quarta-feira, 14 de agosto de 2013

QUATRO COISAS PEQUENAS, POREM IMPORTANTES



 “Quatro coisas há na terra que são pequenas, entretanto são extremamente sábias; as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos são um povo débil, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei, contudo marcham todos enfileirados; a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis”. Provérbios 30:24-28.

A FORMIGA – Característica: Há duas características que me chamam a atenção. As formigas têm a virtude de PLANEJAR. Preparando-se para o inver­no, já no verão começam a armazenar alimentos. A outra virtude que é própria das formigas é a CONCORDÂNCIA. Você já reparou como, entre o formigueiro e a fonte de alimento que estão buscando, as formigas se enfileiram? Sabe o porquê disso? Para poupar esforço. Assim, aperfeiçoam seu trabalho, tornando-o eficaz com um esforço menor. Ah... Se fôssemos como as formigas; muitas dificuldades que enfrentamos são fruto de nossa falta de planejamento. Há pessoas que atribuem suas tribulações às circunstâncias, aos outros, até mesmo a Deus! É verdade que há coisas que nos sucedem que são produtos das circunstâncias; mas aqui quero me referir à falta de organização e planejamento. Muitos querem viver o momento presente, sem considerar a necessidade de provisão para o futuro (como a cigarra da fábula clássica). Grandes lições são extraídas do "desprezível" universo de pequenas coisas que nos rodeia; sábios são os que consideram os detalhes. A formiga citada aqui em provérbios nos remete à virtude do trabalho. O fato de trabalhar no verão demonstra o quão diligente ela é. Supostamente o verão seria hora de descanso, de férias, mas a formiga na sua insignificância de tamanho sabe que tem hora para tudo. Ela sabe que logo vem o outono e depois o inverno, quando ela pode pouco trabalhar. Os Árabes antigos tinham o costume de dizer às crianças que elas fossem iguais às formigas, posto que ela era considerada sábia pela sua diligência. A Bíblia diz em Provérbios 6:6-11 “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa”.
Você vê uma pequena formiga carregando uma folha bem maior que ela. Ela trabalha em bando e cada uma sabe o que deve fazer. Se quisermos alcançar nossos sonhos temos que trabalhar por eles, correr atrás, perseverar, aproveitar as oportunidades para realizá-los. Elas armazenam sua comida no verão, ela prevê sua falta de habilidade de trabalhar no frio do inverno.
Deus nos chama para cumprirmos nossos sonhos, Ele abrirá portas, mas temos que ter diligência para os alcançarmos.
Deus vai te abençoar a partir de seu trabalho.
Deus nunca chamou alguém na Bíblia para uma missão especial se este não estivesse trabalhando (Moisés, Gideão, Paulo, etc.).

Um segundo animal que o texto de Provérbios aponta é o COELHO. O texto bíblico nos diz que ele faz sua casa nas rochas. O mesmo está escrito no Salmo 104:18b: “os penhascos são um refúgio para os coelhos”. Isso lhe lembra de algo? No Novo Testamento, Jesus falou sobre aquele que constrói sua casa sobre a rocha (Lucas 6:48). Pense na fragilidade de um coelho. Entretanto, ele busca, sabiamente, um lugar seguro (as rochas e penhascos). Ali ele se defende de predadores, e das intempéries da natureza.
Que sabedoria tem aquele que tem a humildade de reconhecer suas limitações. O Coelho sabe que pode ser abatido facilmente por qualquer animal carnívoro. Ele sabe que seu ninho pode ser atacado e podem ser dilacerados seus filhotes, mas Deus deu inteligência instintiva a ele para que faça seu ninho na rocha, escondido, de difícil acesso.
Quantas pessoas eu vejo que não cuidam de seu ninho, que deixam sua família como uma presa fácil.
A prudência é uma das características mais maduras e de sabedoria que uma pessoa pode ter. Ela vê com olhos espertos aonde pode habitar o perigo e sai fora. Muitos dizem: “Por que Deus não me guardou daquilo que me aconteceu?” Será que você agiu com prudência.
Os princípios de Deus nos guardam.
Deus não tem obrigação de nos guardar se seus princípios são quebrados. Não coloque culpa em Deus se você quebrou a barreira de velocidade nas estradas e foi alvo de um acidente. Deus até pode te guardar uma primeira e segunda vez pela misericórdia, mas não se acostume, outra vez vai acontecer.
O coelho diz: “como sou frágil esconderei meus filhotes nas rochas contra os predadores.” Os pais necessitam guardar seus filhos em oração. Orar com eles sempre antes de deitar. Abençoá-los! Isto faz de seu ninho uma casa vencedora nesta sociedade. A autoridade de Deus é dada aos pais na terra para que os mesmos sejam uma referência ao Pai do céu. Muitas pessoas refletem em Deus os problemas que tiveram com seus pais.

O terceiro animal referido no texto é: O GAFANHOTO, e ali se afirma que “marcham enfileirados” (ou “em bandos”, segundo outra versão). Que lições aprendemos aqui? Primeiramente, aprendemos o poder da unidade. Um gafanhoto solitário não consegue muita coisa. Mas um bando deles é capaz de devorar plantações em pouquíssimo tempo. UNIDADE: é capacidade de trabalhar pelo mesmo ideal da comunidade. Os gafanhotos não têm rei, mas avançam juntos.
Unidade significa caminhar juntos para o Objetivo maior, para a visão maior. A unidade não deve ser imposta por líderes, ela deve vir naturalmente.
O líder que necessita impor seu pensamento não é bom líder.
O líder que não aceita uma crítica construtiva de seus liderados, não é um bom líder. Assim também o liderado que não acatar com sabedoria o que lhe é delegado, o que é justo, não poderá exigir isto dos que estão abaixo deles. Jesus foi o perfeito líder e por isto até hoje vem sendo citado em palestras de empresas e de gestores: Ele conseguiu fazer de seus discípulos iletrados – na maioria – um grupo como os gafanhotos. Eles espalharam o cristianismo em quase todo Império Romano. Fez de pescadores de peixes, pescadores de homens. Fez homens iletrados, poetas de Deus e da vida.

O quarto animal a que o texto se refere é ao GECO (popularmente conhecido como LAGARTIXA). Há algumas habilidades peculiares a ele. Esse pequenino animal é capaz de se sustentar e caminhar sobre qualquer superfície – mesmo de cabeça para baixo! Isso fala de VERSATILIDADE, ADAPTABILIDADE, CRIATIVIDADE. Como precisamos disso! Outra característica notável é sua resistência: ele sustenta mil vezes o próprio peso. Essas características fazem com que ele seja encontrado em palácios! Essas características dão ao Geco (lagartixa), a capacidade de enxergar seu potencial, de crer em sim mesmo, de enxergar com os sonhos, enxergar além do que os olhos podem ver.
A lagartixa parece bobinha. Todos podem eliminá-la facilmente, mas com inteligência e silenciosamente ela habita nos palácios dos Reis.
Subindo pelas paredes ela não desce para o perigo que há lá embaixo e sorrateiramente participa dos banquetes dos Reis (na aquela época havia muitos insetos atraídos pelas grandes refeições e manjares).
Você tem que ter a visão de utilizar o máximo de seu potencial, do potencial que Deus te deu.
Não enterre seus sonhos. Procure imaginar o quanto – com prudência e sabedoria – você pode alcançar, este é o seu potencial: até onde você se imagina. Vá atrás dele, ore, peça a Deus para abrir portas para você. Procure saber o Tempo de Deus para seus sonhos. Em que degrau você se encontra dentro dos planos de Deus para seus sonhos.
Se você errou no tempo e não conseguiu, volte atrás, conserte os erros e tente de novo.

A formiga, o coelho, o gafanhoto e a lagartixa nos ensinam neste texto os princípios de sabedoria para chegarmos ao melhor que Deus tem para nossa vida, aos sonhos de Deus para o quais você foi criado:
·         Diligência (planejamento e concordância) - Formigas;
·         Sabedoria e Prudência - Coelho;
·         Poder da Unidade (caminhar juntos) - Gafanhotos;
·         Versatilidade, Adaptabilidade, Criatividade = Visão. Geco (Lagartixa).

Corra e siga. Se você se sente muito aquém daquilo que Deus quer pense: será que a lagartixa não pensava como você? “Eu, participar do palácio?”
A lagartixa quis estar nos palácios do rei e conseguiu; você também conseguirá!

Carinhosamente;
Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário