quarta-feira, 16 de setembro de 2020

É DEUS QUEM DÁ, OU O HOMEM É QUEM ESCOLHE? PENSAMENTOS DOS HOMENS E OS PENSAMENTOS DE DEUS.

 Deus fala através de Isaias: (Isaías 55.8,9). “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”.

Sabedoria de Deus - A sabedoria de Deus nos é apresentada na Bíblia como tendo muitas formas. Paulo declara aos Efésios:  “multiforme sabedoria”. (Efésios 3:10-12) Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus... Isto fala de uma sabedoria que não é limitada, mas que se abre num leque infinito de dimensões da operação divina. Esta ilimitada sabedoria pluraliza a resposta de Deus para cada problema ou obstáculo que o ser humano enfrenta, ao invés de tocar de forma direta numa única questão. Deus tem o poder de trazer às nossas situações várias intervenções, que jamais enxergaríamos a sua necessidade.

Para o ser humano, o desvendamento de mistérios parece ser algo de suma importância. Deus, por outro lado, parece fazer questão de ocultar algumas coisas, especialmente o que diz respeito à Sua ação em nossas vidas. Há Mistérios ocultou para Ele, e Mistérios que Deus faz questão em revelar a seus filhos, de acordo com sua vontade. Leia: (Deut. 29:29). Salomão foi um homem sábio e inquiridor, mas enxergou em Deus esta característica e a mencionou, não apenas em Eclesiastes, mas também em Provérbios: (Prov. 25.2) “A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las”.

PAULO TINHA ESTA CERTEZA - Paulo, foi consagrado “apóstolo”, não pela vontade dos homens, se referindo aos 12 apóstolos de Cristo... (II Tim.1:1,11-12); Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, ...Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (Gálatas 1:1); (I Cor.1:1);

 É Deus quem dá: Apóstolos; profetas; evangelistas; pastores; Doutores, e não homens. Ou seja: se não há apóstolos, um não há os demais. “Alguém pode amputar membros do “corpo de Cristo, para dificultar a Obra do Ministério? Leia: (Efésios 4:11-16) E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Desde o princípio, a astúcia do homem, sempre é transtornar o evangelho, segundo seus próprios pensamentos e conceitos, desvirtuando, com o fim de “anular a vontade de Deus”, adequando a seus próprios interesses pessoais, denominacionais ou convenções (agremiações) humanas. Paulo enfrentou “dissimuladores” (Atitude daquele que dissimula, finge, disfarça suas reais intenções ou propósitos) do verdadeiro Evangelho de Cristo” e os exortou.  (Gálatas 1:6-11). Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. (Grifo nosso).

Entenda significado de Anátema = reprovado, condenado, repreendido, maldito, execrado.

Observe Declarações da certeza de Paulo: Refiro-me apenas a cinco afirmativas. Veja: (Romanos 8:14-18) ...Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada ...

(Romanos 8:22-25). Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos ...

(Rom. 8:38,39). Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

(II Timóteo 1:12). Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

Amados! O Homem não pode impor seus próprios pensamentos para desvirtuar a Palavra soberana de Deus. Não podemos aceitar sentimentos humanos. (Prov.  14:12). Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte .

Finalizo, com a “declaração de Deus” acerca de sua soberania. (Isaias 46:8-10). Lembrai-vos disto, e considerai; trazei-o à memória, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. (Isaías 55:8,9). Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

“Cuidado! Perigoso tirar ou acrescentar algo à Palavra de Deus”: (Ap. 22:18,19). Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

 “Bíblia, somente Bíblia” -  Pastor João Pastor João Marcos Ferreira - (16/09/2020).



Nenhum comentário:

Postar um comentário