terça-feira, 4 de setembro de 2018

A PEDRA QUE OS EDIFICADORES REJEITARAM – A PEDRA ANGULAR DE ESQUINA.


A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção. A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção. Atualmente, a pedra angular seria semelhante ao alicerce dos prédios contemporâneos. 

A rejeição da Pedra angular “Jesus”, foi profetizada desde o Salmista (Salmos 118:22,23): A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos; Tendo cinco citações no Novo Testamento, a saber:
1. (Mt. 21,42 / Mc 12,10): Jesus lhes disse: "Vocês nunca leram nas Escrituras? A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós;
2. (Lc 20,17,18):  Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: "Então, qual é o significado do que está escrito? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’. Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó".
3. (Atos 4:8-12): Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: "Autoridades e líderes do povo!
Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".
4. (I Pedro 2:7,8); Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular", e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

Voltando ao Velho Testamento, observamos Deus falando sobre Jesus, através do Profeta Isaias, Veja: (Isaías 28:16): Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Nas promessas de Deus contido na sua Palavra sobre o concerto que Ele fez com que o seu povo tivesse esperança, desde a sua aliança com Abraão de que Ele seria o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Deus fala através de Moisés: (Deut. 32:3,4): Proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus! Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Pedra rejeitada desde o seu Nascimento.
As narrativas bíblicas sobre Jesus desde a sua infância, mostram que, desde o nascimento sua vida ficou marcada pelo sinal da rejeição. Lucas escreve: (Lc 2:1-7)... Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano.  Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.  (Mateus 2), narra que Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. (Mateus 2:1-3) ... Herodes quis matá-lo e Jesus teve de fugir para o Egito até a morte do rei.
Jesus cumpriu seu Ministério, e após tendo realizado curas e milagres, foi rejeitado e trocado por um ladrão e criminoso; (Marcos 15:6-15): O povo gritou: solta Barrabás e crucifica Jesus.

Todos o abandonaram. Até na Cruz, na hora de sua crucificação, padecendo dores, foi abandonado. Ao pé da Cruz, João, o discípulo amado, narra: (João 19:25-27): ...Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: "Aí está o seu filho", e ao discípulo: "Aí está a sua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa.

Será que não estamos fazendo igual a todos, quando o abandonamos por nossos próprios interesses, como conceitos, bens, rendas (salário/cachês), saúde, lazer, família? Será que não o abandonamos quando nos firmamos em uma Placa ou CNPJ, como se a “denominação” levasse alguém para o Céu (a minha igreja é a melhor)? Jesus é diferente? Ele vem buscar uma denominação? Ele vem buscar um CNPJ? Ele vem buscar uma igreja que tenham mais ou que tenham menos crentes? Será que não estamos abandonando Jesus, por um líder humano, que fala bonito ou que tem poder de persuadir? Cuidado com o tamanho e a beleza de sua denominação, pois quando mostraram o templo que Zorobabel construiu, e Herodes o reformou, em toda sua beleza, um templo durou 46 anos para ser construído (João 2:20), Jesus olhou e disse: (Marcos 13:1-10) ...” Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada”. E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir. E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim. Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações.

O fundamento sólido, firme, e duradouro, sobre o qual a nossa fé deve ser edificada, é uma pedra provada, porque todos os santos se edificam sobre ela, e ela jamais falhou com qualquer deles, e certamente não falhará conosco.

Firme-se nesta Pedra rejeitada, porque é por “Essa Pedra” e somente por Ela que chegaremos ao céu. Exclamou Pedro: “Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos"(Atos 4:11,12).

Pastor João Marcos Ferreira. 04/09/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário