segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A RECOMENDAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, É: CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR.

 

O HOMEM QUE NÃO DAR A IMPORTANCIA DEVIDA A DEUS E A SUA PALAVRA, É TRATADO Á LUZ DA BÍBLIA, COMO “HOMEM INSENSATO/NESCIO”.

Leia escritos do Salmista, e veja, que, tanto o (Salmo 14:1), quanto o (Salmo 53:1), afirmam o sentimento do coração do insensato/nescio.  (Sal. 14:1) Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. (Sal. 53:1) Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem.

"Neste texto, a palavra hebraica é nabal, que se refere mais a um "tolo moral". Pessoas imorais não acreditam em Deus." Insensato significa aquele que não é são, ou seja, que age de modo inconsequente, sem ter um bom senso das suas atitudes.

O insensato é aquele que é insano, anormal, uma pessoa de difícil trato e entendimento. Também costuma ser chamado de desequilibrado e irresponsável. Significado de Néscio (adj.) Característica de quem não possui conhecimento, capacidade, sentido ou coerência. Néscio é sinônimo de: ignorante, ignaro, estúpido, incapaz, inepto, absurdo.

Salomão nos aconselha, como responder ao insensato. A primeira instrução, “Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele”, considera o efeito do debate na pessoa sábia que recebe essas orientações e procura entender como tratar o insensato. Quando uma pessoa sensata se rebaixa ao nível da conversa do insensato, ela corre o risco de se tornar igual. (Provérbios 9:6-10). Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. (12:16). A ira do insensato se conhece no mesmo dia, mas o prudente encobre a afronta. (23:6-9). Não comas o pão daquele que tem o olhar maligno, nem cobices as suas iguarias gostosas. Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo. Vomitarás o bocado que comeste, e perderás as tuas suaves palavras. Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras. (24:1-7). Não tenhas inveja dos homens malignos; nem desejes estar com eles; porque o seu coração medita a violência; e os seus lábios falam maliciosamente. Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis. O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força. Porque com conselhos prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros. A sabedoria é alta demais para o insensato; ele não abre a sua boca na porta.

Observe as palavras de Salomão, ao Insensato (tolo, nescio): (Prov. 1:22c). Até quando... vós insensatos, odiareis o conhecimento? (15:12). O escarnecedor não ama aquele que o repreende, nem se chegará aos sábios.

O Salmista aconselha a não nos portar, como animais: (Salmos 32:9). Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.

Deus também faz referência aos animais em relação a quem não o conhece. (Is. 1:1-3). Visão de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá. Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

O Profeta Oséias nos aconselha: (Oséias 6:3). Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Conheçamos o Senhor: (Jeremias 9:24). Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

Não perca seu tempo com os insensatos, disse Jesus: (Mateus 7:6). Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem. Cães e porcos nesse alerta de Jesus representam todos aqueles que não apreciam e desprezam obstinadamente tudo o que envolve o Evangelho de Cristo. Aqui é preciso entender que os cães naquele tempo eram predominantemente animais selvagens. Eles eram violentos e perigosos.

Viva o Evangelho, mesmo que sofrendo descriminações. Jesus está voltando.

João Marcos Ferreira – “Servo, e tão somente servo”. JPa. 14/12/2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário