terça-feira, 6 de abril de 2021

A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSA VIDA, NOS GARANTE SEGURANÇA

 

Disse Deus a Moisés: (Êxodo 33:14,15). Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.

Deus escolheu Moisés para uma grande missão (libertar seu povo do cativeiro do Egito),e, a partir da saída do Povo, que Deus em nenhum momento abandonou o seu povo. Está escrito (Êxodo 13: 21:22). E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite. Assim, Deus esteve presente durante toda a caminhada de Moisés na condução do povo de Israel: água no deserto (Ex. 17); Maná do Céu (Ex. 16); proveu codornizes, vinda do mar (Números 11); Abriu o Mar, para que o povo passasse a pé enxuto (Ex.14).

Quando Deus resolveu levar Moisés, Deus entregou o comando do Povo a seu servo Josué, Deus continuou guiando o povo, sob o comando de Josué, dizendo: (Josué 1:2-6). Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

O Profeta Isaías faz referência, e escreve: (Isaías 63:7-9). As benignidades do Senhor mencionarei, e os muitos louvores do Senhor, conforme tudo quanto o Senhor nos concedeu; e grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas misericórdias, e segundo a multidão das suas benignidades. Porque dizia: Certamente eles são meu povo, filhos que não mentirão; assim ele se fez o seu Salvador. Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.

O Profeta Zacarias, faz menção do cuidado de Deus com seu povo e diz: (Zacarias 2:8). Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.

Precisamos compreender porém, que “todos” dos que saíram do Egito, não alcançaram a promessa de entrar na cidade que mana leite e mel, porque prevaricaram e murmurando, não creram no Deus de Israel, só cabendo o privilégio de entrar, os que nasceram na caminhada, de 20 anos abaixo. Assim, devemos entender que Deus “não aceita”: incredulidade bem como murmurações. Sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

Assim é, que o Salmista nos diz para: esperar, confiar, entregar, e descansar no Senhor; isso chama-se “Fé”, em suas promessas. Veja: (Salmo 37:1-8). Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.... Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. ...Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.

Na nova aliança estabelecida por Jesus, Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: (Mateus 28:18-20). Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Compare com a promessa de Deus, em (Ex.33:14). Irá a minha presença contigo, para te fazer descansar.

Deus está conosco, amados? Ele prometeu que Sim; entretanto, da forma como exigiu do seu servo Moisés, do seu servo Josué, dos discípulos, Deus também exige de nós, um compromisso sério quanto a observação de seus mandamentos inseridos em sua Palavra. Deus requer “esforço e ânimo”. Deus falou através de Moisés: (Deuteronômio 6:3,4, 24-25). Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor, Deus de teus pais. Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. ... O Senhor nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito até hoje. Será por nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor, nosso Deus, como nos tem ordenado. Veja o que disse a Josué: (Josué 1:8,9). Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

O Escritor aos Hebreus, escreve para nós: (Hebreus 4: 3, 9-12). Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo ... (9-12). Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

O Ap. Pedro nos faz um alerta: (II Pedro 1:10,11). Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Finalizamos, portanto, com as Palavras de Jesus, escritas pelo ap. João: (Apocalipse 1:3) ARA - Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. Amem.

Ap. João Marcos Ferreira – João Pessoa, 06/04/2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário