quarta-feira, 25 de outubro de 2023

DEUS SE UTILIZA DAS TEMPESTADES, PARA AQUILO QUE ELE JÁ DANTES PLANEJOU.

Nem sempre a tempestade vem para afundar seu barco, basta lembrar que o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Naum 1:3. 

 Quer ver?

1). Tempestade para corrigir e fazer você cumprir o que lhe foi ordenado. (Jonas 1-2) Deus enviou Jonas à ímpia cidade de Nínive para adverti-la contra a destruição iminente. O profeta temia e desprezava os ninivitas tanto que tentou fugir de Deus e da sua responsabilidade dada por Deus. Ao invés de ir direto para Nínive, como Deus havia ordenado, Jonas desceu para o porto de Jope e comprou uma passagem para viajar para Társis. Ele estava fugindo na direção oposta, tentando se distanciar de Nínive e do próprio Senhor! Porém, o Soberano de quem ele tentou fugir mandou uma tempestade que quase tirou a sua vida e uma baleia que serviu como instrumento pouco provável para poupar este profeta rebelde. A tempestade não era para matar ninguém; após Jonas ser jogado no mar, o navio seguiu sua viagem.

2). Tempestade para te fazer andar sobre as águas. (Mateus 14:22-36). Jesus mandou seus discípulos passarem para outra banda... o mar estava fustigado pelo vendo e Jesus aparece andando sobre as aguas... Pedro se empolga e pede a Jesus para andar e Jesus chamou: Vem Pedro. Acontece que Pedro deixou de olhar pra Jesus e ia afundando... Não pare de olhar para Jesus, e mar algum, vai te afogar.

3). Tempestade para nos ensinar a confiar em Deus. (Marcos 4:35-41). Jesus estava dormindo num barco junto com seus discípulos, e de repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus continuavam dormindo. Nesta hora, os discípulos foram acordá-lo, pedindo ajuda para que não morressem. E Jesus, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

4). Tempestade para que seu nome seja Glorificado. (Atos 27:1-44). ... (35-44). E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer. E, tendo já todos, bom ânimo, puseram-se também a comer.  E éramos ao todo, no navio, duzentas e setenta e seis almas. E, refeitos com a comida, aliviaram o navio, lançando o trigo ao mar. E, sendo já dia, não conheceram a terra; enxergaram, porém, uma enseada que tinha praia, e consultaram-se sobre se deveriam encalhar nela o navio. E, levantando as âncoras, deixaram-no ir ao mar, largando também as amarras do leme; e, alçando a vela maior ao vento, dirigiram-se para a praia. Dando, porém, num lugar de dois mares, encalharam ali o navio; e, fixa a proa, ficou imóvel, mas a popa abria-se com a força das ondas. Então a ideia dos soldados foi que matassem os presos para que nenhum fugisse, escapando a nado. Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, lhes estorvou este intento; e mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar, e se salvassem em terra; E os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que todos chegaram à terra a salvo.

Em qual tempestade você se encontra? Ventos e tempestades fazem e farão parte da vida do ser humano, inclusive dos que caminham e confiam em Deus. Dificuldades, tristezas, doenças, perdas, frustrações. Enfim, estamos no mundo e o que sucede ao ímpio, sucede ao justo. (Eclesiastes 9:2-6). Se a tempestade chegar e o medo crescer, basta chamá-lo. Aquele que tem o poder de aquietar qualquer vendaval;

Quando o vento e a tempestade forem uma circunstância em nossa vida que nos devora a paz, devemos clamar por socorro e Ele se levanta com seu poder para acalmar o furor. Por vezes, o vendaval pode ser algo interno, dentro de nós mesmos, como um coração angustiado ou uma mente ansiosa... Este mesmo Jesus que nos conhece tem o poder de nos trazer a paz.

Enfim, as tempestades podem chegar e nos paralisar, enchendo-nos de pavor. Mas não podemos esquecer nunca de que não estamos sozinhos. Jesus está conosco, no mesmo barco! De Jesus, virá o socorro, a paz, a bonança - Tempo tranquilo com vento e mar calmos, serenos. Calmaria; sossego que aparece após um período conturbado. 

Pr. João Marcos Ferreira 26/10/2023



Nenhum comentário:

Postar um comentário