quarta-feira, 30 de setembro de 2015

NETOS SÃO REALMENTE COROAS?

QUANDO OS NETOS SÃO COROA DOS AVÓS?

(Prov. 17:60 na Bíblia Sagrada Online e Falada: "A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais."

Ser um filho e um neto abençoado por Deus. Não é invencionice; é mandamento de DEUS e o único mandamento com promessas. (Êxodo 20: 12)... Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Paulo anda escrevendo aos Efésios, ratifica:  (Ef. 6:2) “este é o primeiro mandamento”... Honra teu pai e tua mãe, conforme te ordenou o SENHOR, o teu Deus, a fim de que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que Yahweh teu Deus te dá.

Não estamos falando em conquistas materiais como ter carros, apartamentos, dinheiro, ou outras futilidades que tanto se valorizam em nossos dias, e que  quando morremos, ficam aqui. Estamos falando de BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS e VIDA LONGA, coisas que só adquirimos através da obediência à Palavra de Deus. Muitos podem dizer: eu tenho tudo que quero, tenho amigos, tenho estudos.

Avô é Pai duas vezes.
 Saiba que sem a figura dos seus avós, seus pais não existiriam. Certo é que seu Pai e sua Mãe existem, porque tiveram Pai e Mãe, que por sua vez são seus avós, e assim a honra ao seu avô e sua avó, deve ser preservada, caso queira desfrutar das promessas de Deus. Filho ou neto, você é uma coroa digna dos seus avós? Você deveria estar vivendo uma vida nobre para honrar e recompensá-los. Você deve aprender mais a respeito deles antes deles se forem e ouvir a sabedoria que você não adquirirá por muitos e muitos anos. Você se gloria nos seus pais? É o primeiro mandamento com promessa e que promessas gloriosas elas são para você se você obedecer e honrar os seus pais (Ef 6:1).

Brevemente você também vai querer ser tratado assim. “Em todas as épocas os avós sempre foram o fator decisivo para a harmonia e a preservação da tradição da família.” Essas são as palavras do Dr. Arthur Kornhaber no livro Grandparent Power! (O Poder dos Avós!). Ele continua: “Eles sempre foram carinhosos, instrutores, apoiadores dos filhos, contadores de histórias, orientadores e até mesmo divertidos; funções psicológicas, sociais e espirituais de máxima importância. O que não posso compreender é como a nossa sociedade pode se dar ao luxo de descartar aliados tão poderosos e versáteis como os avós”.

Já houve época em que os avós eram a base que unia a família, principalmente entre o povo israelita que adorava a Jeová Deus. A Bíblia ordenava ao povo que tivesse respeito e grande estima pelos idosos. (Lev. 19:32). Aos avós eram reservadas consideração e honra muito especiais. (1 Tim. 5:4).
Mas os tempos mudaram. Hoje, as distâncias separam muitas famílias e com isso muitos jovens têm pouco contato com os avós. As atitudes também não são mais as mesmas. Em muitos países, até os idosos da família não são mais tratados com respeito. (2 Tim. 3:1-3) O que no passado era um conflito de gerações hoje mais parece uma quebra de relações. A tendência é encarar os avós como pessoas antiquadas, fora da realidade, e por isso incapacitadas de entender as pressões e os problemas enfrentados pelos jovens hoje.

Deus amaldiçoa pessoas que têm relacionamentos familiares ruins (Ml 4:5-6). Mas Ele abençoa e caminha com aqueles cujos relacionamentos familiares são bons (Lc 1: 17). Eles são um povo preparado pelo Senhor. Relacionamentos justos são essenciais para receber as  Suas bênçãos (Ml 2:10-16); (I Pe 3:7).

EXEMPLOS BÍBLICOS DE FILHOS REBELDES:
1- CAIM - Em Gênesis, capítulo 4 há a descrição do pecado de Caim, ou seja, aquele em que ele matou Abel, devido a aceitação de DEUS à oferta de seu irmão e rejeição da sua. Em virtude desse pecado houve uma consequência, qual foi: …"Agora maldito és desde a terra, que abriu sua boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará mais a sua força: fugitivo e errante serás pela terra. Após o pecado de Caim e sua punição por parte de DEUS, ele se retirou da presença do Senhor e foi habitar numa terra ao Oriente do Éden, cujo o nome era Node. Lá ele teve filhos, e a partir do versículo 18 até o 24, do capítulo 4 de Gênesis, fala da descendência de Caim. Os descendentes de Caim tinham o nome de filhos dos homens (pecadores inveterados) e os descendentes de Sete tinham o nome de filhos de DEUS (adoravam a DEUS).
2- ABSALÃO - (Heb. "pai de paz"). QUE DE PAZ NÃO TEVE NADA, COMO REVELA SUA VIDA. Era o terceiro dos seis filhos de Davi. Sua mãe chamava-se Maaca e ele nasceu em Hebrom. Seu temperamento passional aparece no assassinato de Amnom, ao descobrir que ele violentara sua irmã Tamar (2 Sm 13). Absalão era famoso por sua beleza (2 Sm 14.25-27). Absalão gastou todas as suas energias, a fim de subverter o reinado de Davi. O conflito não resolvido entre pai e filho afligia o rei e, a despeito da séria ameaça que Absalão representava ao seu governo, Davi relutava em reconhecer que sua autoridade estava seriamente ameaçada. Este filho conspirou para destronar seu pai e foi bem-sucedido em conseguir apoio dos seguidores descontentes de Davi (2 Sm 15). Absalão possuiu as concubinas de seu próprio pai, perante os olhos de todo Israel (II Sm 16.21,22), em mais um escândalo da família real. Joabe percebeu a hesitação do rei em ordenar a morte do próprio filho. Absalão ficou pendurado pelos cabelos em uma árvore e foi imediatamente morto por Joabe e seus soldados (2 Sm 18.1-18). Davi lamentou profundamente a morte de Absalão, até que Joabe o persuadiu a ver a vida de seu filho sob a perspectiva da confusão e instabilidade que causara. Os três filhos de Absalão não são mencionados depois de 2 Samuel 14.27. De acordo com 2 Samuel 18.18, parece que somente sua filha sobreviveu, a quem ele dera o mesmo nome de sua irmã Tamar.

3- HOFNI E FINÉIAS - Hofni e Finéias filhos de Eli, sumo sacerdote, não receberam do pai a devida educação na infância. Eli não exerceu a devida autoridade como pai. Não lhes corrigiu as falhas de caráter quando era pequeno, e os maus hábitos se enraizaram e se tornaram mais graves. Crescendo seus filhos, se tornaram egoístas, violentos e imorais. Eli achou que não repreendendo os filhos quando em erro, estaria demonstrando amor, e receberia deles o amor e respeito novamente quando os dois estivessem adultos. Saem para a vida ativa sem o preparo para suas tentações, não sendo suficientemente fortes para suportar perplexidade e dificuldades. Arrebatados, altivos, indisciplinados, procuram submeter outros à sua vontade, e, fracassando nisso, consideram-se maltratados pelo mundo e se voltam contra ele. (Dt 4.40) "E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu DEUS, te dá para todo o sempre".

Conclusão: Três propostas de soluções para os pro­blemas entre pais e filhos.
1. O diálogo. Hoje os pais estão mais amadurecidos quan­to a esses problemas e procurando dialo­gar com os filhos. Es­tão procurando apoio ou lendo mais, porque sabem que, dependendo da idade, soluções anti­gas como bater, casti­gar, humilhar são questionáveis. O diá­logo tem dado mui­tos resultados, principalmente quando sincero, mar­cado pelo exemplo e pelo amor.
2. A oração. Tanto nos casos que possa­mos julgar fáceis, como nos difíceis, a intercessão pelos fi­lhos e pelo lar é mui­to necessária. Jó fazia isso, diaria­mente, Jó 1:5.
"A vida de um ho­mem não consiste na abundância dos bens que ele pos­sui", Lucas 12:15. Os bens de que a famí­lia mais necessita não podem ser ad­quiridos em lojas. Os maiores bens de uma família são a co­munhão com Deus, o amor, a paz e a harmonia.
3- A HONRA. A questão de honra é muito séria, honrar significa respeitar, reconhecer, considerar; honra tem a ver com galardão, que é a recompensa. Deus quer que o nosso galardão seja completo, porém muitos terão galardão completo, outros, incompletos, e outro ainda, nenhum galardão. Aquele que honra é abençoada, honra é a recompensa de tudo aquilo que você faz para Deus, para os seus líderes e para os seus semelhantes. Muitas pessoas, eu creio que não prosperam, por não honrar quando é necessário honrar. Outras pessoas esfriam-se espiritualmente porque são negligentes, chamando para si um espírito de desonra.

Observou o fim que teve: Caim, Absalão, Ofní e Finéias? Observe. Quando não há honra para nossos pais e avós, não recebemos o galardão que vem através deles. Uma pessoa que se fecha para ouvir conselhos do seu avô não recebe a bênção que Deus tem para dar através dele, você não recebe nada daquele a quem você critica, daquele que você desconsidera. Tem pessoas que não honram porque são insubmissos, orgulhosos, melindrosos, tem problemas em dar satisfação e tem problemas na área de caráter. Tem pessoas que não progridem profissionalmente porque são murmuradores, reclamões e desonestos. Quer ir bem na vida e ter seus dias acrescentados na terra, como promessa de Deus? Aprenda a honrar aqueles que lhes deram vida. Sem avós em primeiro lugar e sem pais, você não existiria.


Pense nisso. 


Pastora Helenice

Nenhum comentário:

Postar um comentário