sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

RIFA É JOGO DE AZAR - PREVISTO NA LCP ART. 52



RIFA É JOGO DE AZAR?
Escrito em 24/08/2013 em Coluna da Gazeta

O artigo 52 da Lei das Contravenções Penais está assim redigido: “Introduzir, no país, para o fim de comércio, bilhete de loteria, rifa ou tômbola estrangeira”. A pena prevista é a prisão simples, de quatro meses a um ano, e multa.
Só a Caixa Federal pode autorizar a prática de sorteios filantrópicos, em nome de determinada instituição financeira, para arrecadação de fundos e recursos que tenham como finalidade dar continuidade as suas obras sociais, mediante a distribuição de prêmios, sorteados com base no resultado da Loteria Federal.
Destarte, a rifa, na modalidade denominada vulgarmente como “ação entre amigos”, não poderá ser objeto de autorização da Caixa, caracterizando, em tese, jogo de azar, vale dizer, contravenção penal.
Os “jogos de azar” são atividades que dependem da boa ou da má sorte e do infortúnio humano. Seu objetivo único e imediato é econômico, com a vantagem de um e a desvantagem de muitos. Sua finalidade é de lucro ou ganho, sem trabalho e sem inteligência ou habilidades. Depende apenas da boa ou da má sorte, ou, por vezes, de atos desonestos. Qualquer tipo de jogo que se enquadre neste princípio é considerado jogo de azar. Quem compra um número de rifa ilegal não tem controle algum de sua probabilidade de ganho, pois, na grande maioria das vezes, sequer sabe quantos bilhetes foram impressos, nem tampouco quantos serão vendidos. Também não tem conhecimento da idoneidade do bem “sorteado”.
O Pastor Silas Malafaia diz que a orientação contra os jogos de azar se baseia na mensagem bíblica: “As Sagradas Escrituras, porém, encorajam-nos a ficarmos longe das tentativas de enriquecimento fácil. Observe o alerta em Provérbios 13.11: ‘A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento’. O texto de Hebreus 13.5 complementa: ‘Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei’”, ilustrou.
*** Cuidado amados. Deus não terá culpado por inocente. (Naum 1: 2,3)... O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor;... Mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente;
Apóstolo João Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário