terça-feira, 20 de junho de 2023

Deus não impõe; Deus, propõe: Se ouvires; Se guardares; Quando ouvires e guardares todos os mandamentos.

Encontramos na Palavra de Deus, algumas expressões de Deus para nós, expressões essas de “advertências”: SE OUVIRES; QUANDO OUVIRES; QUANDO GUARDARES; QUANDO ANDARES...

Meditando na “Palavra de Deus”, observamos que ele nos mostra com clareza, o caminho em que devemos andar, mostrando inclusive, as consequências do não atendimento a suas propostas para nós, certos de que Deus nada impõe; ele nos propõe o que devemos fazer. Assim, entendemos que: embora Deus seja poderoso e domine sobre tudo, Ele é gentil e não se impõe como dominador. Ele espera ser aceito e amado por sua misericórdia e graça para com todos.

A graça de Deus nos dá acesso à vida eterna, mas não nos força a aceitá-la. Deus poderia ter evitado que Adão viesse a comer do fruto proibido, contudo, Deus apenas advertiu, dizendo (Gen.2:17).  "Não comerás da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia que dela comeres, certamente morrerás". Observe que Deus preveniu a Adão as consequências que teria se comesse, entretanto, não o impediu a comer. Está escrito que Adão preferiu dar ouvidos a sua mulher, e comeu, e, como Deus o havia advertido, foi expulso do Jardim (Gen.3:22-24).

Deuteronômio 30:14-16. Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.

Deus propôs a seu povo a seguir o bem, ou o mal, bem como a vida a morte, e disse: escolha. Disse Deus: - (Deut. 30:14-16, 19,20). Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. ... Os céus, e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.

Você busca as bênçãos de Deus? Elas estão à sua disposição, basta ouvir o que Deus propõe a você. Veja a proposta de Deus. Escolha: (Deut. 28:1-14). E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: (Leia até o vers. 14). (Se, e. quando).

Deus mandou um recado para o Rei Asa. (II Crônicas 15:1,2). Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. (Se).

Davi falou a seu filho Salomão: (I Crônicas 28:9,10). E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te e faze a obra. (Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.).

Diz Deus a seu povo: (II Cron.7:14,17,19-20). E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. ... E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, e fizeres conforme a tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, ... Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.

Observação: O povo de Israel teria que cumprir quatro condições, para poderem receber a restauração das bênçãos divinas: 1. Humilhar-se; 2- Orar; 3- Buscar a Deus; 4- Converter-se de seus maus caminhos.

Na dispensação da Graça, estabelecida com a vinda do Salvador, não é diferente, para nós. Veja que em várias ocasiões, Jesus disse:

1).  João 10:9-18. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

2). João 6:51. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

3). João 4:14. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

4). João 7:37,38. E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

5). Lucas 9:23,24. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.

Portanto, você tem a “liberdade de escolher entre a vida e a morte; Deus diz: (Deut.30:19b). Escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência...

João Pessoa, 20/06/2023. Pastor João Marcos Ferreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário