sexta-feira, 20 de outubro de 2017

FALSA IDEIA DE QUE SÓ OS CANTORES SÃO LEVITAS.

O trabalho do levitas é muito importante e cada vez mais deve ser ensinado, tirando a falsa ideia de que apenas músicos são levitas. Levitas eram todos aqueles separados para servir na Casa do Senhor.

Quem era e quantos eram os levitas?
Leiamos: (I Crôn. 23:1-5)... Sendo, pois, Davi já velho, e cheio de dias, fez a Salomão, seu filho, rei sobre Israel. E reuniu a todos os príncipes de Israel, como também aos sacerdotes e levitas. E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens (38000). Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do Senhor, e seis mil oficiais e juízes, E quatro mil porteiros, e quatro mil (4.000), para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvor, disse Davi.

Dessa forma, em se tratando o título levita ao Antigo Concerto não é correto chamarmos os músicos e cantores como integrando um corpo ministerial estranho ao Novo Concerto. Originalmente, “levita” significa “descendente de Levi”, que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Núm. Cap. 3, 4, 8, 18). Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sam 16:23).

Quais as atribuições dos levitas?
Havia entre eles: (II Crôn. 34:13)... Porteiros, Guardas, Padeiros e também Cantores e Instrumentistas; Havia os responsáveis pelo Tesouro: o patrimônio e valores da casa do Senhor eram responsabilidade dos levitas (I Cron. 26:20-28); Havia ainda: Oficiais, Juízes e Superintendentes (V.29,30).

Assim, denominar como Levitas apenas os Cantores, é resultado do movimento judaizante dos nossos dias. Paulo chama essa tradição de rudimentos fracos e pobres. (Gl 4.9-11)... “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.” o Apostolo Paulo quem afirmou: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados. Estas são sombras das coisas futuras; a realidade, porém, encontra-se em Cristo", (Col. 2.16-17)

Finalizando: Se você é SERVO na Casa do Senhor, você é um LEVITA, pois LEVITAS são todos aqueles designados para servir na casa do Senhor. Leia a Bíblia.


Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário