terça-feira, 22 de setembro de 2015

GÊNESE DA HONRA

FALANDO SOBRE A GÊNESE DA HONRA (Gênesis 1:24-28; 2:7).
1. Princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade. 2. consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos, morais; privilégio. A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar.
1-O que seria honrar? Honrar é conferir honras; distinguir com honrarias; respeitar. E a palavra conferir é Dar, conceder. Então qual seria a maior expressão da honra? Está escrito em: (Provérbios 3:9)... ´Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda. O que Deus estaria pedindo? Que mensagem seria essa ao homem? Por que Deus pedia honra? Poderíamos resumir a honra em uma palavra? Sim! Honrar é DAR.
2- A primeira honra na terra (Gen. 1:26-28; 2:7).
Deus percebe que a terra está sem forma e vazia e começa a sua criação, vai dando lugar as coisas e começa a ordenar que a terra produza alma vivente (Animais conforme a sua espécie), e deixa a terra sob essa incumbência. Então se reúne com o Filho e o Espírito Santo e diz: ´Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Então Deus do pó da terra o cria e sopra em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Essa é a primeira honra na terra. Deus deu honras ao homem quando o distinguiu das outras criações, Deus não soprou o fôlego de vida em nenhum animal ele deu essa honra ao homem.
3- Pai e Mãe também deram o sopro de vida (Gen. 4:1-2).
Deus criou o homem e a mulher e a partir desta criação o fôlego de vida (honra) seria estendido a outros. ´E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ele concedeu (fôlego de vida), e teve Caim e Abel. Adão e Eva os primeiros pais geraram outras pessoas através do fôlego de vida. Portanto a honra a eles é devida e nos livros de: (Êx. 20:12); (Deut. 5:16); (Mat. 15:4); (Mat. 19:19); (Marcos 7:10); (Mar. 10:19); (Lucas 18:20); (Ef. 6:2). Deus repete o mesmo mandamento: HONRA a teu pai e a tua mãe para que vivas. Você tem dado honras aos seus pais? Ou você não tem nenhuma gratidão pelo sopro de vida que foi dado a você? Onde você estaria se seus pais não tivessem gerado você com esse fôlego? E se eles tivessem abandonado você no hospital? Numa lixeira? Ou deixado você morrer ou até abortado você?
4- Líderes espirituais também dão o sopro de vida (Hb 13:17).
Outra maneira de transmitir a honra do fôlego de vida dado por Deus é através da vida espiritual. Os nossos líderes transmitem essa gênese da honra através da pregação e do ensino da palavra de Deus. Quantas pessoas estão hoje na igreja que foram frutos de pais espirituais que levaram a palavra do conhecimento de Deus; que oraram, jejuaram e insistiram por sua vida? Quem são seus pais espirituais? Você tem honrado a eles? Quantas pessoas que quando você estava numa situação difícil foram socorrê-lo? Você honra seu Pastor ou Você não sabe realmente o que é honra?
5- Caim e Abel apresentaram as suas honras diante de Deus (Gen. 4:26).
Caim o primogênito e Abel seu irmão certa vez decidiram honrar a Deus com uma atitude de abrir mãos de algo que tinham em forma de agradecimento por tudo que Deus havia feito por eles. Então Caim pega algumas coisas do fruto da terra e vai apresentar a Deus para que ele receba aquele presente (honra). Abel pega dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura e foi perante Deus. Ao chegarem ambos diante de Deus para apresentarem as suas honras Deus não recebeu as honras de Caim.
O que teria Caim feito que não agradou a Deus? Às vezes queremos honrar a Deus com uma vida suja, pecaminosa, cheia de mentiras, desobediências, insubmissões isso não será aceito por Deus. Ele exige honras de verdade, conversão de verdade, submissão de verdade e respeito de verdade. Se você não está conseguindo honrar a Deus é porque você não está conseguindo honrar as pessoas que ele colocou próximas de você para te instruir.
A SEMENTE DA HONRA MOVE O FAVOR DE DEUS – (II REIS 4.8-17; 8.1-6).
Está escrito que havia em Suném uma mulher rica, que toda vez que o profeta Eliseu passava por lá ela o constrangia a comer pão em sua casa. Mas ela e seu marido foram mais além na questão da honra: reconhecendo que Eliseu era um santo homem de Deus, concordaram em fazer um quarto mobiliado para também dar abrigo ao profeta sempre que por lá ele passasse.
Aquela mulher, por suas atitudes, honrou de forma tremenda o profeta Eliseu. Realmente ela sabia servir e honrar, mas por certo não imaginava que a sua atitude estava, na realidade, abrindo portas em sua vida e história, promovendo o ambiente espiritual necessário para que o sobrenatural de Deus fosse movido em sua direção, trazendo providência singular.
Como ela, muitos de nós, ricos ou não, muitas vezes somos levados a certas situações especiais, com as quais Deus nos dá oportunidades singulares de entrarmos no ciclo da honra. Quando respondemos positivamente, mesmo sem esperar pela providência divina, somos alcançados por ela por causa da fidelidade de Deus em relação à vida do que honra. Infelizmente, muitos decidem não responder conforme o propósito divino e não entram nos portais da provisão sobrenatural que a honra promove.
Deixar de se mover em honra, na direção de pessoas que Deus levanta em nossas vidas, pode fechar portas sobrenaturais de providência divina em nossas vidas. Todo aquele que honra, sempre que as oportunidades exigirem, independente de entender ou não a bênção que é o ciclo da honra, está debaixo da fidelidade de Deus e, mais cedo ou mais tarde, se encontrará com a providência sobrenatural de Deus.
Em nossos dias, quando havíamos vendido nosso carro para suprimento de necessidades cotidianas, minha esposa ligou pra uma amiga que tinha dois carros: um novo, automático e um outro menos novo, pedindo por empréstimo exatamente esse menos novo. Para nossa surpresa, quando chegamos em casa estava o carro mais novo para que usássemos. Minha esposa ligou pra ela, até certo ponto pasma por sua atitude, ela respondeu: Vocês merecem o melhor. Amados entendemos isso como honra e certamente cremos que Deus imputará recompensas de gloria para esse casal que aprendeu a honrar.
RECEBER O FAVOR DA INFLUÊNCIA DE OUTRAS PESSOAS.
Por certo a Sunamita foi uma das poucas pessoas avisadas a respeito da fome na região e de como poderia sobreviver, com toda a sua casa, durante aqueles sete anos de fome. A honra nos coloca no lugar das revelações de Deus e nos faz pessoas com informações privilegiadas em muitas situações de nossa caminhada.
Sete anos depois de receber a notícia da fome e sair para a terra dos filisteus para sobreviver, ela volta para Suném e vai clamar ao rei por sua casa e suas terras, justo quando Geazi está conversando com o rei a respeito dos feitos de Eliseu, entre os quais o milagre da ressurreição de seu filho. Ao vê-la, Geazi a aponta ao rei como a referida mulher. Deus usou a influência de Geazi junto ao rei para mover o Seu favor na direção dela. Ao semear a honra, não se surpreenda se Deus levantar pessoas de influência, conhecidas ou não, para abrir portas sobrenaturais só para você passar. A partir daquele momento, diante do rei e de Geazi, ela foi restituída em tudo o que havia deixado para trás ao sair da terra; mas o Senhor foi além e acrescentou-lhe todo o lucro da propriedade que não havia recebido naqueles sete anos de ausência. Ela pediu o retorno da propriedade, mas por causa da honra semeada, sua história estava na memória de Geazi, e o rei lhe acrescentou sobremaneira. Ao semear a honra, estamos autorizados a esperar pela prosperidade do Senhor, traduzida pela restituição acrescida do sobejo.
Reavalie-se e decida entrar no ciclo da honra definitivamente. Nunca mais negocie as oportunidades que Deus lhe dá para honrar a Ele, os seus pais e família, os seus líderes, liderados e Igreja. A honra não é questão de preferência, mas de fé e obediência. Por isso, sempre que for praticada, acionará o favor do Senhor. Busque sempre ser achado fiel nos dízimos, ofertas (gratidão, primícias etc.) e em tudo o mais que pertença ao ciclo da honra. Cada honra prestada é uma semente plantada que moverá a mão do Eterno em seu favor e lhe prosperará.
Como você agiria na posição daquela Sunamita? Honraria o profeta? Reconheceria a unção daquele homem, definindo-o como “um santo homem de Deus”? Que tipo de sentimento entra em seu coração quando se vê na encruzilhada da honra, em relação a seus líderes e liderados?
O verbo “honrar” ainda significa “distinguir, fazer diferença”. E é isto o que Deus espera de nós! Muito mais do que dízimos e ofertas, Ele espera que O honremos! (Pv 3.9,10)... “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”
Temos aqui uma promessa de Deus… que tem o Seu “Sim” e o Seu “Amém” (2 Co 1.21). O texto de Provérbios fala de Deus suprindo abundantemente o Seu povo com a Sua provisão. Isto não se aplica somente a celeiros e lagares hoje, de forma literal, como no caso dos judeus daquela época, mas também devemos entender que Deus está Se referindo a uma provisão abundante.
A vontade de Deus é suprir as necessidades materiais dos Seus filhos. Há diversas promessas na Bíblia que se referem a isto (Sl 23.1; Fil. 4.19). Contudo, isto não acontece de forma automática. Esta promessa é condicional, ou seja, não se cumpre por si só, mas depende de cada um de nós para que possa ser concretizada. O texto bíblico acima pode ser dividido em duas partes: o que nós temos que fazer, e o que Deus fará depois que fizermos a nossa parte.
Esta promessa divina é sobre provisão e prosperidade (não entenda como “riqueza”), e revela a vontade do Próprio Deus para Seus filhos. Contudo, muitos crentes sinceros não a experimentam. Acredito que isto tem ocorrido justamente porque há uma dimensão de entendimento por trás desta promessa que ainda não foi alcançada pela maioria dos crentes.
Temos ouvido muito sobre as bênçãos do dar e acredito nesta doutrina porque é bíblica. Mas, a Palavra de Deus não nos ensina somente a darmos, mas ensina também a forma certa de fazê-lo! Creio que este texto nos revela mais sobre a atitude correta que devemos ter ao darmos do que sobre a dádiva em si.
Quando afirmamos que Deus responde as orações, estamos afirmando algo bíblico e verdadeiro. Mas, a Escritura Sagrada não nos ensina apenas a orarmos, mas revela também que há uma forma correta de se fazer isto. Percebemos este princípio na Epístola de Tiago, (Tg 4.3)... “Pedis e não recebeis, porque pedis mal”. Logo, precisamos aprender a pedir, mas também precisamos aprender a forma certa de fazê-lo! Cuidado com as migalhas que você oferta na casa de Deus. Saiba porem que Deus não aceita migalhas ou o que lhes sobra, ou qualquer coisa. Deus não aceitou a oferta de Caim, no entanto aceitou a oferta de Abel, Porque? Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor, enquanto que Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura (o melhor do que possuía). Assim atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Honre ao Senhor com o que você tem de melhor. Não custa repetir o que está escrito em (Prov. 3:9,10)... Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Aprenda a honrar ao Senhor e depois faça prova d`Ele. (Malaquias 3:10-12)... Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.
Acredito que o mesmo se dá com o ato de ofertarmos ao Senhor. Foi por isso que Paulo deu a seguinte instrução aos irmãos de Corinto: (2 Co 9.7) ... “Faça cada um conforme resolveu em seu coração, não com tristeza, nem por necessidade; porque Deus ama ao que dá alegremente.”
Está escrito: (Romanos 12:10)... “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros."
Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário