartou-se de Sansão; Então Sansão teve como consequência de seu ato a perca de suas forças. Em certo momento após Sansão ter sido completamente humilhado pelos filisteus, ele arrepende-se de sua atitude tola, e pede que a graça de Deus seja revelada, concedendo-o mais uma vez a força para que ele possa realizar o propósito do Senhor em destruir os inimigos de seu povo, e Deus concede. (Jz 16:28).

A Graça como fonte de Salvação.

(Tito 2.11)... “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”
A graça se manifestou para alcançar os perdidos e libertá-los do estado de morte. Portanto, receber a graça salvadora implica em rompimento com o mundo.
A compreensão da graça divina deve desencadear no cristão um novo comportamento, pois ela consiste em que Jesus “deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tito 2.14). Para nós é graça; para Cristo um alto preço; custou a sua vida! O preço era elevado, mas Ele o pagou com seu sacrifício na cruz, e o fez para “purificar para si um povo seu, especial, zeloso de boas obras”. Rejeitar a graça é rejeitar ser parte desse povo! Conhecer a graça e viver conformado com o mundo é descaso, é pecado!

A Salvação e todas as bênçãos da vida cristã são resultado da graça de Deus.

* A eleição é pela graça... “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a elei­ção da graça. E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” (Rm 11:5-6).
* Jesus é a personificação da graça... “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade… Todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1:14, 16-17). “Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos” (2 Cor 8:9).
* A Salvação é pela graça... “Pela graça sois salvos por meio da fé” (Ef 2:8). “Porquanto a graça de Deus se manifes­tou salvadora a todos os homens” (Tt 2:11).
* A Justificação e o Perdão dos pecados são pela graça... “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rom 3:24). “No qual te­mos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, se­gundo a riqueza da sua graça” (Ef 1:7).
* A Fé é pela graça. “Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que mediante a graça haviam crido” (At 18:27).
* A graça capacita-nos a servir... “Pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça que me foi concedida, não se tornou vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Cor 15:10).
* A Graça capacita-nos a ser pacientes e perseverantes... “Então me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Cor 12:9). “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportu­na” (Hb 4:16).
* A Graça supre a nossa vida... Quando o Ap. Paulo estava sob perseguição (um mensageiro de satanás o atormentava), ele clamou ao Senhor e ouviu a seguinte resposta de Deus: (2 Cor. 12:9) Paulo! a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
* Devemos crescer na graça... “Crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3:18).
* A plenitude de nossa salvação na segunda vinda de Cristo será uma nova expressão da graça de Deus... “Cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo” (1Pe.1:13).
* Recebemos adoção de filhos, durante toda a eternidade, através de sua graça... “Em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo… para louvor da glória de sua graça” (Ef 1:5,6). “Para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (Ef 2:7).

Finalizo certo de que o poço da graça e misericórdia de Deus é muito mais fundo e ainda tem muita coisa a ser falada e sentida, haja vista que Não há nada como a graça de Deus; ela é a joia da coroa de todos os Seus atributos. Assim, de acordo com o que vimos, podemos concluir que a misericórdia e a graça de Deus apesar de serem diferentes "andam de mãos dadas"; a misericórdia revela-se em não morrermos quando merecíamos a morte, e a graça mostra-se em vivermos sem merecermos a vida!
Publicado por Ap. João Marcos Ferreira

Fonte: Bíblia: ACF / ARA / NVI
— com João Marcos Ferreira.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

FALAR DE SALVAÇÃO



 - Salvação é libertação de um perigo iminente, livramento do poder da maldição do pecado, restituição do homem à plena comunhão com Deus. A salvação do ser humano é obtida pela graça, ou seja, é um dom gratuito e imerecido  que o pecador recebe, Ef 2: 8-9.
  Quando João 19: 30 escreve frase exclamada por Jesus. “está consumado”, que é a expressão grega tételestai, ele quer dizer quer tudo está pago. Isto representa a salvação para o cristão. Tudo foi comprado no calvário. Abrange cada fase de nossas necessidades e dura de eternidade a eternidade. Inclui a libertação do pecado no presente e a apresentação contra as invasões do pecado no futuro, Jd 1: 24-25; Tt 2: 11-13. Então, vejamos em detalhes suas fases: salvação: ARREPENDIMENTO, FÉ, CONVERSÃO, REGENERAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, ADOÇÃO, SANTIFICAÇÃO E GLORIFICAÇÃO..
        
ARREPENDIMENTO - Arrependimento é o ato pelo qual a pessoa reconhece o seu pecado e o abandona, confessando-o a Deus. O arrependimento é diferente do remorso. Por exemplo: João e Pedro colam na prova escolar. João confessa, pede perdão e aceita a punição. Isto é arrependimento. Pedro é surpreendido pelo professor, tem remorso e no coração diz que na próxima prova se tiver oportunidade, vai colar novamente. Nessa ilustração, Pedro sentiu apenas remorso. O remorso é a tristeza do mundo que produz morte. O arrependimento verdadeiro é a tristeza que, segundo Deus, conduz à salvação, 2Co 7: 10. No Novo Testamento, Pedro e Zaqueu são exemplos de arrependimento, Mt 26: 75; Lc 19: 8, e Judas, um exemplo de remorso do seu pecado, Mt 27: 3-5.

FÉ - Quando se fala em fé, há alguns textos que muitos já sabem de cor: “fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem”, Hb 11: 1; “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir da palavra de Deus”, Rm 10: 17; “Se com a tua  boca confessares ao Senhor Jesus, e em  teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”, Rm 10: 9-10.
No idioma grego, língua em que foi escrito originalmente o Novo Testamento, há duas expressões para a palavra fé: pistis – uma crença ou convicção intelectual; uma completa confiança em Deus, ou mais particularmente, em Cristo, com vista à redenção do pecado; pisteuein – confiança plena em Deus. Há dois tipos de fé: a fé salvadora e a fé como um dom.
        
CONVERSÃO - O termo grego para conversão é metanoia, ou seja, mudança de mente e transformação. Deve-se distinguir a conversão cristã de outras qualidades de conversão. O vocabulário conversão, literalmente, significa voltar ou mudar de direção. Portanto, neste sentido literal, podemos ser convertidos dum ponto de vista para outro. Pode-se mudar de partido político, e assim dá uma conversão política. Mudar de denominação, e assim se dá uma conversão religiosa.
 A conversão cristã é o ato pelo qual a pessoa se volta do pecado para Jesus Cristo, tanto para obter perdão dos pecados, como para se libertar deles. Isso inclui livramento da pena do pecado. A conversão está intimamente ligada ao arrependimento, porque o arrependimento enfatiza o aspecto negativo do abandono ou saída do pecado, enquanto a conversão enfatiza o aspecto positivo da volta para Cristo. O arrependimento produz tristeza pelo pecado, já a conversão produz alegria por causa do recebimento do perdão e livramento da pena do pecado. O arrependimento nos leva à cruz. Já a conversão nos leva ao túmulo vazio e ao Cristo ressurreto.
        
REGENERAÇÃO - A regeneração é o ato inicial da Salvação em que Deus faz nascer de novo o pecador perdido, e faz dele uma nova criatura em Jesus Cristo.    
O apóstolo João descreve a regeneração como novo nascimento, Jo 3: 3-8. Jesus fala que é como passar da morte para a vida, Jo 5: 24. Já o apóstolo Paulo chama de nova criatura, 2Co 5: 17; Gl 6: 15. modifica o caráter, Tt 3: 5.

Deuteronômio 30:6 - E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.

Ezequiel 36:26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

João 3:3-5  -Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

I Pedro 1:3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

II Coríntios 5:17 -Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
      
Justificação - A justificação ocorre simultaneamente com a regeneração, é o ato pelo qual Deus, considerando os méritos do sacrifício de Jesus, absolve no perdão, o homem de seus pecados e o declara justo, capacitando-o para uma nova vida de retidão diante de Deus e dos homens. Na justificação, Jesus literalmente assumiu as nossas dívidas e pagou por nós: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso senhor Jesus Cristo”, Rm 5: 1; “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”, Rm 8: 1; “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”, Cl 2: 14.

Isaías 53:11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.

Romanos 8:33 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Romanos 3:24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Essa graça é concedida não por causa de nossos atos, ou obras, mas por meio de Jesus, de seu sacrifício na cruz, e foi de graça, não precisamos fazer nada para receber, mas sim temos que ter fé e crer no sacrifício de Jesus.

Romanos 5: 1 - Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

Atos 13:19 - E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles.

Mateus 9:6 - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

I Coríntios 1:30 - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

Gálatas 5:22- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Filipenses 1:9-11 - E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

I Tessalonicenses 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

ADOÇÃO DE FILHO - Adoção é o ato da graça de Deus que toma como filhos aqueles que aceitaram a Jesus Cristo, concedendo-lhes os direitos e privilégios de Jesus. A regeneração é uma mudança de nossa natureza. A justificação é uma mudança de nossa situação diante de Deus. A adoção é uma mudança de nossa ordem e posição de mera criatura, para Filho: “Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor”, Cl 1: 13.

João 1: 12-13 afirma: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. Todo ser humano pode fazer parte da família divina através de Jesus Cristo. É fundamental aceitá-lo como único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida. Aqueles que já tomaram essa decisão filhos de Deus.

SANTIFICAÇÃO - a santificação ocorre na medida da dedicação do crente e se manifesta através de um caráter marcado pela presença e pelo fruto do Espirito Santos, bem como por uma vida de testemunho fiel e serviço consagrado a Deus e ao próximo.

Provérbio 4:18 - Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Romanos 12:1-2 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Filipenses 2:12-13 - De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

II Cor.  7:1 - Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
II Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

Heb. 12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Romanos 6:19 - Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.              

A GLORIFICAÇÃO - A Glorificação é o ponto culminante da nossa Salvação; é estágio final, permanente de felicidade dos que são remidos pelo sangue de Jesus.

Romanos 8:3 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

II Pedro 1:10-11 - Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

I João 3:2 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

Filipenses 3:12 - Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

Hebreus 6:12 - Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

I Cor. 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

I Tessalonicenses 2: 12 - Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

Apocalipse 21:3-4... E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Finalizando. O cristão é salvo através de Jesus. Uma parte desse processo é o ser humano que tem de executar e a outra a divina. Por isso, é fundamental na vida cristã que tenhamos a certeza de que o nosso lugar na nova Jerusalém está garantido através de graça divina. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: "Que nos salvou e nos chamou com santa vocação" (2 Timóteo 1.9). Aqui temos um padrão pelo qual devemos testar nossa chamada; é uma chamada santa, não de acordo com nossas obras, mas de acordo com o propósito e a graça de Deus. Esta chamada proíbe toda a confiança em nossas próprias obras, levando-nos a confiar somente em Cristo para a nossa salvação.
 
Ap. João Marcos.

Fonte: Bíblia JFA.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

UNGIR CHAVES, FOTOS E OUTROS OBJETOS É MODISMO E É ANTIBÍBLICO.



Lendo, estudando e escrevendo acerca da Palavra de Deus, vez em quando em pesquisas encontro um estudo interessante e digno de republicar. Esse por exemplo, encontrei em pesquisas e recomendo que seja lido e analisado à Luz da Bíblia. Pura verdade, haja vista o MODISMO ANTIBÍBLICO de se ungir chaves, fotos, carros, motos. Se você acredita na Bíblia, saiba que o modismo de ungir tudo, não é recomendado pela Palavra de Deus. Observe a recomendação do Ap. Paulo aos Gálatas. (Gálatas 1:8)... Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Unção: Quem pode ungir ou o que ungir?

Qualquer irmão pode ungir? Podem-se ungir objetos ou qualquer parte do corpo? Deve-­se beber o óleo, ao invés de ser ungido?"
Antigamente, o azeite era aplicado depois do banho (Rt 3.3 e Ez 16.9), nas feridas (Lc 10.34), nos cadáveres após a lavagem do corpo (Mc 16.1), nos cativos libertos (Lc 28.15), na cabeça (SI 23.5) e nos pés (Lc 7.38).

No Antigo Testamento, além dos propósitos descritos, a unção adquiriu uma relevância distintivamente religiosa. Ungir com óleo separava determinadas pessoas e objetos, dedicando-os ao serviço divino. Havia na legislação (Ex 30.22-­33 e 40.10-11) óleos que eram usados para dedicar o tabernáculo, seus móveis e seus vasos, assim como os membros da classe sacerdotal de Levi que deviam ali servir. Eventualmente há menções à unção dos profetas (1 Rs 19.6 e SI 105.15), porém o maior número diz respeito à unção dos reis ( 1Sm 10.1; 16.13 ). Até os utensílios de guerra passavam por consagração (2Sm 1.21 e Is 21.5).

Na história da Igreja, era de se esperar que um tão grande número de referências à unção nas Escrituras exercesse um impacto sobre os cristãos ao longo de sua existência.
As igrejas protestantes reconhecem a unção exclusivamente com respeito à cura física. Outros segmentos mais recentes, compostos pelos neopentecostais, têm procurado difundir a ampla e irrestrita utilização de procedimentos apresentados no Antigo Testamento, ungindo a tudo e a todos, sob o pretexto de transmissão de virtudes espirituais.

Esse processo de mistificação do cristianismo afasta-nos da base de que "Cristo é suficiente e bastante" para tudo que necessitamos. Paulo exortou aos Colossenses acerca dos perigos tanto da filosofia, do dogmatismo e do legalismo, quanto do misticismo (Cl 1e 2).
Conforme Amos 6.6 a corrupção generalizada distorceu a intenção original da unção, fazendo crer que mais importante do que a vida interior era a repetição do ritual com o óleo mais excelente. E é exatamente aí que reside o perigo da substituição da espiritualidade dinâmica e transformadora pelo ritualismo repetitivo e sem vida.

A supervalorização de rituais serve apenas aos interesses de quem quer manipular o fiel para multiplicar os resultados da instituição que o impõe. A realidade é que nestes rituais não há qualquer possibilidade de elevação de alma em busca do sagrado.
Em Tiago 5.14-16, o apóstolo orienta sobre a doença física e instrui sobre o direito do fiel em receber a oração, seguida de unção efetuada pelo presbítero, e demonstra que a ênfase recai sobre a oração motivada pela fé, fazendo-nos compreender que a unção aqui pode possuir um caráter estimulante desta fé, não possuindo o azeite em si mesmo qualquer graça espiritual ou "mágica" para operar a cura. Também deixou claro que há enfermidades que não se afastam senão após confissão de pecados. Mas, por outro lado, reconhece que nem sempre a enfermidade é de raiz pecaminosa, conforme indica a expressão "se houver cometido pecados" do verso 15.
E imperativo salvaguardar a espiritualidade desprovida de artifícios que encantam e impressionam os sentidos físicos, pelo tato, visão e até paladar (procedimentos em que o azeite é ingerido e outras aberrações), mas não afetam a vida espiritual.

A ênfase por rituais de unção indiscriminada, além do preceituado em Tiago, atende a interesses de retornar ao período pré-reformado da Igreja, lançando-a na obscuridade advinda da ignorância dos fieis e da volúpia de dirigentes. As ADs, segundo a Bíblia, continuam recomendando: unção apenas pelos enfermos, sobre a testa e não no local da doença, seguida da oração da fé, para restauração da saúde física; e unção realizada apenas pelos condutores espirituais do rebanho de Deus, ou seus presbíteros e pastores-auxiliares, quando autorizados.
O óleo mencionado em Tiago 5.14 é óleo mesmo, usado como ponto de contato, para estimular a fé do doente. Não há nele nenhum poder inerente. Tanto que o versículo seguinte mostra que "a oração da fé salvará o doente".

A unção para os enfermos é a única que deve prevalecer em nossos dias (Mc 6.13; Tg 5.14). No plano espiritual, a unção representa o Espírito Santo (Lc 4.18), mas no caso da unção literal (exclusivamente para os doentes, e não para carteiras de trabalho, carros, casas, etc.), é apenas um ponto de contato mesmo.

Quem pode ungir com óleo, e para quê? Só o ministério pode ungir, a fim de interceder a Deus pelos enfermos (Mc 6.13; Tg 5.14). O que passar disso é modismo, má inovação, sem nenhum respaldo bíblico.

Não encontramos na Bíblia nem uma vez sequer ordem para ungir carros, caminhões, casas, sítios e etc. Ungir essas coisas fica um tanto esquisito porque casas, carros, sítios poderão ser vendidos e daí como fica a unção anteriormente realizada, ela tem vencimento? No Novo Testamento encontramos ordens para ungir enfermos, porém examine com muita atenção essa ordem, porque existem também pessoas ungindo em desacordo com a Palavra de Deus, preste bem atenção no que o Apostolo Tiago diz: (Tiago 5:14) “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor”. Tiago diz: Está alguém entre vós doente? E em seguida determina quem são os que devem realizar a unção. Hoje vemos pessoas que não estão no Presbitério e até senhoras ungindo, além disso, ungindo pessoas que nem pertence a uma igreja, como pode ser isso? Como fica a ordem apostólica, porque quando ele diz; alguém entre vós entende-se claramente que ele se referia a Igreja e não ao mundo. Outra coisa que acontece é que muitos ungem o local da enfermidade, se você prestou atenção na leitura do versículo acima você notou que está escrito; orem sobre ele e em lugar nenhum diz para ungir o local da enfermidade. Ungir o local da enfermidade pode trazer consequências desastrosas e mesmo porque não existe essa recomendação na Bíblia. E o que é ainda pior, banaliza a unção que é algo tão sagrado. Ao ungir qualquer pessoa, e sem critérios, sobretudo não crentes, posso incorrer em um grande erro: ungir alguém que pode estar dominado por demônios ou espíritos enganadores.

Para mim, isso é ultrapassar o que está escrito e isso não é recomendável.

Não concordo com discriminações alguma, porém a unção não foi autorizada para ser realizada por senhoras (irmãs) e nem para se ungir os de fora (não crentes) e nós temos que obedecer às ordens bíblicas e não os nossos pensamentos que isso pode ser assim e assim. Se alguém puder me apresentar outra base dentro da Bíblia, ficarei grato.

Não podemos aceitar heresias e modismos. Bíblia é Bíblia.

Em Cristo,

Procure saber se estes adeptos, inclusive pastores:

1.  São alunos da Escola Bíblia Dominical
2.  São participantes dos Cultos em que a Palavra é Ensinada
3.  São participantes dos Cultos Administrativos da Igreja
4.  São alunos de Seminário Genuinamente Teológico
5.  São obedientes aos seus líderes e pastores
6.  Têm compromisso com Deus, Sua Palavra e com a sua Igreja
7.  Têm vida consagrada a Deus
8.  Dão testemunhos de vida em casa, rua e trabalho etc

Fontes consultadas:
Bíblia Hebraica
Novo Testamento Grego
Dicionário Zondervan
Concordância Exaustiva de Strong
Léxico Alemão grego

* MAS HÁ ALGUNS QUE VOS INQUIETAM E QUEREM TRANSTORNAR O EVANGELHO DE CRISTO.
MAS, AINDA QUE NÓS MESMOS, OU UM ANJO DO CÉU, VOS ANUNCIE OUTRO EVANGELHO, ALÉM DO QUE JÁ VOS TENHO ANUNCIADO, SEJA ANÁTEMA - GÁLATAS 1:7 E 8.

O diabo pode tomar formas para enganar as pessoas, cuidado!