terça-feira, 15 de maio de 2018

LOUCOS! PREOCUPADOS COM TESOURO E GLORIAS.


Desde os tempos de Jesus, que o homem louco se preocupa com duas coisas: “tesouro”, e, “Fama”. Tanto é que Jesus contou uma de suas parábola que deveria ser sempre lembrada por todos os homens:  E Jesus propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:16-20).

Quando observamos noticiários da operação Lava jato, observamos quantos “loucos”, já não sabem mais onde guardar “dinheiro”: malas, caixas, bancos no País e fora do País, apartamentos, outros escondem seus nomes e guardam bens em nomes de “laranjas”; Loucos, loucos, loucos. Observe que dos escritos de Moisés aos escritos do Salmista, os anos de vida do homem, já traz uma diferença muito grande: (Gen. 6:3) Moises escreve: 120 anos; (Sl. 90:10), o Salmista escreve: “A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos”.

Entendo que falta-lhes quatro coisas:
I) Conhecimento da Palavra de Deus;
O que diz a Palavra de Deus.  A Palavra de Deus inicia com essa parábola, chamando-o de “louco”. Em seguida, fala da efemeridade da vida: Jacó disse a Faraó:
- A vida é uma peregrinação – (Génesis 47:9)
- A vida, é como flor que se abre vigorosa, mas logo murcha, seca e vai-se como a sombra que passa, não dura por muito tempo. (Jó 14:2);
- A vida é como uma neblina – (Tiago 4:14)
- A vida é curta como a flor da erva – (Salmo 102:11)
- A vida é como a sombra que declina – (Salmo 102:11)
- A Vida é como um conto ligeiro – (Salmo 90:9)
II) Falta conhecimento da realidade da vida, do que a ciência fala: “expectativa da vida”. A Expectativa de vida do brasileiro é de 75,8 anos, diz IBGE. Apesar desse crescimento contínuo na expectativa de vida. Segundo os institutos de pesquisas, o Brasil ainda está abaixo de países como Japão, Itália, Singapura e Suíça, que em 2015 tinham o indicador na faixa dos 83 anos.
III) Olhar ao seu redor, e procurar “entes queridos que já partiram”; Avós, pais, e muitos até filhos, que foram tragados repentinamente pela morte.
IV) Um espelho para se contemplar dia a dia. Olhar-se no espelho e ver seu rosto envelhecendo; seus cabelos embranquecendo, como sinal de que sua vida está voando para a eternidade.

Falar de Eternidade. Essa deveria ser uma preocupação bem maior do que Tesouros (que ficam); Glórias (que murcham); Saúde (que vai); E quando isso tudo passar! “Onde vais passar a Eternidade”? Saibamos que inevitavelmente, todos teremos um “encontro com Deus”; E aí, estás preparado? Acordei hoje, pensando como os homens estão preocupados com tesouros e famas, e totalmente esquecidos ou mesmo entorpecidos, esquecendo que a “vida passa”. O profeta (Amós 4:12), nos alerta: “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”! Paulo escrevendo aos Coríntios, afirma: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. (II Cor.5:10).

Um aviso: Seus tesouros não terão qualquer valor e suas Glorias e fama, lá não chegarão.
- Finalizo com a expressão do Apóstolo Pedro: Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. (I Pedro 1:24,25).

Pastor João Marcos Ferreira - 15/05/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário