quinta-feira, 1 de outubro de 2015

LUZ NÃO SE UNE COM TREVAS

O JOIO NO SEIO DA IGREJA.
Carta à Igreja de Tiatira. (Apoc. 2:19-22)... Eu conheço as tuas obras e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas obras são mais do que as primeiras; (v.20) más tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensine e engane os meus servos para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria, (v,21) E dei-lhe tempo para que se arrependa de sua prostituição; e não se arrependeu, (V.22) eis que a porei numa cama e todos os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem de suas obras, ferirei de morte a seus filhos e todas as igrejas saberão que Eu sou aquele que sonda a mente e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. (Tiatira, era uma cidade situada à margem do rio Lico, importante cidade da Lídia, famosa pela tintura em púrpura e tecelagem. Uma inscrição mencionada ali menciona a associação dos tintureiros, conforme (Atos 16:14)).
A Igreja de Jesus em nossos dias deve tomar muito cuidado, com as pessoas que estão nosso meio, pesa sobre os ombros dos pastores e líderes (dirigentes), o observar que está na Igreja ocupando lugar de trigo, quando na realidade é Joio. Sabemos que o Joio se parece muito com o trigo e se não tivermos o cuidado, poderemos estar alimentando o joio enquanto sacrificamos o trigo.
Jesus certa vez, contou uma parábola, em (Mateus 13:24 – 30)... O Reino dos Céus é semelhante ao homem que semeia no seu campo “a boa semente”; Acontece que enquanto “dormiram”, veio o inimigo e semeou o “joio” no meio do trigo....
Devemos observar a explicação de Jesus:
1 – a boa semente, o trigo, é plantado pelo “filho do Homem”; assim, a boa semente são os filhos do Reino. (V.37).
2 – o campo é o mundo (não é a igreja) (V.38a);
3 – A boa semente são os filhos do “Reino” (V.38b);
4 – O joio são os filhos do maligno (V.38c)
5 – O inimigo que semeou o joio é o diabo (V.39a);
6 – A ceifa é o fim do mundo (V.39b)
7 – Os ceifeiros são os Anjos (V.39c).
Alguns ensinadores confundem o mundo com a Igreja, e por isso toleram em seu meio, e até participando da programação da Igreja, pessoas que vivem no pecado sem demonstrarem qualquer arrependimento e confissão de culpa, achando que estão preservando almas, quando na realidade, essas pessoas estão sendo empecilho para que as bênçãos de Deus seja plena no meio da Igreja. Observe o texto da carta escrita a TIATIRA, e observe o que diz Deus nos versículos dezenove e vinte do capítulo dois de Apocalipse (2:19,20). Deus menciona que conhece as obras o amor, o serviço, a fé, e a tua paciência, e que as tuas obras são mais do que as primeiras. Trazendo à luz que Deus não é injusto para não reconhecer o que fazemos; no entanto, no versículo seguinte Deus fala muito claro “tenho contra ti”; uma palavra forte e que com certeza trará consequências.
A Igreja é lugar de adoração ao Santo, e ele não aceita e até encobre os olhos e ouvidos para não ouvir as orações, o clamor e as ofertas oferecidas, quando estamos tolerando a impiedade e a iniquidade em nosso meio. Verdade é que o joio, se não abrirmos os olhos em muito se confunde com o trigo; observe que o TRIGO é um cereal alimentício (Gen.30:14); o joio porém, é um gênero barbudo de gramíneas que se mistura facilmente como o trigo, causando-lhes grandes prejuízos. O joio anda com o trigo, mas não é trigo; parece com o trigo, mas não é trigo; cresce com o trigo, mas não é trigo; suga a água que que vem para alimentar o trigo, dificultando assim seu melhor crescimento; Dessa forma o lugar do joio é o mundo, e, embora o trigo esteja no mundo, mais o lugar do trigo não é o mundo, e, haverá um dia em que os “anjos” (Mat.14:39c), receberão a ordem para colher o trigo e levar ao seu lugar.
A grande diferença entre o “trigo” e o “joio”, são os seus destinos:
Está escrito (Mat. 14: 40,42)... na consumação deste mundo, os anjos colherão (o joio), tudo o que causa escândalo e os que cometem a iniquidade e os lançarão na fornalha de fogo.
Também está escrito que (o Trigo) os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai... Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.
O joio no meio da Igreja, é impureza, e Paulo quando se dirigia a Igreja de Corinto, ele escreve sobre a impureza que havia no meio dela. Vejamos: o que está escrito sobre qual o procedimento da Igreja quando notar a presença do Joio (impureza) no meio do Trigo:
. (I Cor. 5: 1-15). V.1... há entre vós fornicação (ter relações sexuais por puro prazer, para satisfazer os desejos da carne)... (v.2) estais inchados e nem ao menos entristecestes por não ter sido tirado de entre vós quem cometeu tal ação, (v. 3,4,5)... eu na verdade mesmo que ausente no corpo, mas presente em espírito, determinei como se estivesse presente que o que tal ato praticou seja entregue a satanás, para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor; ... não é boa a vossa jactância (gabolice ou vã gloria), não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa¿ ... (v.9) não vos associeis com os que se prostituem... (V.11) não vos associeis com os que dizendo-se irmãos, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. (V.13)... Deus julga os que estão de fora, “Tirai pois de entre vós esse iníquo”.
. (II Tess. 3:6,14,15)... Mandamo-vos porem irmãos, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente... Mas se alguém não obedecer a nossa palavra por esta carta, notai o tal e não vos mistureis com ele para que se envergonhe... todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão (admoestar – avisar da incorreção de seu modo de agir e pensar, censurar, repreender, advertir, aconselhar);
. (II João 1:8-10)... olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica (prevaricar... faltar ao cumprimento do dever por falta de interesse ou má fé; intransitivo: abuso de poder provocando injustiças ou causando prejuízos a outros), e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. (V.10 e 11)... se alguém for ter convosco e não traz essa doutrina, não o recebais em casa e nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
Cuidado amados. Paulo ainda nos adverte quanto ao joio junto ao trigo, cantando, orando, participando junto com o trigo dentro da Igreja. Joio junto com Trigo é jugo desigual, é fiel compartilhando com infiel; é trevas compartilhando com luz. (II cor.6:11-15)... Ó Coríntios... não estais estreitados em nós, mas em vossos próprios afetos... não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis... que sociedade tem a justiça com a injustiça... que comunhão tem luz com trevas... que concórdia há entre Cristo e belial... que parte tem o fiel com o infiel... que consenso tem o templo de Deus com os ídolos... vós sois templos de Deus...
Observe que tudo que escrevemos, está escrito na Palavra de Deus, ou seja nada de nossa própria mente ou pensamentos. A Palavra de Deus é nossa regra não só de fé mas também de prática.
. (II Tim. 3:16,17)... Toda a escritura, divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir (v.t.d. recriminar), para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toa a boa obra.
. Tomemos o exemplo de Jeremias que não só ouviu, mas comeu toda a Palavra (Jer. 15:16)... achando-se as tuas palavras logo as comí e a tua palavra foi para mim, gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor Deus dos Exércitos. Deus mandou que Ezequiel também comesse a palavra (rolo). (Ezequiel 3:1-3)... e disse-me: Filho do homem come este rolo... dá de comer ao teu ventre e enche tuas entranhas deste rolo que Eu te dou. Então comí e era na minha boca, doce como o mel...
. (Apocalipse 2:29) ... Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às Igrejas.
Que o Senhor nos abençoe e nos encha da sua graça, e nos dê discernimento e compreensão de sua palavra, para que possamos ser obreiro aprovado, manejando bem a palavra de Deus e aplicando em nossa vidas como regra de “fé e prática”.
Paz a todos – Macapá, 07\09\2015.
Pastor João Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário