sexta-feira, 24 de agosto de 2018

CUIDADO PARA O DINHEIRO NÃO TOMAR O LUGAR DE DEUS EM SUA VIDA, POIS CERTAMENTE O FINAL SERÁ A MORTE ETERNA.


Referência: O dinheiro é o ídolo mais adorado em nossa geração.

Leitura contextuada: (I Timóteo 6:9-11) ... Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Não é pecado ser rico nem é virtude ser pobre; dessa forma, nada há de errado em possuir dinheiro; Podemos observar que há pobres que são ricos e há ricos que são de espíritos pobres. Quando usamos o dinheiro para um propósito positivo, o dinheiro é uma grande bênção; mas quando o dinheiro nos usa para explorar, oprimir, usurpar e corromper outros, é uma maldição. Jesus certa vez foi interrogado por um doutor da Lei, cuja preocupação era herdar a vida eterna. Veja: (Lucas 10:25-28): E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Fica claro que o dinheiro não tem poder para comprar a vida eterna.

Três males terríveis são mencionados no versículo acima:
1º. O primeiro mal que o amor ao dinheiro produz é “apostasia e avareza. Quem ama o dinheiro, desvia-se da fé; Troca o Deus verdadeiro pelo ídolo Mamom, ou quer servir aos dois. Ninguém pode servir a Deus e à riqueza ao mesmo tempo; (II Tim. 3:1-5).
2º. O segundo mal que o amor do dinheiro produz são “muitas dores”. Aqueles que buscam o prazer e o sucesso pelo dinheiro mal adquirido acabam colhendo o oposto do que desejam. O fim da linha é dor e tormento (I Tim.6:10). Não ame o dinheiro, use-o para a glória de Deus;
3º. Outro mal, é a Avareza. “A palavra grega que foi traduzida por avareza, literalmente significa “amantes da prata”. O mundo está mal, e está assim porque nele vivem pessoas apenas preocupadas com o seu próprio dinheiro e o lucro que podem adquirir. Aquele que é egoísta faz do seu dinheiro, um deus, pois vive uma vida de avareza, transformando o dinheiro e os bens que possuí em ídolos.

Jesus certa vez, testou a capacidade de um Jovem rico que se aproximou d`Ele, em busca da Vida Eterna. (Mateus 19:21-24): Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Quando você por causa do dinheiro, pensa que tem tudo e que o dinheiro supre tudo, veja seu retrato na revelação de João em (Apocalipse 3:17): Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

O Apóstolo Paulo manda Timóteo se afastar de homens avarentos, egoístas, sem domínio próprio e amantes de si mesmos. Leia: (II Tim.3:1-5):  Saiba disto, nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses. E ainda aos Corintos, manda que nem sente a mesa com Avarentos: (1 Cor. 5:11): E ainda Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

Deus nos livre da “Idolatria ao dinheiro, bem como da companhia de Avarentos e egoístas”.
   
Pr. João Marcos Ferreira - 24/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário