terça-feira, 25 de abril de 2023

Quem prevalece é a VONTADE DE DEUS,

 A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Isso significa que o propósito de Deus para todas as coisas reflete sua natureza pura, santa e justa. A boa, perfeita e agradável vontade de Deus se manifesta através de sua graça, de suas misericórdias e também de sua justiça.

Quem prevalece é a VONTADE DE DEUS, e não a nossa própria vontade? Texto base: Mateus 8:1-4. E, descendo Jesus do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo:  Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

 O leproso, orou corretamente; “ se quiseres”. Como é que Jesus nos ensinou a orar? Mateus 6:6-10. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

Como estamos orando? Senhor! Eu quero; Senhor, Me dar; Senhor, vai lá; Senhor; Me curas; Senhor, passa de mim, essa luta; Senhor, Senhor, Vem cá...... Tiago nos instrui: Tiago 4:13-16. Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

Deus diz através de sua Palavra: (Oséias 4:6). O meu povo perece por falta de conhecimento... Deveríamos saber, que os nossos Caminhos, planos e pensamentos, estão subordinados aos Caminhos, Planos e Pensamentos de Deus. Está escrito:

1).  Jeremias 29:11-13. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 2). Isaías 55:8-11. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

Tomemos como exemplo, a solução para a ansiedade de Habacuque: (Hab. 2:1-4). Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.

 Precisamos aprender a esperar em Deus:

1) Esperar em Deus nos ajuda a conhecê-lo melhor. Para conhecer uma pessoa você precisa investir tempo com ela. Moisés investiu quarenta Dias nos quais Deus comunicou as coisas que Moisés ensinaria e faria na direção da nação de Israel. Deus respondeu a oração de Moisés, ninguém foi tão íntimo de Deus como ele. Deuteronômio 34.10 afirma que “nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, a quem o Senhor falasse face a face”. Ninguém recebeu orientações tão claras como Moisés.

 2) Esperar em Deus fortalece a nossa fé e gera paciência. – Isaias 28.16b diz “…aquele que crer não se apressará”. O mundo pode estar em polvorosa, mas o coração daquele que espera no Senhor descansará. O coração aprende a aquietar-se em Deus: “Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus” (Salmo 62.5). Deus sabe o que fazer em cada situação.

 3) Esperar em Deus nos prepara para recebermos bênçãos maiores do que as que pedimos. “…os caminhos do Senhor são mais altos que os nossos…” (Isaias 55.9); (Jer. 29:11). Os planos de Deus são maiores do que os nossos planos. Esperar em Deus possibilita a realização de grandes coisas em sua vida. (

 4) Esperar em Deus é a nossa única garantia de vitória nas lutas. – Satanás sabe se somos pessoas guiadas por Deus e é por isso que ele faz de tudo para nos confundir e nos desencorajar. Daniel recebeu uma visão de Deus, ele não entendeu bem e precisava que Deus esclarecesse aquela visão um pouco mais. Então orou e jejuou por 21 dias. Aí o anjo Gabriel trouxe a resposta. O anjo disse a Daniel que suas orações haviam sido atendidas no primeiro dia, mas que forças demoníacas estavam impedindo que aquela resposta chegasse até Daniel. (Daniel 10:2-14). Se Daniel tivesse desistido, não teria recebido a direção do Senhor.

 Conclusão: Se queremos ter uma vida vitoriosa precisamos aprender a confiar e a esperar em Deus. Ele verdadeiramente tem o melhor para as nossas vidas e familiares. Em quem você tem confiado para ter dias melhores? Lembre-se que Deus está sempre pronto para te acolher, te perdoar e se reconciliar com você.  

- Exercite a sua fé. Ore colocando nas mãos do Pai todas as suas questões ou dúvidas. Creia que Ele sabe e controla tudo. Samuel orou: (II Samuel 10:12) Esforça-te, pois, e esforcemo-nos pelo nosso povo e pelas cidades de nosso Deus; e faça o SENHOR, então, o que bem parecer aos seus olhos. (II Samuel 15:26). Se, porém, disser assim: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça de mim como parecer bem aos seus olhos.

- Jesus é o nosso maior exemplo. (Mat. 6:10). Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; (Mateus 26:42).  E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este cálix não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.

- Lance as suas ansiedades e o seu coração aos pés da cruz de Cristo. (I Pedro 5:7-11). Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

- Descanse na Paz de Jesus. (João 16:33). Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (I Pedro 4:19). Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem. No tempo exato, Deus te consolará. (Mateus 5:4). Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Pastor João Marcos Ferreira – 25 de Abril de 2023.



Nenhum comentário:

Postar um comentário