segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

"SEIS COISAS DEUS ODEIA E A SÉTIMA ELE ABOMINA"... (Provérbios 6:16-19).

DEUS ODEIA UM CORAÇÃO PERVERSO, A TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS, E O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS.

(Salmos 101:1-5). Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.

Vivemos em um mundo onde impera a perversidade, a maldade e o olhar altivo. A Problemática é que criaram uma frase até estimuladora par aqueles que são maus e praticam a maldade a todo instante “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador." Gostaria que me fosse revelada onde está escrito esse provérbio na Bíblia que algumas pessoas proclamam: "Deus odeia o pecado, mas ama o pecador." Tais palavras não são tiradas da Bíblia! Os homens inventaram este rima para fazer cócegas nos ouvidos dos pecadores não regenerados e cristãos carnais, que querem um Deus que os aceite, não importa como. Quando este provérbio é entendido, ele confirma a mensagem do resto das escrituras, que Deus abomina e detesta pessoas perversas, suas orações, e seus estilos de vida. "Adore a Deus na beleza da Sua santidade."

Este provérbio não é politicamente correto, mas Deus e Salomão não estavam preocupados com o que o homem possa pensar! Considere o pensamento corrente. Sodomia não é mais uma abominação ao SENHOR; é "gay"! Adultério não é mais uma abominação ao SENHOR; é um caso! Crianças rebeldes não são mais uma abominação ao SENHOR; eles são hiperativos! Mas os homens sábios aceitarão todas as declarações de Deus e odiarão qualquer opinião contrária (Sl 119:128)!

Este provérbio contém duas frases contrastantes que dão o sentido completo. Deus odeia o caminho do ímpio, e Deus ama o homem que busca a justiça. Ao compararmos "o caminho do perverso" com "o que segue a justiça", aprendemos que Deus odeia tanto o pecador e o seu estilo de vida e ama o homem justo como também o seu estilo de vida. Preste atenção quanto a mudança do pecado para pecado na lista de Salomão, das coisas que Deus odeia: (Provérbios 6:16-19)... Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.


 Vejamos à luz da Bíblia e seus escritos que na realidade é a Palavra de Deus nossa única regra de fé e pratica o que nos diz:

a) (Salmos 11:5)... “O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.”
b) (Provérbios 6:16-19)... “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”
c) (Salmos 5:5)... “Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.”
d) (Hebreus 1:8-9)... “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”
e) “Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.” (Romanos 9:13)
f) A verdade é bem outra. Veja o que escreveu Salomão: (Provérbios 15:9)... O caminho do perverso é abominação ao Senhor, mas este ama o que segue a justiça.
g) "O sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento." (Pv 15:8). Deus odeia até o sacrifício do perverso - sua adoração e atividades religiosas. Mas Ele ama as orações dos retos. Quando um homem escolhe o pecado contra o Altíssimo, Deus despreza e detesta sua adoração (Pv 21:27; 28:9).

Considere o contexto. O provérbio anterior é parecido e ajuda revelar o ódio que Deus tem para com um estilo de vida pecaminosa.

A diferença é grande! Ou Deus abomina a sua vida ou Ele a ama. Ou você segue o caminho da perversidade, ou você segue o caminho da justiça. Você não consegue entender a diferença entre o ódio de Deus e o Seu amor? A diferença é muito grande! Você não consegue evitar que Deus o despreze ou o favoreça. A grande maioria não importa mais, porque eles foram seduzidos à vida carnal pelos falsos ensinamentos do incondicional amor de Deus por eles.

É claro que o ditado "Deus odeia o pecado, mas ama o pecador" é confortante. Mas verifique o ditado antes de crer nele (Pv. 14:15); (I Ts. 5:21). Será que aqueles que estão no inferno estão cantando "Jesus me ama e quer salvar-me"? Por acaso Noé postou um "smiley" (carinha sorridente) do lado de fora da arca que dizia: "Sorria! Deus ama você!”.

O que Jesus Cristo quis dizer, quando Ele dirá aos ímpios no Dia do Juízo, "Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." (Mt 7:23). Você acredita que Ele ama a Satanás, também, que é muito mais glorioso do que qualquer homem?

O que mais a Bíblia diz a respeito daqueles que praticam a iniquidade? Davi escreveu, "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal. Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade. Tu destróis os que proferem mentira; Senhor abomina ao sanguinário e ao fraudulento." (Sl 5:4-6). Surpreso? Se você é um cristão típico hoje em dia, o único salmo que você conhece é o Salmo 23.

Mas Davi tinha mais a dizer a respeito do ódio de Deus pelos ímpios. Ele também escreveu, "O Senhor está no seu santo templo; os céus tem o Senhor seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens. O Senhor põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina. Fará chover sobre os perversos, brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice." (Sl 11:4-6).

O Deus celestial, antes de qualquer outra coisa, é santo. Ele não pode olhar com aprovação qualquer mal (Hc. 1:13). Ele não pode absolver o perverso (Na 1:3). Ele não pode inocentar o culpado (Êx 34:7). Ele ama a justiça e odeia a iniquidade (Sl 45:7; Hb 1:9). Ele afogou o mundo com um dilúvio. Ele destruiu com fogo as cidades de Sodoma e Gomorra. Ele aniquilou as sete nações de Canaã. Ele se ira contra os perversos todos os dias (Sl 7:11).

Esta parte da natureza de Deus é ignorada nos dias de hoje, porque os homens querem um papai açucarado no céu que sorrirá e lhes dará algodão doce quando pecam. Mas considere Davi, que foi um homem segundo o próprio coração de Deus. Ele odiava os inimigos de Deus com um ódio perfeito (Sl 139:21-22; Sl 26:5; 31:6; IISm 5:8).

Como pode Deus amar alguém, considerando que todos são pecadores (Salmos 14:1-3); (Romanos 3:23)? Ele escolheu alguns em Cristo Jesus antes do início do mundo para que fossem santos e inculpáveis diante Dele em amor (Ef 1:3-4)! Por causa desta escolha em Cristo, Ele os vê como sendo perfeitamente santos à Sua vista! Ele os predestinou para se tornarem seus filhos por uma graciosa adoção, porque Ele tinha escolhido pela Sua própria vontade torná-los aceitáveis em Cristo o Amado (Ef 1:5-6)!

O amor de Deus é uma escolha, e Ele escolheu amar alguns (Romanos 9: 14-18). É precisamente por essa razão muito importante que a Bíblia fala de Jesus Cristo amando a igreja (Efésios 5:25), de forma alguma permitindo a interrupção do amor de Deus pelo Seu povo (Rm 8:29-39). A confirmação de Jesus de que Ele não tinha perdido um só daqueles que haviam lhe sido dado para salvar (João 6:38-39); (10:26-29); (17:2), e que Ele amorosamente castiga os Seus filhos, não os bastardos (Hb 12:6-8).

É claro que esta doutrina é desprezada e odiada. Os homens vêm a este mundo como tolos e a vasta maioria permanecem tolos. Somente aqueles que nasceram de novo pelo Espírito de Deus, tremendo diante de Deus e da Sua palavra podem ver e crer na verdade (Jo 3:3/8:47). Só eles podem entender as coisas de Deus (I Co. 2:14); (II Co. 4:3-4); (II Ts. 2:9-14)

Devemos ter muito cuidado nesses últimos dias, pois o enganador de nossas almas vive a ludibriar a mente de muitos pregadores e podemos chamar até de pregadores heréticos (ensinam heresias), e, é muito triste ver a cristandade sendo enganada e ludibriada com esse evangelho aguado, torpe, morno, distorcido e satânico que é pregado hoje em dia em muitas “igrejas”.
- O próprio Jesus nos alertou: (Mateus 24:24-26)... Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
- O apóstolo Paulo também nos alertou: (Gálatas 1:8-10)... Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema (maldição). Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

Chega de ser enganado, chega de pregar um Evangelho de heresias, chega de brincar de ouvir o Evangelho, chega de enganação! Voltemos para o puro e simples Evangelho da graça de Deus pregado por Jesus Cristo, seus apóstolos e tantos homens de Deus pelo que lemos nas Sagradas escrituras. Dediquemo-nos com amor e respeito reverente à leitura e estudo da Palavra de Deus. O tempo se abrevia, Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3).

No entanto, Paulo afirma: (I Coríntios 11: 19)... “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.”

Tomemos cuidado com a conivência dom os Perversos. Veja o que acontece quando procuramos ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor. (2 Crônicas 19:2)

Deixe os maus caminhos deste mundo e siga o caminho estreito e apertado que Ele definiu para você em Sua palavra (Mt. 7:13-14).


Pastor João Marcos Ferreira
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário