quarta-feira, 9 de maio de 2018

A SALVAÇÃO É UM CAMINHO, E, TEMOS QUE PERCORRER ATÉ O FIM.


1.      DEUS VEM A NÓS ATRAVÉS DE SEU GRANDE AMOR;
2.    OBRIGATÓRIO FAZERMOS A NOSSA PARTE;
3.    DEUS CUMPRE A SUA PROMESSA NOS GARANTINDO A VIDA ETERNA.

EXPLICANDO.
Deus, desde a criação do homem, que ele amou tanto, que fez o homem conforme sua imagem e semelhança, e tendo acabado, declarou: está muito  bom. Observe uma diferença no pronunciamento de Deus: tudo que Ele criou antes do homem, declarou “está bom”; ao homem, Ele mudou a declaração para “muito bom”, e isso é uma honra para nós.

A humanidade viveu durante todo o velho testamento (VT), a grande maioria em total desobediência a Deus, chegando a ponto de Deus se arrepender de haver feito o homem, e, permitindo dois cativeiros: Cativeiro do Egito e Cativeiro da Babilônia, e ainda, chegando a destruir o mundo, através do dilúvio, salvando a semente, a saber: Noé, sua família (esposa, filhos e noras), e um par de cada espécie (um macho e uma fêmea), para que procriarem e povoarem o mundo, pela segunda vez.
Na nossa geração, que nascemos na sexta Dispensação, “a dispensação da Graça”.
O Novo Testamento é agora palco de uma nova fase probatória. O Senhor Jesus estabelece Sua Igreja (Mateus 16.18), e com ela abre-se as portas da graça. Esta Dispensação também chamada de Dispensação da Igreja e do Espírito Santo, foi inaugurada por Jesus (João 1.17). Foi uma grande manifestação do Amor de Deus, (Tito 2.11).
O Espírito Santo inaugurou a Igreja, (Atos 2.4), trazendo para este tempo o poder de Deus para nossas vidas, (Atos 4.31). Como nas demais dispensações, esta também tem um propósito, que é através de Cristo, chamar das trevas para Sua maravilhosa luz (I Pedro 2.9), um povo Seu, especial, zeloso, de boas obras (Tito 2.14). A Dispensação da graça é marcada pela Nova Aliança (Mateus 26.28), feita com o Sangue de Cristo, diferente da Aliança anterior feita com sangue de animais, conforme (Êxodo 24.8).

Vamos à análise dos tópicos:
1 - DEUS VEIO A NÓS ATRAVÉS DE SEU AMOR, ENVIANDO SEU FILHO.  Jesus nasceu; cresceu entre nós; operou milagres; ensinou a todos que só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida; entregou a sua vida por nós; ressuscitou ao terceiro dia; voltou ao Céu, prometendo rogar ao Pai por outro Consolador, para que não ficássemos órfãos; prometeu voltar para nos levar para si (João 14). O Consolador veio, revestiu seu povo de poder e permaneceu entre nós até hoje (Atos 2); Nos orientou através de sua Palavra.
(João 3:17)... Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.

2 – FAZER A NOSSA PARTE. Negarmos a nós mesmos e tomar a nossa cruz; CRER; Amar a Jesus e sua Palavra; Aguardar a sua Volta; Lutar e Vencer. Vejamos essas afirmativas:
2.A- NEGAR-SE-SE, E TOMAR A CRUZ - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lucas 9:23).
2.B- CRER. - Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus. (João 3:18).
2.C- AMAR A JESUS E GUARDAR A SUA PALAVRA. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. ...Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. (João 14: 21 – 24).
2.D- AGUARDAR A SUA VOLTA. A Bíblia apresenta o retorno de Cristo como uma grande motivação para agir, não como um motivo para parar de agir. Em (I Cor. 15), Paulo conclui seu ensino sobre o Arrebatamento dizendo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor” (V. 58). Em (I Tes. 5), Paulo conclui sua lição sobre a volta de Cristo com essas palavras: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (V. 6). Recuar, jamais; devemos trabalhar enquanto temos tempo, …a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (João 9:4). Acreditamos que o retorno de Jesus Cristo é iminente, quer dizer, Seu retorno pode acontecer a qualquer momento. Nós, aguardamos “a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13). É fácil seguir a Cristo? A Palavra do Senhor é clara em enfatizar que não é fácil. Vivemos em um mundo que nos odeia devido ao amor de Jesus e porque somos escolhidos para uma vida plena ao Seu lado. Servir a Deus e seguí-Lo implica em conhecermos que seremos perseguidos, afrontados e enfrentaremos verdadeiras batalhas até alcançarmos a redenção completa no céu. “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (II Timóteo 3:12).
2.E- VENCER. Há sete importantes promessas “ao que vencer”: 1) Quem tem ouvidos ouçam o que o espírito diz às igrejas: “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus” (Ap. 2,7); 2) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Ap. 2,11); 3) “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap. 2,17); 4) «E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap. 2,26-28); 5) O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos (Ap. 3,5); 6) A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome (Ap.3,12); Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap. 3,21).
Conclusão: (Hebreus 10:36)... Em verdade vos afirmo que necessitais de perseverança, a fim de que, havendo cumprido a vontade de Deus, alcanceis plenamente o que Ele prometeu;

3 - DEUS CUMPRE A SUA PROMESSA NOS GARANTINDO A VIDA ETERNA.
3.A - JESUS JÁ CONSUMOU NA CRUZ A NOSSA SALVAÇÃO (João 19:30); ... Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
3.B - O ESPÍRITO SANTO JÁ ESTÁ CONOSCO – Aconteceu no dia de Pentecostes ( Atos 2)
3.C - NOSSO LUGAR JÁ ESTÁ PREPARADO ( João 14:1,2);
3.D - VIRÁ NOS BUSCAR Disse Jesus: E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (João 14:3). Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3:11)

FAÇAMOS A NOSSA PARTE, QUE É OBRIGATÓRIA – João Pessoa, 08/05/2018.
   

Pastor João Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário