sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CUIDADO COM AS SOLICITUDES DA VIDA

 AS SOLICITUDES DA VIDA.
Lucas 12:15-21... E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma; tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Quando lemos essa parábola, surge em nossa cabeça alguns questionamentos:
- Somos os SENHORES de nossas próprias vidas?
- Se somos como não conseguimos por conta própria prolonga-la, porque um dia , por mais poderosos e rico que formos , nossa vida na terra vai se acabar.
- Alguns de nossos sonhos não se realizam por quê?
- Porque algumas coisas que nem pedimos chega as nossas mãos?
- Porque outras coisas que queremos tanto não chegam?
- Existem forças superiores a nós, que podem permitir ou impedir que avancemos na vida?
Este texto lindo, me faz refletir sobre quem eu sou, sobre o que faço aqui na terra, sobre o SENHORIO de DEUS sobre mim, sobre a fragilidade da vida humana, sobre o desperdício de tempo ao BUSCAR TANTAS RIQUEZAS na vida.
Algumas declarações de Jó.
“Os meus dias são mais velozes do que a LANÇADEIRA DO TECELÃO e perecem sem esperança. Lembra-te de que a minha vida é como o VENTO; os meus olhos não tornarão a ver o bem. Os olhos dos que agora me veem não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, mas não serei mais. Tal como a NUVEM se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.” (Jó 7:6-9)
“Porque nós somos de ontem e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a SOMBRA.” (Jó 8:9)
“E os meus dias são mais velozes do que um CORREDOR; fugiram e nunca viram o bem. Passam como NAVIOS VELOZES, como ÁGUIA que se lança à comida.” (Jó 9:25-26)
Jó ainda afirmava: “A vida sai como a FLOR e se seca; foge também como a sombra e não permanece.” (Jó 14:2)
O Salmista também fez duas declarações:
“Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um CONTO LIGEIRO.” (Sl 90:9)
“Porque o homem, são seus dias como a ERVA; como a flor do campo, assim floresce; pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não conhece mais.” (Sl 103:15-16)
“O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a SOMBRA que passa.” (Sl 144:4).
Tiago nos adverte: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um VAPOR que aparece por um pouco e depois se desvanece.” (Tg 4:14).
Devemos estar Preparados.
Nessa vida nos preparamos pra tudo:
- Numa viagem de carro: Revisamos motor, trocamos óleo, calibramos pneus, tudo pra ter uma ida e volta tranquila.
- Numa vagem ainda preparamos mala, roupas, sapatos, meias, para nada faltar.
- Para irmos ao trabalho, nos arrumamos, e se for mulher tem todo um preparativo especial para se sentir bem e formosa.
“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um VAPOR que aparece por um pouco e depois se desvanece.” (Tg 4:14).
Querendo ou não cada um de nós, cada ser humano, um dia se encontrará com Deus. O profeta Amós nos alerta para nos prepararmos para este dia. Amós 4.12 b –... Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Assim como os pais procuram preparar a criança para a vida, levando-a a escola para aprender as primeiras letras, depois quando cresce, o jovem busca entrar em uma universidade, começa a buscar um emprego e quando termina a faculdade, quer uma pós-graduação. Só assim é capaz de conseguir uma melhor remuneração na vida. Também começa uma procura por sua cara-metade, vem o casamento... Os sonhos e os filhos... e começa um novo ciclo.
Mas como nos preparar e ser um belo santuário para Deus? A resposta está em Ageu 1:5-8... Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.
1º) Subi ao monte: Subir ao monte não é apenas escalar uma montanha. Quando falamos em subir ao monte falamos na verdade de estarmos mais perto do Pai, gerar entre nós intimidade e conhecimento.
2º) Trazei madeira: Aqui está o grande diferencial de quem é bem sucedido na vida cristã e de quem não é. Trazer a madeira, implicava em cortar a árvore, fazer força e carregá-la nos ombros. Espiritualmente falando, trazer a madeira é fazermos a nossa parte. Não adianta querer que Deus faça aquilo que ele já nos deu autoridade para fazer. P.EX.: não adianta orar para Deus tirar o pecado de nossa vida se continuamos a gostar dele e praticá-lo (em Gn 4.7b - “eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”), é você que tem que dar um basta! Você está disposto a ser um santuário agradável para Deus?
3º) Edificai a casa: Só depois que temos intimidade com Deus e estamos dispostos a fazer a nossa parte é que podemos então, edificar a nossa casa. Nesse ponto, o Senhor começa a nos dizer em que temos que mudar, onde estamos bem, como devemos proceder. Assim quando obedecemos as suas direções, a cada uma delas, tornamos nossa casa mais edificada.
E o resultado disso é: que Ele se agrada e é glorificado!
Conclusão: Você está disposto a agradar a Deus, não só hoje, mas por toda sua vida? Comece a subir agora ao monte, diga para Ele que você quer ter intimidade com Ele. Fale que você fará sua parte, que está disposto a buscá-lo e a fazer Sua vontade. Finalmente O experimente habitando em você com sua plenitude e graça. Tome esta decisão agora e sua vida mudará, com certeza para melhor.
Não fique ansioso, Veja as palavras de Jesus: E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas... (Lucas 12:22-31).
Apóstolo João Marcos Ferreira.
Culto no Ar, de 25 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário