sábado, 25 de maio de 2013

TEMA DO CULTO NO AR DIA 25/05 - RADIO FORTE FM


DEUS EXIGE NOSSA PARTICIPAÇÃO

 Em (Apocalipse 3:20) diz o seguinte: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo”.

Desde a formação do homem, Deus exige sua participação em seus trabalhos. Deus é o Criador de tudo, mas a parte do homem ele não faz, Ele faz o impossível, o possível o homem deve fazer. Deus criou o homem conforme sua imagem e semelhança colocando-o como participante da obra do Senhor, (1:26 a 28) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.

Assim o ser humano ficou com a responsabilidade de participar ativamente na obra de Deus, (Realizar sua parte em completa submissão) examine o que diz a Bíblia em (Gênesis 2:15) “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.

Hoje vemos homens e mulheres querendo que Deus seja como um empregado que lhe atenda em tudo; cure suas enfermidades, prepare bom emprego, e lhe dê soluções para seus problemas, como se Deus fosse submisso as nossas ordens. Porém, eles não se importam em realizarem sua parte, não movem uma palha na obra de Deus, em nada participam.

Deus opera todas essas bênçãos e muitas outras, mas Ele requer que façamos a nossa parte que sempre é a menor. Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Edem para cuidar do mesmo e somente exigiu que não comessem de uma arvore determinada, das demais poderiam comer livremente, nem essa mínima parte cumpriram, (Gênesis 3:1 a 6) “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.

Eu e você, temos que fazer a parte que nos cabe, Noé para livrar-se do dilúvio fez a sua parte, construiu a Arca que Deus lhe ordenara que construísse, (Gênesis 6:14 e 13) “Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume”.

Após entrarem todas as espécies de animais, Noé e sua família entraram também na Arca e então Deus fez o impossível, fechou por fora. Seria impossível a Noé fechar a Arca por fora como Deus a fechou, de modo que ninguém pudesse abri-la.

Após o dilúvio Deus não abriu a porta, essa parte era de Noé, veja o que está escrito em (Gênesis 8:13 e 14) “E aconteceu que, no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé tirou a cobertura da arca e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta. E, no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.. No versículo 18 e 19 confirma a saída da Arca, “Então, saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele; todo animal, todo réptil, toda ave, tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca”.

Nos concertos que Deus fez e faz com os homens Ele sempre faz a parte que é impossível ao homem, porém a parte possível Ele deixa para o homem fazer. O Arco Íris foi colocado como sinal entre Deus e a raça humana, porém, só aparece a metade a outra simboliza a nossa parte (Gênesis 9:13 a16) “O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então, me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne. E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda alma vivente de toda carne, que está sobre a terra”.

Muitos não querem participar na obra de Deus, mas vão além querendo fazer a parte de Deus, Profetizam prosperidades, soluções de problemas difíceis, prometem casamentos, empregos, abrem a boca e profetizam sem Deus mandar, decretam vitorias quando na realidade é Deus que está provando e só vai fazer no tempo dele, e muitas outras coisas que nunca dão certo, essas coisas são puras adivinhações, veja o que o profeta Jeremias diz a respeito disso: (Jeremias 14:14) “E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente em meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração são o que eles vos profetizam”.

Na tomada de Jericó, Israel teve participação, rodearam a cidade sete dias e no ultimo dia tocaram fortemente as buzinas e invadiram a cidade, (Josué 6:20)  Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade”.

Quando Jesus Chegou a pequena aldeia de Naim, Lázaro estava morto, sepultado em uma rocha, tapada com uma pedra. “Jesus ordenou a Marta: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11:39-40).

Uma das primeiras reações das pessoas, diante de problemas de difíceis soluções, é só enxergar obstáculos. Foi o que Maria enxergou: "Senhor, já cheira mal, porque é de quatro dias. De nada adiantaria remover a pedra da entrada do túmulo de seu irmão Lázaro".

Fazer Lázaro voltar à vida era uma tarefa impossível aos homens, mas possível para Deus. Remover a pedra, porém, era uma tarefa que os homens poderiam fazer. E Jesus deixou esse trabalho a cargo deles. Depois que Lazaro saiu, viram que estava todo enfaixado... Jesus bradou: Desatai-o e deixai-o ir. “quem amarrou que desate”. Era tarefa do homem, desatar, assim como o tinham atado.

Amados! Um milagre requer uma parceria entre Deus e o homem. O homem entra com a fé; Deus entra com a ação sobrenatural.

Você está passando por alguma situação difícil? Esse problema já é de “quatro dias” e já “cheira mal”? Já recorreu a Deus e a resposta ainda não chegou? Continue confiando; Ele sabe o tempo de te dar a bênção.

 

Não desanime. Remover a pedra significa fazer a sua parte para a solução do problema. Exerça sua fé, Ele espera que você faça sua parte, sem o que você não verá a glória de Deus.
·         Era impossível a Naamã mergulhar no rio sete vezes para ficar curado da lepra? Não.
·         Era impossível aos discípulos lançarem a rede outra vez ao mar para terem sucesso na pescaria? Não. No entanto fazer as redes encher de peixes, era tarefa de Jesus naquele momento.
·         Era impossível aos apóstolos recolherem cinco pães e dois peixes pra que Jesus os multiplicasse e alimentasse a multidão? Não. Alguém tinha que ter os pães e os peixes.
·         Era impossível aos serventes nas bodas em Caná da Galiléia encher as talhas com água para que Jesus a transformasse em vinho? Não. Depois de as talhas estarem cheias, transformar a água em vinho, era a tarefa de Jesus.
·         Era impossível Gideão ajuntar e selecionar os homens para a guerra contra os Midianitas, os Amalequitas e os filhos do Oriente, com apenas 300 homens? Não. Deus deu essa tarefa a Gideão. Agora vencer todos sem Josué usar a espada, era tarefa de Deus.

Não só Deus, Jesus Cristo também exige que façamos a nossa parte, examine o que diz o Evangelista João, quando Jesus curou um cego, (João 9:6 e 7) “Tendo dito isso, cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo”. Temos muitas passagens que provam que Deus quer nossa participação em sua obra, não podemos nos esquivar disso, devemos participar na obra de Deus, porém, dentro dos limites doutrinários e nunca ultrapassa-los querendo fazer a parte de Deus e nem querendo deixar a nossa parte para Deus fazer. (Apocalipse 3:20) “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo”.  Ele, Jesus, está à porta e bate, mas só entrará se fizermos a nossa parte abrindo a porta. Estamos fazendo a nossa parte? Há uma promessa para aqueles que participam da obra fazendo sua própria parte, (Lucas 12:37) “Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá”.

Através do profeta Isaías, o Senhor garante: “Não temas, porque Eu sou contigo; Não te assombres, porque Eu sou Teu Deus; Eu te esforço e te ajudo e te sustento com a destra da Minha justiça” (Isaías 41:10).
A promessa do Senhor, através de Isaías, começa com uma ordem – “não temas”. E em tal ordem se baseia? Ela se baseia na afirmação categórica de que o Senhor nos sustenta. Ele está conosco. Ele nos esforça. Ele nos ajuda. E Ele faz tudo isso com o poder da Sua justiça. Evidentemente, se viver neste mundo fosse naturalmente um mar de rosas, a promessa do Senhor seria desnecessária. Neste mundo, razões não faltam para temer pelo nosso sustento. Viver pela fé é um desafio profundo, quando tudo vai mal. O desafio da fé é acreditar no Senhor, quando Ele garante: “Eu te sustento”.
Apóstolo João Marcos Ferreira e a Pastora Elenice Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário