sexta-feira, 31 de julho de 2020

SOMOS EMBAIXADORES DE CRISTO; TEMOS OBRIGAÇÃO DE FALAR SEU AMOR.

E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (II Cor. 5:18-20).

A ordem que Jesus nos deu, na forma como nos constituiu embaixadores foi: IDE.

1.    Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15);

2.    Ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas ... (Mateus 28:19,20)

Lamentável mente, os tempos que vivemos, em nada diferem dos tempos em que viveram os apóstolos, quando Deus, falou a Paulo, em especial:

E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales. Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. (Atos 18:9,10).

 Paulo exorta essa obrigação de falar a seu filho na fé; Timóteo: Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes (insista) a tempo e fora de tempo, redarguas (acuses), repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (II Tim. (4:1-5). Conjuro-te, significa: rogo, súplica, pedido ou protesto insistente. Cuidado; o nosso tempo é hoje...

Fala, quer ouçam ou deixem de ouvir. Deus disse a Ezequiel e responsabilizou: E disse-me ele: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais têm transgredido contra mim até o dia de hoje. E os filhos são de semblante duro e obstinados de coração. Eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir {porque eles são casa rebelde}, hão de saber que esteve no meio deles um profeta. E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, ainda que são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Mas tu, ó filho do homem, ouve o que te digo; não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou. (Ez. 2:3-8)

Veja que Jesus sempre incumbiu os discípulos em missões importantes, dizendo IDE. Veja: Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado (Lucas 13:31,32).

 Não podemos ser covardes (tímidos) ou medrosos, no cumprimento do nosso ministério. Deus não precisa de covarde ou medroso. Disse Deus a Gideão:  Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. (Juízes 7:3).

Veja as consequências que virão sobre nós, se ficarmos calados: A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma. Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então? Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis ó casa de Israel? (Ez.33:7-1)

Deus diz ainda a Ezequiel, que Se Ezequiel falar, cessa a nossa responsabilidade, e nós salvamos a nossa alma. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma (Ez. 3:19).

Vai continua calado? Leia: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap. 21:8).

Amados! O fim, vem. Quem tem ouvidos para ouvir, OUÇA. Jesus falou através de: Lucas; (Mateus 11:15; 13:9); (Marc. 4:9,23; 7:16); (Luc. 8:4-15); (Apoc. 2: 7, 11, 17); (Apoc. 3: 6,13,22); (Apoc. 22:17).

Eu não me calo. Observo o exemplo de Paulo, quando Diz: Não Me Envergonho do Evangelho” Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. (Romanos 1:16,17).

É maravilhoso, veja que em meio a todas os perigos, açoites, prisões, Paulo não se esconde e nem emudece. Pelo contrário, sente-se honrado por anunciar as boas novas da salvação do homem.

Por quê? Porque o evangelho é o poder de Deus. É um poder para salvar e não para destruir. A palavra poder nesse versículo, segundo o original grego, tem o mesmo radical de dínamo e dinamite. Portanto, o Evangelho é a dinamite de Deus contra o pecado. Paulo diz ainda: (I Cor. 11:1-3). Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

Vamos à exortação de Pedro. Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero, para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos, sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. (II Pedro 3.1-14). Glorias a Deus.

 

Pastor João Marcos Ferreira (31-07-2020). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário