sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DOIS HOMENS; DUAS SITUAÇÕES; UM SÓ OBJETIVO: VER JESUS.



DOIS HOMENS; DUAS SITUAÇÕES; UM SÓ OBJETIVO: UM ENCONTRO COM JESUS.

CULTO NO AR, 23 DE JANEIRO DE 2014 – RÁDIO FORTE FM – 99,9, DAS 20h00 ÀS 22h00, TODAS AS QUINTAS E SÁBADOS. DIREÇÃO DE DEUS E APRESENTAÇÃO DO APÓSTOLO JOÃO MARCOS E PASTORA ELENICE FERREIRA.

TEMA:

JESUS CHEGANDO A JERICÓ - Leitura: (Lucas 18:35 a 43 e 19:1 a 10).

Observe dois eventos maravilhosos ocorridos. Um quando Jesus entrava na cidade de Jericó, e outro quando Jesus já estava na cidade de Jericó e ia passando.
1 - Jesus estava chegando a Jericó, e escuta os gritos de um pobre homem, mendigo, e cego, sentado à beira da estrada, e o nome desse home era Bartimeu, e esse homem gritava a todos os pulmões: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
2 – Jesus havia entrado em Jericó e ia passando, quando um homem chamado Zaqueu, que ao contrário de Bartimeu, ocupava um cargo de alto status no império romano, era chefe dos publicanos e era Rico. Esse homem sofria uma limitação física; era baixinho e não podia ver a Jesus, pois a multidão era grande e dificultava.
Veja que os dois homens, tanto Zaqueu quanto Bartimeu possuíam limitação física: Um era cego e o outro, de pequena estatura, no entanto ambos possuíam um só objetivo; eles queriam ver a Jesus, e para isso teriam que utilizar de meios que os aproximassem de Jesus. Bartimeu gritou. Zaqueu subiu em uma figueira brava.
Interessante observar que Jesus tanto escutou os gritos de Bartimeu e mandou chama-lo, como satisfez a curiosidade de Zaqueu aproximando-se da figueira e mandou que ele descesse da árvore.
Três atitudes tomadas tanto por Zaqueu como por Bartimeu:
a)      PERSERVERANÇA - Ambos sabiam o que buscavam; ambos venceram suas limitações: um era cego e outro baixinho; todos reclamavam de Bartimeu: cala a boca, não incomodes o Mestre; todos observavam e recriminavam Zaqueu, pois como cobrador de impostos tinha muitos inimigos. Mesmo assim perseveraram: Um gritou, o outro esqueceu seu status e subiu na árvore. Está escrito: (Lucas 21:19) "Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.
b)      OBEDIENCIA – a obediência é fator principal em nosso relacionamento com Deus. o escritor aos (Hebreus 5: 8,9)... a vossa obediência é reconhecida por todos. Leia (Hebreus 13: 17), (Atos 29:30). Veja que Bartimeu ouviu o chamado de Jesus, prontamente atendeu, deixando a sua capa e indo ao encontro de Jesus; Zaqueu, quando Jesus disse: desce depressa, ele prontamente obedeceu, desceu rápido em atendimento ao chamado de Jesus. (I Samuel 15: 22)... Eis que o obedecer é melhor que sacrificar.
c)      PRIORIDADE –
Bartimeu priorizou o chamado de Jesus e abandonou algo importante que ele possuía; sua capa. A capa que lhe protegia da poeira da estrada; a capa que lhe aquecia durante o frio. Mesmo assim, para Bartimeu naquele momento a capa perdeu a prioridade, atender a Jesus era a sua prioridade. (marcos 10: 46 a 52).
Zaqueu, ao ouvir a voz de Jesus “desce depressa”, Zaqueu esqueceu a rejeição da sociedade, esqueceu todas as pessoas que não gostavam dele, pois naquele momento, a prioridade era atender o chamado de Jesus “desce” e ele desceu com alegria, pois o chamado era daquele a quem ele tanto queria ver.

Amados! Nenhuma daquelas pessoas que assistiam aqueles eventos sentiu a alegria que ambos experimentaram. Bartimeu ficou vendo, recebeu a salvação e daquele momento em diante passou a seguir a Jesus (Marcos 10: 46 a 52). Enquanto Zaqueu, quando Jesus disse “hoje me convém pousar em tua casa”, a expressão bíblica é: e Zaqueu recebeu Jesus com júbilo (Lucas 19:6).

Amados. Qual tem sido a nossa postura diante da presença de Jesus! Temos perseverado na presença de Deus; temos sido obedientes à Palavra de Deus; Qual tem sido a nossa prioridade; as bênçãos de Deus ou o Deus das bênçãos. Muitas pessoas vivem em uma constante busca por bênçãos e milagres, lotando igrejas que pregam com exclusividade milagres e prosperidades, esquecendo o verdadeiro evangelho que Jesus ensinou, como poder de Deus e Salvação para os que creem. Hoje determinadas igrejas não convidam mais os pecadores ao arrependimento, o convite é venham que hoje Deus vai fazer milagres de curas e prosperidades e assim pessoas vivem em constante frenesi em  busca da solução para seus problemas, não mais preocupadas com o Reino de Deus e sua Justiça; “buscam só as demais coisas”. Bartimeu só falou que era cego, quando Jesus perguntou. Zaqueu tinha uma só preocupação; “ver Jesus”.

Quando vejo alguns crentes em Jesus preocupados exclusivamente com os bens dessa vida, lembro-me da expressão de Paulo aos Coríntios (I Cor. 15:19)... Se a nossa esperança em Cristo, se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes (miseráveis) de todos os homens.

Será que
- Estamos sendo perseverantes; (Heb. 10: 36)... Porque necessitais de perseverança, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Veja que primeiro devemos obedecer a vontade de Deus, para depois alcançar a promessa.
- Estamos sendo obedientes; (II Tess. 3: 14 e 15).
- Estamos priorizando o Cristo da Cruz, ou a cruz de Cristo; estamos priorizando o Reino de Deus e a sua Justiça, ou as demais coisas. (Mat. 6: 33)... Buscai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. As demais coisas são: saúde, bem estar, suprimento (o que haveis de comer e vestir), prosperidades nas finanças e etc. Quando buscamos a Deus e sua Justiça, Deus que conhece os nossos corações, nos supre de todas as nossas necessidades. (Fil. 4: 19)... E o meu Deus segundo as suas riquezas suprirá todas as vossas necessidades em Gloria por Cristo Jesus.

Se Jesus está chegando, chegou ou vai passando em sua casa, aproveite a oportunidade e clame: Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim, ou simplesmente faça um jeito de ficar frente a frente com Ele e não se preocupe: Ele vai te ver, vai te chamar e vai te dar a tua vitória. Veja o que escreveu o Salmista (Sl. 72:12)... Porque ele livra o necessitado quando clama, livra o aflito e livra aquele que não tem quem o ajude.

Espera em Deus.

Apóstolo João Marcos Ferreira – o Apóstolo do Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário