sábado, 3 de agosto de 2013

UMA EXORTAÇÃO AO ARREPENDIMENTO

Hoje, Grande "CULTO NO AR", hoje. Das 20h00 às 22h00, no Rádio Forte FM - Amapá, sob a direção de DEUS, e a apresentação do Rev. João Marcos Ferreira e a Pra. Elenice Ferreira. Você é nosso convidado especial para CULTUAR A DEUS. Nesta Noite estaremos trazendo um estudo da Palavra de Deus: 

UMA EXORTAÇÃO AO ARREPENDIMENTO: (Uma Segunda Chance).
A) APONTA PARA A IRA DE DEUS CONTRA O PECADO.
APONTA PARA UM CONVITE DA GRAÇA AO PECADOR.
C) APONTA PARA UM FUTURO DE GLÓRIA AOS QUE CRÊEM.

Deus falou através de muitos Profetas, convocando o povo de Israel para o arrependimento: Queremos citar nesta noite: Sofonias e Zacarias.

(Sofonias 2. 1,3) - Concentra-te e examina-te, ó nação que não tens pudor, antes que saia o decreto, pois o dia se vai como a palha; antes que venha sobre ti o furor da ira do SENHOR, sim, antes que venha sobre ti o dia da ira do SENHOR.
Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR.

(Zacarias 1:1 a 6) - 1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo:
2 O Senhor se irou fortemente contra vossos pais. 3 Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. 4 Não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os profetas antigos, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o Senhor. 5 Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, viverão eles para sempre? 6 Contudo as minhas palavras e os meus estatutos, que eu ordenei pelos profetas, meus servos, acaso não alcançaram a vossos pais? E eles se arrependeram, e disseram: Assim como o Senhor dos exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos, e segundo as nossas obras, assim ele nos tratou.

Amados! Naquele tempo, vieram contar a Jesus que Pilatos mandara derramar o sangue de certos galileus, juntamente com o das vítimas que imolavam. Jesus respondeu-lhes: “Julgais que, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus? Eu digo-vos que não”. E se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito homens, que a torre de Siloé, ao cair, atingiu e matou? Julgais que eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos de modo semelhante. Jesus disse então a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou. Disse então ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há de estar ela a ocupar inutilmente a terra?’. Mas o vinhateiro respondeu-lhe: ‘Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano. Texto: (Lucas 13:6-9) - Uma Segunda Chance.

OBJETIVO: Ensinar que Deus está pronto a perdoar a abençoar aqueles que reconhecem seus pecados e deles se arrependem.

INTRODUÇÃO: Charles Wesley fazia uma viagem de navio para a América. Estando no saguão do navio foi surpreendido por uma discussão onde o capitão do navio punia duramente um subalterno que havia bebido de seu uísque. O capitão mandou que prendesse o subalterno até o fim da viagem, de algumas semanas. O Pr. Wesley se achegou ao capitão, a quem já vinha evangelizando, e o exortou que perdoasse o marinheiro.
O Capitão respondeu: ‘Eu nunca perdoo’.
Prontamente respondeu Wesley: ‘Espero que o senhor nunca peque’.

CONTEXTO: Estamos aqui nesta leitura, no mês de novembro do ano 520 a. C. O povo que havia voltado do exílio na Babilônia, estava agora na luta pela reconstrução de Jerusalém e do Templo. Preocupados com o próprio bem estar, deixam de lado a construção do Templo pelo espaço de 25 anos. Os judeus são exortados pelo profeta Ageu e, reanimados reiniciam as obras de construção do Templo. É neste contexto que encontramos o profeta Zacarias iniciando seu ministério, incentivando também o povo a arrepender-se e voltar-se de todo coração para o Senhor Deus.
AMADOS! Arrependimento é mudança de pensamento e comportamento, e todos nós sabemos que esta não é tarefa fácil. Quero compartilhar nesta oportunidade sobre EXORTAÇÕES AO ARREPENDIMENTO.
I – A EXORTAÇÃO AO ARREPENDIMENTO APONTA PARA A IRA DE DEUS CONTRA O PECADO.
a – Deus se irou contra o pecado do povo judeu.
1. Especialmente Jeremias pregou pouco antes do cativeiro babilônico. Este profeta é chamado de profeta chorão, pois o mesmo chorava convulsivamente pelos pecados do seu povo.
2. Jeremias avisou que Deus estava irado e puniria o seu povo por seus pecados. Referencias: (Jr. 2.13) (Jr. 2.19) (Jr. 9. 1-6).
3. A ira de Deus chegou sobre o povo judeu que foi quase varrido de seu país.
3.1 – No ano 586 a. C. os babilônios dominaram a Palestina e levaram a nação dos judeus como escravos para o exílio.
4. Nos dias de Zacarias, mesmo depois de 70 anos de castigo, o povo ainda estava deixando os caminhos do Senhor, e por isso eram exortados a se arrependerem e não seguir o caminho de seus antepassados.
4.1 – Zc. 1.4 ‘’.
b – Deus se ira contra o pecado da raça humana.
1. Deus é mais conhecido como um Deus de amor, mas nunca como um Deus irado.
2. Através das páginas das Escrituras pode-se ver que Deus não aceita de forma alguma a pecaminosidade da humanidade, pois isto é uma afronta à sua santidade.
II – A EXORTAÇÃO AO ARREPENDIMENTO APONTA PARA UM CONVITE DA GRAÇA AO PECADOR. Veja que:
a – Deus espera o arrependimento do pecador.
1. A pregação dos profetas sempre foi na direção de provocar mudança de mente e de comportamento no povo de Israel. (Jr. 4.1) (Jr. 22.29).
2. Zacarias continua com o mesmo desafio de arrependimento para o povo de seus dias. (Zc. 1.3).
b – Todos são notificados para se arrepender.
1. A mensagem de arrependimento é para todas as gerações; pois todos pecaram e estão fora da vontade de Deus. (At. 17.30).
2. Jesus sofreu a ira de Deus para que o pecador pudesse desfrutar do seu amor. Ref.: (Jo. 3.16) (Rm. 5.8-10).
c – Só se arrepende quem tem consciência do seu pecado.
1. A mensagem de arrependimento permeia todas as Escrituras, demonstrando assim o desejo de Deus de que o homem chegue a plena consciência de seus pecados e se volte para Deus.
2. Jesus e os profetas tiveram a mensagem sobre o arrependimento em lugar de destaque.
3. É impossível dizer crer em Deus e amá-lo e não ter uma vida de arrependimento.
III – A EXORTAÇÃO AO ARREPENDIMENTO APONTA PARA UM FUTURO DE GLÓRIA AOS QUE CRÊEM.
a – Deus é compassivo e perdoador.
1. Os profetas sempre pregaram sobre o caráter de Deus apontando para seus atributos de amor e graça.
2. As Escrituras apontam para Deus como sendo compassivo e perdoador.
Ref.: (Sl. 32.5) (Sl. 103.9-12).
3. Mesmo convertido podemos errar e incorrer na disciplina do Senhor; e precisamos sempre buscar seu perdão. (Pr. 28.13).
b – O arrependimento resulta em perdão.
1. Quando o pecador de fato se arrepende, Deus que sonda os corações, o perdoa e o purifica de todo pecado. (I Jo. 1.5).
c – O perdão resulta em reconciliação e vida eterna.
1. Todos quantos foram perdoados são também reconciliados para uma vida de paz com Deus. (Rm 5.1).
2. Só através de Jesus se pode receber o perdão de Deus. (At. 4.12).
3. Todos quantos receberem o perdão dos pecados através do sacrifício de Jesus terão a vida eterna no Reino de Deus.

CONCLUSÃO: Assim como Deus estendeu o perdão ao povo de Judá nos dias de Zacarias, e corretamente houve arrependimento e volta para Deus, assim também hoje o perdão está estendido.

Não recuse ‘O perdão recusado’; Naquele dia o Senhor a nós virá como Juiz, no entanto para sua segurança, RECEBA JESUS COMO SEU ADVOGADO... HOJE.

Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário