APROXIMAM-SE AS ELEIÇÕES. CUIDADO AMADOS. NÃO FAÇAM
COMO ESAÚ; VENDEU SUA PRIMOGENITURA POR UM PRATO DE LENTILHAS. (Hebreus 12: 16)
(AA)... E ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples
refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
A Corrupção é como uma MOEDA. Tem duas faces. Assim
como a moeda tem CARA e COROA, a corrupção tem duas faces: CORRUPTO e
CORRUPTOR.
CORRUPTO não é o político que te compra, ele é o
CORRUPTOR e você que se vende é o CORRUPTO. Lamentamos, mas a praga da CORRUPÇÃO
toma evidencias quando se aproxima época de CAMPANHA ELEITORAL, quando o
CORRUPTOR (políticos inescrupulosos), saem pelas avenidas e pontes, em busca do
CORRUPTO (eleitor que se vende), para oferecer dinheiro, roupas, telhas,
benefícios outros como cargos comissionados.
Mais lamentável ainda são Igrejas, onde Pastores
recebem esses CORRUPTORES e em nome de suas influencias, prometem até o voto
das ovelhas, como se propriedade sua fosse, em troca de cargos políticos para
si e para seus filhos e parentes. Esquecem que a justa retribuição Deus vai dar
a cada um que se vende e ainda vende o voto das ovelhas.
·
“Quantos filhos de grandes líderes ocupam cargos
políticos”.
A CORRUPÇÃO É UMA INJUSTIÇA e, mais do que isso, as
escrituras nos chama a um posicionamento contra essa praga que destrói o
caráter e muda a personalidade e destrói até a fé..
Deus falou: (Êxodo 23:8) Também não aceitarás
PEITA, porque a peita cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.
Suborno/Peita.
• Crime, cometido por quem recebe dádivas, para
praticar certos atos dependentes das suas funções públicas.
• 1. Gratificação ilegal em dinheiro ou presente
dado como suborno.
• 2. Crime de corrupção passiva daquele que a
recebe.
O relato de corrupção, propina ou suborno mais
conhecido da história está na Bíblia. Foram as 30 moedas de prata dadas pelos
sacerdotes judeus a Judas Iscariotes para que ele os levasse até o Jardim do
Getsemani, onde Jesus e os discípulos passavam a noite. Lá Judas mostrou a eles
através do beijo da traição quem era Jesus. Judas era ganancioso e o dinheiro
significava para ele, muito mais do que lealdade ou amor. Ele foi motivado por
ganância e ganho pessoal. Quando ele se deu conta do mal feito e das
consequências da sua traição, jogou as moedas no pátio do templo e cometeu
suicídio (Mt 26 e 27; Mc 14; Lc 22).
“A corrupção é uma praga insidiosa que tem um largo
espectro de efeitos corrosivos nas sociedades”. Ela sabota a democracia e o
texto da lei, leva a violações dos direitos humanos, distorce os mercados,
corrói a qualidade de vida e facilita o crime organizado, terrorismo e outras
ameaças ao florescimento da segurança da humanidade. A corrupção fere o pobre
desproporcionalmente através dos desvios de fundos que deveriam ir para o
desenvolvimento, compromete a habilidade do governo em prover serviços básicos,
alimenta a desigualdade e a injustiça, além de desencorajar a ajuda e o
investimento externo.
“Corrupção é o elemento chave no mau desempenho das
economias e o principal obstáculo ao desenvolvimento e ao combate à pobreza”.
(Kofi Anan)
A corrupção como a conhecemos, e a tratamos hoje, é
talvez a violência em sua forma mais cruel. Não é possível dissociarmos a ideia
de corrupção daquilo que entendemos como violência à dignidade humana, seja pela
precarização dos serviços públicos, seja pela facilitação do crime ou pelo
aumento da miséria.
Corrupção em forma de propina ou suborno é
condenada ao longo de toda a Escritura Sagrada.
Samuel foi o primeiro dos profetas do Antigo
Testamento e um grande líder em Israel. Porém, mais tarde em sua vida, em sua
casa, ele acusou os seus filhos de não andarem em seus caminhos. Foram
avarentos, aceitaram subornos, torceram a lei (I Sm8:3). A distorção da justiça
é uma das piores consequências do suborno porque permite que o rico explore o
pobre. Na despedida que Samuel fez junto ao seu povo na coroação do rei Saul,
ele perguntou: “... diga-me de quem recebi suborno e com ele encobri meus
olhos, e eu vo-lo restituirei?" (I Sm 12:3). Ele teve uma vida exemplar e
a multidão não hesitou em responder: "em nada nos defraudaste, nem nos
oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém." (I Sm 12:4)
Davi, rei de Israel, fez uma pergunta retórica no
Salmo 24: "Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar
santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração. Que não entrega a sua alma
à vaidade e nem jura enganosamente." No Salmo 26, porém, ele apresenta o
homem que tem a mão direita cheia de subornos em contraste com o outro homem do
Salmo 15:5 que "não empresta o seu dinheiro visando lucro e nem aceita
suborno contra o inocente."
O profeta Isaías elogia “... aquele cuja mão não
aceita suborno." (Is 33:15). E o profeta Amós denuncia "vocês oprimem
o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos
tribunais." (Amós 5:12)
Em seu artigo 'O que a Bíblia diz sobre corrupção',
Hermes C. Fernandes apresenta textos bíblicos, categorizados em modos distintos
de fraude financeira nas esferas pública e privados, mostrando a corrupção como
algo inaceitável diante de Deus:
• Advertência contra a corrupção no funcionalismo
público.
"Chegaram também uns cobradores de impostos,
para serem batizados, e lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer?
Respondeu-lhes: Não peçais mais do que o que vos está ordenado". (Lucas
3:12-13).
• Advertência contra a corrupção policial.
"Então uns soldados o interrogaram: E nós, o
que faremos? Ele lhes disse: A ninguém trateis mal, não deis denúncia falsa, e
contentai-vos com o vosso soldo". (Lucas 3:14).
• Advertência contra a corrupção no Poder
Judiciário
"Não torcerás a justiça, nem farás acepção de
pessoas. Não tomarás subornos, pois o suborno cega os olhos dos sábios, e
perverte as palavras dos justos. Segue a justiça, e só a justiça, para que
vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá". (Deuteronômio
16:19-20)
"Também suborno não aceitarás, pois o suborno
cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos". (Êxodo 23:8).
• Advertência em épocas de eleições.
É exatamente em época de eleições que sabemos e às
escuras, vemos políticos desonestos e corruptos, visitando a periferia da
cidade em busca do pobre e do necessitado para dar dinheiro, roupas, telhas,
tijolos, madeiras e até oferecendo cargos públicos que serão remunerados com o
dinheiro público. Observe que o nome disso é SUBORNO / PEITA. Veja o que
significa:
1. Gratificação ilegal em dinheiro ou presente dado
como suborno.
2. Crime de corrupção passiva daquele que a recebe.
"O ímpio acerta o suborno em secreto, para
perverter as veredas da justiça". Provérbios 17:23
"Ai dos que... justificam o ímpio por suborno,
e ao justo negam justiça". Isaías 5:22a,23
"Até quando defendereis os injustos, e
tomareis partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão;
protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado;
tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em
trevas". Salmos 82:2-5a
"Não farás injustiça no juízo; não favorecerás
ao pobre, nem serás complacente com o poderoso, mas com justiça julgarás o teu
próximo". (Levítico 19:15)
Bryan R. Evans, da Tearfund, em sua livro 'O custo
da corrupção', circunscreve o entendimento de corrupção à fraude, apropriação
indébita e suborno que podem ocorrer através do abuso de poder, formação de
cartel ou negócios escusos/nebulosos; além disso ele categoriza a corrupção em
três tipos: a incidental, a sistemática e a sistêmica.
O fato é que 'corrupção' andará sempre de mãos
dadas com a pobreza e, por esse motivo, ela é uma questão de ordem moral e de
direitos humanos.
Vejamos alguns efeitos práticos da corrupção: o
alto custo do acesso aos serviços de saúde e educação; padrões de saúde e
segurança públicas precárias, riscos ambientais, violação dos direitos humanos,
precariedade do acesso à justiça. Além das mulheres e das crianças, os
portadores de deficiência, pessoas com vírus HIV, idosos e os refugiados estão
entre os que mais sofrem as consequências da corrupção.
A corrupção aflige a terra desde a Queda. Não é
surpresa, portanto, que muitos a vejam como algo normal, inevitável; um mal
necessário na condução dos negócios e a forma como o rico e o poderoso levam
sempre vantagem sobre o pobre e o fraco.
O que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto? E, ao
refletirmos sobre e as Escrituras, o que se espera que seja a nossa práxis como
igreja de Cristo.
Porém as escrituras deixam claro que a corrupção é
uma injustiça e, mais do que isso, elas nos chamam a um posicionamento contra a
corrupção.
"Uma igreja socialmente responsável se
utilizará dos instrumentos democráticos para que a sua espiritualidade em
missão tenha incidência nas políticas públicas, nos direitos do cidadão e nos
testemunhos de boas obras e prática da justiça."
Deus quer vida; a corrupção destrói a vida.
Deus quer justiça; a corrupção oprime o pobre
roubando-lhe os direitos.
Deus quer riqueza honesta; a corrupção cria
obstáculos ao desempenho econômico.
Deus quer comunidade; a corrupção destrói a
confiança e a segurança.
Deus quer dignidade; a corrupção destrói a
dignidade e a credibilidade.
Deus quer paz; a corrupção fortalece a violência e
os aparatos militares.
A luta contra a corrupção, portanto, faz todo o
sentido para aqueles que dizem conhecer o Deus incorruptível e almejam viver
para servi-lo, refletindo na vida o Seu caráter santo. A revelação de Deus na
Sua Palavra nos confronta, nos transforma e nos move à missão. A missão se dá
no solo real de um mundo corrompido e fraturado. Sempre que a igreja busca se
envolver na justa causa contra a corrupção estará respondendo à Deus de forma
diferente de Caim: 'Eu sei, sim, onde está o meu irmão, porque sou responsável
por ele. Sua vida me diz respeito. Como posso servi-lo?'
Deus ainda fala para nós: Deus falou:
·
(Êxodo 23:8)... Também não aceitarás PEITA,
porque a peita cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.
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(Deuteronômio 27: 25)... Maldito aquele que
aceitar suborno para ferir uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém.
APÓSTOLO JOÃO MARCOS.