terça-feira, 30 de novembro de 2021

TEMPO E FORA DE TEMPO; QUER OUÇAM, QUER DEIXEM DE OUVIR

 

Deus, em seu infinito amor e vontade de “salvar” o homem, não desiste no seu intento e sempre busca meios para que o homem não se desculpe, e venha a dizer que “nunca ouviu”. Assim, enviou Profetas, e, o seu próprio FILHO, para proclamar o Evangelho da salvação, pois a vontade de Deus, é que todos os homens salvem, e venham ao “pleno conhecimento da verdade” (I Tim.2:4).

 Para tanto, Deus envia Ezequiel, de forma incisiva: (Ezequiel 2:1-7). E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.

 Importante observar que Deus fala de forma “determinante”: ... Se tu fores, ounão fores! (Ezequiel 3:17-22). Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma. Também quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; visto que não o avisaste, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não serão lembradas, mas o seu sangue da tua mão o requererei. No entanto, se tu avisares o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente, viverá, porque foi avisado; e tu salvaste a tua alma. A mão do Senhor veio sobre mim, e ele me disse: Levanta-te e sai para o vale, onde falarei contigo.

 Vamos entender: 

Ouve o que eu te digo, não te insurjas como a casa rebelde; abre a boca e come o que eu te dou; Ainda me disse mais: (Ez. 2:1-8). Filho do homem: Fica de pé; mete no coração todas as minhas palavras que te hei de falar e ouve-as com os teus ouvidos. (Ez. 3:10); Ainda me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, vai e fala à casa de Israel. Então, abri a boca, e ele me deu a comer o rolo. (Ez. 3:1,2)

 Observe: O profeta Ezequiel foi designado por Deus como um “atalaia” para advertir o povo de Israel sobre sua conduta pecaminosa (Ez. 3:17-21) Como atalaia de Israel perante Deus, Ezequiel tinha certa responsabilidade sobre aqueles a quem ele ministrava. Ele tinha o dever de avisar Israel a respeito de um perigo iminente. Caso ele não o fizesse, ele se tornaria responsável pelo resultado desastroso. Disse Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte:

... Se tu não avisares quando eu te mandar e o ímpio morrer o sangue dele será sobre ti; ... Se tu avisares e ele não se converter, ele morrerá, mas “tu salvaste a tua alma”

 Vejamos ainda: Ref. (Ezequiel 33:2-9). Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;

- Quando o atalaia vir que vem a espada e avisar o povo, estará “livre” do sangue do povo: se o povo se der por avisado e não se desviar da espada, o seu sangue será sobre eles; mas o que se der por avisado e se desviar, salvará a sua vida. (Ez. 33:2-5);

- Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. (Ez. 33:6-9). PERIGO.

 Paulo se despedia de Timóteo, e o instrui: (II Timóteo 4:1-7). Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Veja a obrigação, trazendo o significado: Pregar a palavra. A Bíblia é a Palavra de Deus; Um mandamento que Jesus deixou para todos os seus discípulos; está escrito (Marcos 16:15). “E disse-lhe Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. (Mat.28:19,20) Ide e fazei discípulos em todas as Nações, ensinando a guardar todas essas coisas que vos tenho ensinado. Não pregar é desobedecer e não amar a Deus. Por isso, Paulo escreve: (I Cor. 9:16). Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!

 Assim, Paulo se antecipa, e avisa a Timóteo, sobre o tempos trabalhosos, e, recomenda:

Está Escrito: A). Foge deles. (II Tim. 3:1-5). Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. B). Não sentes à mesa com eles. (I Coríntios 5:11). Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

 Recomendações Bíblicas, sobre as companhias que pervertem a Palavra de Deus:

- Paulo escreve: (II Cor. 6:17). Portanto, “saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis em nada que seja impuro, e Eu vos receberei. - O Salmista escreve: (Salmos 26:3-5). Diante dos meus olhos contemplo o teu fiel amor, e continuamente sigo a tua verdade. Não me associo com pessoas falsas, nem caminho com os hipócritas. Detesto a reunião dos malfeitores, e não me assento com os ímpios. (Sl.28:3). Não me juntes aos ímpios e maldosos, no castigo que a eles está reservado, pois falam como amigos com seus companheiros, mas, na realidade, abrigam crueldade no coração. (Sl.101:3-5). Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. - Salomão escreve: (Prov. 13:20). O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. - Jeremias conta sua experiência: (Jeremias 15:17). Jamais me sentei na companhia dos que se divertem, nunca participei de suas festanças. Sentei-me sozinho, porque a tua mão estava sobre mim e me encheste de indignação.

 Recomendação final: (II Coríntios 6:14,15). Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

 CUIDADO COM SUAS COMPANHIAS. (I Cor. 15:33). Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes”. Jesus disse: (Mateus 5:13,14). Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

 * Breves “sinônimos de termos aqui descritos”:

- Instes – Instar = insistir sempre: a tempo e fora de tempo;

- Redarguas. Redarguir = Revidar dando uma resposta de modo argumentativo;

- Repreendas – Repreender = exprobar, censurar, criticar, objurgar, verberar, vituperar;

- Exortes – Exortar =: persuadir, induzir, promover;

- Doutrina – Doutrina = preceito, princípio, norma, regra, teoria, ensinamento, fundamento.

Pastor João Marcos Ferreira – 30/11/2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário