terça-feira, 6 de agosto de 2013

O CRISTÃO E A CIDADANIA V



O CRISTÃO E A CIDADANIA V.
(Pv 29.2) Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme.
Esse texto bíblico fala da alegria do povo por reinar, ou por governar sobre eles o justo. Do outro lado o perverso quando é que governa o povo suspira, lamenta, reclama, geme na rua.
O contraste entre o justo e o ímpio
Livro de salmos:
O Salmo primeiro é a porta de entrada deste texto, pos é o maior livro da Bíblia. Observe três lições importantes deste Salmo:
Em primeiro lugar;
Um contraste profundo é apresentado. O autor sagrado faz um profundo contraste entre o ímpio e o justo. Enquanto o ímpio é como uma palha que o vento dispersa, o justo é como uma árvore plantada junto à fonte. Enquanto o ímpio está seco espiritualmente, o justo tem verdor mesmo nos tempos de sequidão.
·         Enquanto o ímpio não tem frutos que agradam a Deus, o justo produz frutos na estação certa. Enquanto o ímpio não tem estabilidade e é jogado de um lado para o outro pelo vendaval, o justo tem suas raízes firmadas no solo da fidelidade de Deus.
·         Enquanto o ímpio tem suas obras reprovadas por Deus, o justo tem sucesso em tudo quanto faz. Enquanto o ímpio busca a roda dos escarnecedores, o justo se deleita na lei do Senhor.
·         Enquanto o ímpio não terá assento na assembleia do santos nem prevalecerá no juízo, o justo será conduzido por Deus na história e recebido na glória.
·         Enquanto o caminho do ímpio perecerá, o caminho do justo é conhecido por Deus.
É tempo de você refletir sobre sua vida. Quem é você? Onde está o seu prazer? Onde está o seu tesouro? Em qual dessas duas molduras você pode colocar sua fotografia? Lembre-se: o ímpio pode parecer feliz, mas seu fim é trágico. Mas, o justo, mesmo passando por provas na vida, é bem-aventurado.

Em segundo lugar;
Um caminho de felicidade é descortinado. A felicidade existe e pode ser experimentada. É legítima e compatível com a fé cristã.
Essa iguaria especial da alma não se encontra no conselho dos ímpios, daqueles que se esquece de Deus.
Esse tesouro tão cobiçado não é encontrado no caminho largo dos pecadores nem mesmo na mesa, onde os escarnecedores rasgam a cara em ruidosas, gargalhadas de escárnio. Onde está a felicidade?
Você é feliz em primeiro lugar, por aquilo que evita.
Você sorve o néctar da felicidade quando tapa os ouvidos ao conselho dos ímpios, quando afasta seus pés do caminho dos pecadores e quando não busca um lugar junto à mesa na roda dos escarnecedores; você é feliz por aquilo que você faz.
Uma pessoa feliz nutre sua alma com os jorros benditos que emanam da lei de Deus.
A felicidade está em alimentar a mente com a verdade de Deus e ser governado por essa verdade.

Em terceiro lugar;
Você é feliz por quem você é.
Uma pessoa feliz é como uma árvore frondosa, de folhas viçosas e frutos excelentes, que mesmo na adversidade, não perde sua beleza nem escasseia seus frutos.
Uma pessoa feliz tem sucesso constante, uma vez que tudo quanto faz será bem sucedido.

Os ímpios são aqueles que não levam Deus em conta.  Esses não têm segurança diante das tempestades da vida e serão levados como a palha que o vento dispersa.
·         Os IMPIOS são aqueles que deliberada e conscientemente andam na contramão da vontade de Deus e transgridem a lei de Deus. Esses, mesmo sendo religiosos e tendo seu nome no rol de membros de uma igreja não permanecerão na congregação dos justos.
·         Os IMPIOS são aqueles que, além de rejeitarem a verdade, escarnecem de Deus e zombam da fé cristã.
·         Os IMPIOS podem prevalecer no juízo dos homens, subornando os tribunais e amordaçando a justiça, mas jamais prevalecerão no juízo de Deus.
·         Os IMPIOS para se elegerem prometem tudo, inclusive sabendo que não poderão fazer;
·         Os IMPIOS em campanhas cometem crime eleitoral (crime também diante de Deus). Distribui dinheiro, sapatos, chinelos, telhas, cargos públicos, com a finalidade de COMPRAR VOCÊ. Veja o que escreveu o Profeta Amós (Bíblia):
·         Textos:
a)      (Amós 4.1)... “Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis os pobres, que quebrantais os necessitados, que dizeis a seus senhores: dai cá, e bebamos”. Observação: (Vacas de Basã: materialismo e decadência espiritual).
b)      (Amós 5:11-12)... Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis um tributo de trigo, edificastes casas de pedras lavradas, mas nelas não habitareis; vinhas desejáveis plantastes, mas não bebereis do seu vinho. Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta.
c)       (Amós 8:4-7)... Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado; e destruís os miseráveis da terra, dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas, Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo? Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre.

ÍMPIOS, PECADORES e PERVERSOS podem vender uma imagem glamorosa do pecado e podem até passar a imagem de que estão sorvendo todas as taças da felicidade, mas sua alegria é ilusória, sua vida é vazia e sua condenação no juízo é certa. É preciso abrir os ouvidos da alma para escutar a retumbante voz do salmista, quando conclui, dizendo: “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”.

POR QUEM VOCÊ QUER SER GOVERNADO? (Presidente, governador, Senador e Deputados)?
POR UM ÍMPIO, perverso, que transgrida a Palavra de Deus? Em quem impera o fruto da carne? (Gálatas 5:19-21): Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus... (Corrupção, com a aprovação de leis que pervertem a Bíblia como casamento homossexual; aborto; desvio de verba pública)?
Você quer responder diante de Deus como CONIVENTE?

Por um Justo? Que busca na Palavra de Deus a inspiração para a vida em união, cujo fruto do espírito é: (Gálatas 5:22-26)... Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglorias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

NUNCA ESQUEÇA A FRASE ESCRITA PELO SÁBIO SALOMÃO, NO LIVRO DE PROVÉRBIOS: (PROV. 29.2) QUANDO OS JUSTOS SE ENGRANDECEM, O POVO SE ALEGRA, MAS QUANDO O ÍMPIO DOMINA, O POVO GEME.

Pr. João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário