domingo, 22 de outubro de 2017

INTEGRIDADE VEM DO LATIM INTEGRITATE, SIGNIFICA A QUALIDADE DE ALGUÉM OU ALGO A SER ÍNTEGRO

Servir a Deus por inteiro, ou seja, com inteireza de coração. Sinônimos: austeridade, plenitude e retidão – (s.f.) Característica ou condição do que é inteiro. Condição do que não sofreu alteração; em perfeito funcionamento; integridade física: inteireza física.
Se analisarmos a vida de qualquer ser humano, encontraremos um motivo central que o leva a decidir e a agir. Deste ponto motivacional e central deriva tudo o que se é planejado. Neste trono de governo que pertence a Deus, pessoas têm colocado no lugar, a si mesmas, o prazer, o poder, a auto realização, coisas materiais e, até mesmo, outros seres humanos. Biblicamente falando, qualquer coisa ou pessoa que é colocada no lugar de Deus é um ídolo, um falso deus. Ora, se um falso deus assume a centralidade da vida, esta vida passa a ser moldada por ele, sendo uma decisão que, inevitavelmente, gera desastres dolorosos. O texto de Josué 24.1-31 é muito precioso e didático, pois nos ensina princípios que nos motivam e firmam o nosso serviço, significando isso a própria vida dirigida para Deus somente.

Está escrito: (Mateus 6: 24). “Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro”. “Não podeis servir a Deus e a Mamon”.
A Palavra de Deus fala do Rei Amazias, em (II Crônicas 25.2)... Fez ele o que era reto perante o Senhor; não, porém, com inteireza de coração. Esse texto fala de Amazias, um jovem de 25 anos que assumiu o reinado em Jerusalém. A Bíblia é clara em dizer que ele fez o que era reto aos olhos de Deus, mas havia um problema, aliás, um grande problema, Amazias tinha um coração dividido, fragmentado, faltava-lhe integridade. Amazias é “representante” de muitos homens e mulheres, que nesses dias vivem norteados por um coração dividido e que desconsideram a integridade.
Não podemos servir a dois senhores, nosso coração tem que ser integro inteiro do Senhor. Davi, em certa fase de sua vida fez uma oração a Deus; “… julga-me, Senhor, segundo a minha retidão, e segundo a integridade que há em mim”, (Salmo 7:8).

Não se permita viver dividido, fragmentado, pois o melhor de Deus habita na integridade, na inteireza de coração. Ser íntegro é não usar máscaras, mas ao contrário, é ser a mesma pessoa no coração, na mente e nas ações. Integridade é ser inteiro; não dividido.

Característica de uma pessoa integra:
1– Integridade não é o que você aparenta manter quando todos te observam. É quem você é, quando ninguém está olhando. É um nível de moralidade excelente, sem importar-se com o que está acontecendo ao seu redor.
2– É um alto padrão de honestidade, verdade, decência e honra que jamais é quebrado. É fazer aos outros, aquilo que gostaria que lhe fizessem, “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós, porque esta é a lei e os profetas”, (Mateus 7:12).
3– As palavras, de quem são íntegras, não muda. Ele não usa jogos de palavras, de maneira que você nunca sabe qual é sua posição, seu sim é sim, seu não é não e o que passar disso vem do maligno, “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque, o que passa disto é de procedência maligna”, (Mateus 5:37).
4– Seu objetivo é agradar a Deus e fazer o que é certo. Uma pessoa pode ser muito estimada pelos homens, mas abominável aos olhos de Deus, “E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque, o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação”, (Lucas 16:15).
A importância da integridade.
A integridade define quem somos para os demais. Quando alguém pensa em nós, inevitavelmente pensará se somos íntegros ou não. Todos nós estamos buscando a companhia de pessoas que são genuínas ou verdadeiras. Mantemos nossa palavra ou nos comportamos segundo melhor nos convém? Jesus Cristo procurou seus discípulos entre os menos religiosos, já que a religião estava muito corrompida em sua época.
A. A integridade determina como você reagirá em certas situações ou circunstâncias. Quando você estiver em circunstâncias onde tenha que optar em fazer o que é correto ou incorreto, a integridade ou a falta da mesma determinará o que você fará.
B. A integridade demonstra sua situação espiritual. Se alguém não tem integridade, então tem problemas espirituais, porque Deus quer que todos sejam justos e íntegros.
C. A integridade nos leva a presença de Deus, (Salmo 41:12)... “Porque males sem número me têm rodeado: as minhas iniquidades me prenderam, de modo que não posso olhar para cima; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; pelo que desfalece o meu coração”;
D. A integridade leva benção aos nossos filhos, se formos íntegros nossa descendência será abençoada, (Provérbios 20:7)... “O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele”,
Você tem sido Integro Inteiro diante de Deus? Veja a oração de Davi. (Salmo 7:1 a 8).., O Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim. Observe o pedido de Davi. Pedindo que Deus te julgue segundo sua integridade? Você teria condições de orar a Deus assim? Ore pedindo a Deus que transforme seu coração e aperfeiçoe seu caráter! “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”, (Filipenses 1:6).

Davi reuniu todos os príncipes e todos os povos de Israel e falou acerca do templo e adoração a Deus, chamando a atenção de seu filho: (1 Crônicas 28:9)... Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.
Medite nessas recomendações Bíblicas, falando de integridade:
- (Prov. 10:9)... Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.
- (Prov. 28:6)... Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos.
- (Prov. 11:3)... A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói.
- (Prov. 19:1)... Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente.
- (II Cor. 8:21)... Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.
- (Heb. 13:18)... Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.
- (Fil. 4:8)... Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
- (Sl. 41:12... Por causa da minha integridade me susténs e me pões na tua presença para sempre.
- (Jó 27:4-6)... Meus lábios não falarão maldade, e minha língua não proferirá nada que seja falso. Nunca darei razão a vocês! Minha integridade não negarei jamais, até a morte. Manterei minha retidão e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.
- (Sl. 26:1)... Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilar.

Conclusão:
Amados! Esse tempo clama por integridade daqueles que dizem amar a Deus. E sinceramente, para resgatar a integridade perdida, será preciso mais que boa vontade, uma verdadeira revolução de caráter, uma reinvenção de nós mesmos, uma reaprendizagem de quem somos de fato e de quem queremos ser diante de Deus e das pessoas que amamos. Precisamos de um milagre!
Está escrito: (Salmos 119.113)... “Aborreço a duplicidade (os que são inconstantes), porém amo a tua lei.”. O salmista é categórico em dizer que não suporta conviver com pessoas falsas, que governam suas vidas num complexo esquema de “faz-de-conta”. É preciso romper que esse modo doentio de viver e buscar em Deus Integridade.

Macapá-AP, 22 de outubro de 2014.- Republicado em João Pessoa, 22-10-2017.
  


Pastor João Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário