sexta-feira, 26 de setembro de 2014

MESMO SOFRENDO SOMOS VITORIOSOS

CRENTE NÃO SOFRE. “ISSO É CONVERSA DO NOSSO ADVERSÁRIO, COM A FINALIDADE DE ENGANAR AOS QUE NÃO CONHECEM A PALAVRA DE DEUS.” OS QUE ASSIM PREGAM, ENCHEM IGREJAS DE PESSOAS SEM CONHECIMENTO DO VERDADEIRO EVANGELHO. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? Ou procuro agradar aos homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. (Gálatas 1:8-10).
Se você é cristão, prepare-se para sofrer. É só Jesus te converter e você começará uma luta contra as potestades; isso é começar a sofrer; Talvez até mais do que antes de abraçar a fé. Lamento que em muitas Igrejas, O lema é que nenhum cristão deveria ser mudado: “Pare de sofrer” mas “Prepare-se para sofrer”.
Eu sofro todos os dias. Você certamente tem um relato de dores e lutas pra desfilar. E todos nós conhecemos dezenas de histórias de cristãos (bons cristãos) que encharcam seus travesseiros de lágrimas pelas mais variadas razões. Sim, sofrimento é tão parte da vida cristã como oração, leitura bíblica, jejum e cultos, trabalhos na Igreja, etc. e etc.
Jesus sofreu. Desnecessário dizer o que ele passou em suas últimas horas antes da Cruz.
Estevão foi apedrejado. Paulo, coitado, sofreu agruras: foi apedrejado, preso, foi açoitado.
Policarpo enfrentou a fogueira. Os mártires dos três primeiros séculos de Igreja passaram por todo tipo de dor e angústia que você possa (ou não) imaginar. A História nos comprova que, ao longo dos séculos, bons e fiéis cristãos passaram pelos piores pesadelos. Martinho Lutero, o reformador, teve de se esconder para não ser morto. Dos primeiros cristãos protestantes a vir ao Rio de Janeiro alguns foram afogados na Baía de Guanabara, outros foram degredados. Bonhoeffer foi martirizado na Alemanha nazista.
Agora nós, petulantes cristãozinhos do século 21… achando que a vida é “só vitória, bênção pura”. Que basta “declarar a vitória”, “tomar posse da benção”, “decretar a derrota de Satanás”… E vamos viver nas nuvens? Claro que não. Isso é mentira e o pai da mentira, você sabem quem é.
A vida com Cristo nos promete dor. Diz-nos, porém que devemos perseverar até a morte. Mas… para que haveria essa recomendação se tudo fosse moleza? Não. Nossa fé exige perseverança porque ser cristão não é moleza. Exige renúncia. Se você se diz cristão e renunciou a pouca coisa até hoje… eu desconfio.
Ser cristão fiel exige renúncia de si mesmo. De suas vontades. De seus desejos. De não dar nota para não pagar imposto. Renúncia de casar com pessoas que você ama mas sabe que não pode desposar por obediência a Cristo. De realizar acordos ilegais para quitar dívidas financeiras. De pagar facilidades para que seus projetos na Justiça andem mais rápido. De dar na cara de quem te ofendeu. De se vingar de quem te caluniou. De sua felicidade. E, em última instância, renúncia de sua própria vida.
(Jo 16.33)... “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
(2 Timóteo 3:11-14)... Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
Mt 5.10 - 5.10 PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA. Todos que procuram viver de acordo com a Palavra de DEUS, por amor à justiça sofrerão perseguição.
(1) Aqueles que conservam os padrões divinos da verdade, da justiça e da pureza e que, ao mesmo tempo, se recusam a transigir com a presente sociedade pecaminosa e com o modo de vida dos crentes mornos (Ap 2; 3.1-4,14-22) sofrerão impopularidade, rejeição e críticas. O mundo lhes moverá perseguição e oposição (10.22; 24.9; Jo 15.19) e, às vezes, da parte de membros da igreja professa (At 20.28-31; 2 Co 11.3-15; 2 Tm 1.15; 3.8-14; 4.16). Ao experimentar tal sofrimento, o cristão deve regozijar-se (5.12), porque DEUS outorga a maior bênção àqueles que sofrem mais (2 Co 1.5; 2 Tm 2.12; 1 Pe 1.7; 4.13).
(2) O cristão deve precaver-se da tentação de transigir quanto à vontade de DEUS, a fim de evitar a vergonha, a ridicularização, o constrangimento, ou algum prejuízo (10.33; Mc 8.38; Lc 9.26; 2 Tm 2.12). Os princípios do reino de DEUS nunca mudam: Todos os que piamente querem viver em CRISTO JESUS padecerão perseguições (2 Tm 3.12). A promessa aos que enfrentam e suportam perseguições por causa da justiça é que dos tais é o reino dos céus.
(Rm 8.8.22)... TODA A CRIAÇÃO GEME. Nos versículos 22-27, Paulo fala de três gemidos diferentes: o da criação (v. 22), o dos crentes (v. 23) e o do ESPÍRITO SANTO (v. 26). A "criação" (i.e., a natureza animada e inanimada) tornou-se sujeita ao sofrimento e às catástrofes físicas, por causa do pecado humano (v. 20). DEUS, portanto, determinou que a própria natureza será redimida e recriada. Haverá novo céu e nova terra; uma restauração de todas as coisas, segundo a vontade de DEUS (cf. 2 Co 5.17; Gl 6.15; Ap 21.1,5), quando, então, os fiéis servos de DEUS receberão sua plena herança (vv. 14,23). (Rm 8.8.23)... TAMBÉM GEMEMOS. Embora os crentes possuam o ESPÍRITO e as suas bênçãos, eles também gemem no íntimo, ansiando por sua plena redenção. Gemem por duas razões.
Os crentes, por viverem num mundo pecaminoso que entristece o seu espírito, continuam experimentando a imperfeição, a dor e a tristeza. Os gemidos do crente expressam a sua profunda tristeza sentida ante essas circunstâncias (cf. 2 Co 5.2-4), (Romanos 8:20-26)... Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
(Gn 6.9)... “Noé era varão justo e reto em suas gerações”. Em meio à iniquidade e maldade generalizadas daqueles dias (v. 5), DEUS achou em Noé um homem que ainda buscava comunhão com Ele e que era varão justo.
(1) Reto em suas gerações, equivale dizer que ele se mantinha distanciado da iniquidade moral da sociedade ao seu redor. Por ser justo e temer a DEUS e resistir à opinião e conduta condenáveis do público, Noé achou favor aos olhos de DEUS (v. 8; 7.1; Hb 11.7; 2 Pe 2.5).
(2) Essa retidão de Noé era fruto da graça de DEUS nele, por meio da sua fé e do seu andar com DEUS (v. 9). A salvação no NT é obtida exatamente da mesma maneira, i.e., mediante a graça e misericórdia de DEUS, recebidas pela fé, cuja eficácia conduz o crente a um esforço sincero para andar com DEUS e permanecer separado da geração ímpia ao seu redor (v. 22; 7.5,9,16; At 2.40). Hebreus 11.7 declara que Noé foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
(3) O NT também declara que Noé não somente era justo, como também pregador da justiça (2 Pe 2.5). Nisso, ele é exemplo do que os pregadores devem ser.
Assim amados; em primeiro lugar vejamos os pré-requisitos para ir a Jesus: “Negar-se, tomar a cruz e seguir”.
Veja o que diz o Apóstolo Paulo: (Rm 8.18)... “as aflições deste tempo presente”. Ou seja: Todos os sofrimentos do momento enfermidade, dor, calamidade, decepções, pobreza, maus-tratos, tristeza, perseguição e todos os tipos de aflição devem ser considerados insignificantes ante a bênção, os privilégios e a glória que serão concedidos ao crente fiel, na era vindoura (cf. 2 Co 4.17).
Nunca esqueçamos que fomos chamados e escolhidos como “soldado” alistado para enfrentar todos os tipos de situações 3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.. Veja o que escreveu o Profeta Isaías, [escrito entre 701 e 681 AC]: (Isaías 43:1-2)... Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Observe que a expressão não é “SE”, é, “QUANDO”; ou seja: no dia ou no tempo em que acontecer. Significado da palavra “Quando” adv (lat quando) Em que época, em que ocasião, em que tempo: Quando chegaram? Desde quando estão aqui? Tenciono visitá-lo, mas não sei quando. Conj. Sub:
1 Concessiva  ainda que, embora, posto que): Quando não morresse, ficaria muito ferido.
2 Condicional  se, se porventura): Diz que a doença matará, quando não for tratada a tempo.
3 Integrante: Não sei quando ele virá.
4 Temporal  na ocasião em que, no momento em que, no tempo em que).
Dessa forma, a Palavra de Deus, mesmo antes da vinda de Jesus, “Isaias 701 e 681 AC”, Deus já advertia o seu povo, de que lutas, perseguições e dificuldades teriam que ser enfrentadas. Claro que não estamos enfrentando sozinhos, pois sua palavra afirma que Ele estará conosco, assim como esteve com Moisés, Josué, Davi em tantas batalhas, na mesma forma como esteve com Daniel na cova dos leões e com Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha de fogo.
Estejamos certos porem que nada nos separará do Amor de Deus, e Paulo escreveu: (Romanos 8:35-39)... Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Concluímos dizendo que Os sofrimentos, que às vezes enfrentamos, não podem e nem devem nos afastar de Deus, mas, ao contrário, servem para cada vez mais, nos aproximar do Senhor, pois buscaremos ter maior comunhão através da oração, da esperança e da certeza de vitória. O nosso corpo é templo do Espírito Santo; por este motivo devemos nos eximir de todas as impurezas e de todas as coisas que causem prejuízo à nossa comunhão com Deus. Não serão os sofrimentos que nos farão desistir de servir ao Senhor de nossa vida.
Medite e se alimente: “As aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Romanos 8.18). Amém.
Apóstolo
João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário