quarta-feira, 15 de julho de 2020

O VALE DE OSSOS SECOS, NÃO É SEU LUGAR. QUER A FÓRMULA PARA SAIR? VAMOS A FONTE: A PALAVRA DE DEUS:


 Bíblia, somente Bíblia. 25 citações.
                              
(Salmos 19:7-10). A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.

(Ezequiel 37:1-14). Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos; E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos... Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

Deus explicou a Ezequiel que os ossos secos representavam a nação de Israel.
Depois de muitos anos de desobediência, Deus tinha castigado os israelitas, entregando-os nas mãos de seus inimigos. A cidade de Jerusalém tinha sido arrasada, o templo estava em ruínas e o povo tinha sido deportado para a Babilônia. Essa morte, era fruto do pecado do povo de Israel, que tinha abandonado a Deus, para seguir ídolos e tinha se dedicado a fazer muitas coisas que eram erradas. Como não se tinham arrependido e mudado de vida, receberam o castigo que mereciam. Agora, diante da devastação, eles reconheceram seus erros mas perderam a esperança. A escravidão era sua nova realidade e eles se sentiam mortos, como ossos secos. Era o fim, mas Deus diz: (Ez.37:14). E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.

ESTAVA-MOS MORTOS - Paulo, declara: (Efésios 2:1-9). Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo; pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para não se gloriar.

MORTOS NA IGREJA; João escreve à Igreja de Sardes. (Apoc. 3:1-3). E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Sê vigilante, é prestar atenção à palavra de Deus; (Apoc. 1:3). Bem-aventurado aquele que , e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo; é buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, (Mat. 6:33).  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Porque Deus usou a figura dos ossos secos? Provavelmente, por duas razões: 1). Os ossos são a parte mais durável de nosso corpo, que resistem por séculos ou até milênios após a morte.
2). Os ossos são a base do corpo humano. Base é estrutura. Logo podemos dizer que base é princípio, é essência, é firmeza, é solidez; 3). O osso é um tecido vivo com imensa capacidade de se refazer. Em caso de fissura ou fratura o osso regenera-se totalmente. Em (II Reis 13:21), encontramos o relato sobre a morte de Eliseu, e, de um homem, que foi lançado na sua sepultura, e após ter tocado em seus ossos, o homem ressuscitou. Isso significa que a unção, a base, a essência que estava na vida de Eliseu não havia morrido, e que ainda estava pairando naquele lugar. Não foram os ossos em si que operaram o milagre, mas a unção que nunca morre foi que realizou aquele prodígio, mesmo depois de Eliseu estando morto. A unção que tinha Eliseu ainda estava em evidência, devido ao fato dele ter tido uma vida integra e cheia da Palavra de Deus. Isso nos leva a entender que mesmo quando partimos desta terra, a unção que há em nós poderá realizar proezas para honra e glória do nosso Deus.

(João 19:36) João nos relata a respeito dos ossos de Cristo que não foram quebrados. Isso tem um simbolismo fantástico! Os ossos de Cristo não podiam ser quebrados, pois simbolizavam a sua vida espiritual, a sua comunhão com Deus. A sua essência, o seu princípio não podia ser quebrado. Mostrando-nos com isso que: a nossa essência, a nossa base espiritual não pode ser quebrada, pois Ele venceu, e nos dá o Poder de vencer.

Quer manter os seus ossos vivos à luz da Bíblia? Veja: Salomão afirma: (Prov 15:30), A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos; (Prov 16:24), As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos; " (Prov 17:22) O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos; (Prov 25:15). Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos. Jó usa a expressão para descrever sua dor, sofrimento e miséria, e diz: "de noite se me traspassam os meus ossos" (Jó 30:17). Davi também demonstra sua angústia, quando diz: "Os meus ossos estão perturbados" (Salmos 6:2) e depois, profeticamente, revela os sentimentos de desalento do Senhor Jesus na cruz, que diz: "Todos os meus ossos se desconjuntaram" (Salmos 22:14) e "e os meus ossos se consomem" (Salmos 31:10)

A Palavra de Deus recomenda: (Provérbios 3:1-10). Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Quer receber a Vida em seus ossos, e, bênçãos de Vida? Deus diz: (Deut.28:1). E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
(II Crônicas 7:14,15). E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Quer se tornar sábio? (Prov. 9:10)   O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Quer ter Vida eterna? Beba na fonte: (João 4:14). Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. (João 8:32). E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Lucas 21: 33-34,36). Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia... Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. (I João 5:13). Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus.
Pastor João Marcos Ferreira (16/07/2020)


Nenhum comentário:

Postar um comentário