domingo, 13 de agosto de 2023

QUEM CREU NA NOSSA PREGAÇÃO?

Isaias profetisa acerca de Jesus. (Isaias 53:1-5). Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Notadamente, devido a incredulidade, a cegueira e a dureza de coração dos homens, não os deixaria crer que Jesus Cristo seria o Filho de Deus, que viria nos resgatar; nos Evangelhos, observamos que Jesus enfrenta essa incredulidade e cegueira dos homens, quando o seguiam apenas pelo “pão que comiam, e pelos milagres que recebiam”, entretanto, “não creram nEle”.

Jesus respondeu-lhes e disse: (João 6:26). Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Ainda repete: (V.36). Mas já vos disse que também vós me vistes, contudo, não credes.

Amados! Estamos aqui, para completar a Obra de Deus. Qual é a obra de Deus? (V.29). Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

Observe que a incredulidade, não fica no tempo do (V.T), a incredulidade, a cegueira e a dureza do coração dos homens, perdura, no tempo de Jesus presente aqui na terra, tanto é que o crucificaram numa morte de vergonha – a cruz.

Hoje não é diferente: Estamos pregando, em cumprimento à ordem que foi dada IDE pregai o Evangelho; IDE e fazei discípulos e ensinai; estamos fazendo, mas enfrentando a incredulidade, a indiferença e até o descaso de muitos.

Mas isto também fora profetizado. Está escrito: (Êx. 7:3). Eu, no entanto, endurecerei o coração do Faraó e multiplicarei no país do Egito os meus sinais e os meus prodígios. (Isaias 6:10). Engorda o coração deste povo, e enderece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado. (Atos 28:27). Porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam. Nem com os ouvidos ouçam. Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.

Quem crê, hoje em nossa pregação? Exclusivamente os que haverão de se salvar. Observe a pergunta, e a resposta de Jesus: (Lucas 13:23-27).  E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade.

Como começou a Igreja? Você sabia que a promessa de Salvação se estende a nossos filhos? Aqui não é filosofia vã, ou mera interpretação de homens. É Bíblia.  Medite: (Atos 2:39-47). Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Muito cuidado para não invalidar mandamentos de Deus, pela tradição de homens: Jesus chama esses homens, de “hipócritas”. (Mateus 15:7-9). Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Paulo recomenda: (Gálatas 1:8-11). Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vê-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

Há muitos, cuja crença é vã, e não receberão galardão - Os que creem em Jesus, apenas como: médico por excelência; provedor de tudo; o guardião de nossas vidas; abençoador; protetor; socorro presente; os que estão e até lideram o Evangelho, por mera indicação (eleição) de homens, se perpetuam e afirmam como profissão e meio de sobrevivência, mas, Deus me colocou. Foi Deus, ou foi a escolha de um grupo de liderados, participantes da mesa farta? Jesus alerta sobre aquele dia: (Mateus 7:22-23). Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Esses, apenas seguiram, sem cumprir as duas etapas importantes, antes de seguir: Medite: Lucas 9:23. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Esqueceram de: “Negar-se a si mesmo, e Tomar a Cruz”.

Negar-se a se mesmo, é amar a Deus, mais do que à sua própria vida. Disse Jesus: (Mateus 16:25; Marcos 8:35; Lucas 9:24). Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salvá-la-á! (João 12:25). Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.

- Negar-se a se mesmo, e tomar a Cruz, é dizer como disse Paulo: (Gálatas 2:20). Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Dessa forma, meus irmãos; nós somos privilegiados. Disse Jesus: (Mateus 13:11-16).  Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías: (Isaias 6:9,10). Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.  

Alegremo-nos, fomos destinados por Jesus, ao Reino de Deus”. (Lucas 22:29-30). E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou; para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. (Fil.3:20). Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, (Ef. 2:19). Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; (I Pedro 2:9). Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Pastor João Marcos Ferreira – 13/08/2023



(Os Grifos são nossos).                                                                    

Em tempo: Paulo o Apóstolo dos Gentios. Porque? São Paulo foi considerado o apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionário nos países gentílicos.Significado do nome: Apóstolo - Missionário que deixa as vontades de lado para viver em função de propagar sua fé; pregador, missionário. [figurado]. Quem se dedica à propagação e defesa de uma doutrina

Significado de “Porfiai”. Porfiai vem do verbo porfiar. O mesmo que: brigai, triscai, questionai, debatei, contestai, altercai, lutai, teimai, disputai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário