terça-feira, 17 de maio de 2016

A GRAÇA SALVADORA DE DEUS É A NOSSA SORTE.

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens (Tt 2.11).

A graça – De onde ela vem? O que ela produz? O que ela transforma em minha vida?
De onde vem a graça? Ela brota do insondável amor de Deus para conosco, e é personificada em Jesus Cristo, que nasceu em Belém. "Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" (Jo. 1.17). Ela encontra seu ponto culminante na morte sacrifical de Jesus no Calvário e é válida como dádiva de misericórdia a todos os homens que já viveram, vivem e ainda viverão. 

Graça é favor imerecido. Favor que o homem não merece, mas que Deus concede a ele livremente, por sua soberania. Graça tem a ver com misericórdia, ou seja, Deus viu a situação do homem, miserável, no entanto teve por ele misericórdia (miséria – cárdia/coração – misericórdia é quando Deus põe o seu coração na nossa miséria). O homem merecia algo (condenação), mas Deus por misericórdia concede a ele um favor que ele não merece. Através da graça de Deus na vida do homem, ele outrora morto, é salvo, justificado e habilitado a viver bem e a encontra suficiência, regozijo e satisfação em sua vida. A graça se manifestou através de Jesus Cristo. Veja o que Jesus falou: Ela traz a salvação, como diz o nosso texto bíblico. Todas as pessoas desejam um mundo saudável, intato. Quando ele existirá? No Milênio. Pelo pecado, toda a criação foi arrastada para o turbilhão da ruína e da morte. Jesus Cristo, que esteve presente na criação, arrebatará definitivamente o domínio de Satanás e restabelecerá uma situação paradisíaca. Esse plano de salvação divino é irrevogável. Ele já pode ser experimentado hoje por aqueles que confessam Jesus Cristo como seu Senhor. Você já está integrado nele? Feliz de você se for assim! Se você não tem certeza da salvação, arrependa-se e venha ao trono da graça! Confesse os seus pecados em arrependimento sincero, e você achará misericórdia, você encontrará a graça! Jesus diz: (Mt 7.7)..."Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á".

O que a graça manifestada produz? Uma transformação revolucionária do mundo, quando pessoas se deixam mudar por Jesus. Isso significa uma poderosa penetração do mundo celestial em nosso tempo: Cristo veio para realizar a expiação por nós, e isso levou à Sua morte sacrifical no Calvário. A vinda do Salvador a esta terra traz graça salvadora aos corações abatidos e enfermos pelo pecado. Ninguém precisa se desesperar, a salvação veio para todos. Aquele que experimentou essa graça salvadora não pode e não deve guardá-la só para si: (Mt 28.19)... "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", foi a tarefa deixada por Jesus a Seus discípulos. E esse pequeno grupo, que aceitou o chamado de Jesus e foi equipado pelo Espírito Santo, passou a trabalhar no lugar que Jesus designara para cada um deles.

Como compreender a afirmação paulina "pela graça sois salvos"? Qual é a culpa daqueles que não alcançaram o dom de Deus?
O apóstolo Paulo esclarece; "Porque a graça de Deus se há manifestado trazendo salvação a todos os homens..." (Tt 2:11), e informa também que Cristo é a fé que se havia de manifestar "Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar" ( Gl 3:23 ).
Estes dois versos complementam o que Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (...). Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2:5 e 8).
A graça que foi manifesta trazendo salvação a todos os homens é Cristo e, Cristo é a fé que se havia de manifestar! Quando compreendemos que Cristo é a graça e a fé manifesta, a explicação do apóstolo torna-se clara: Os homens são salvos por Cristo, pois não há outro nome pelo qual a humanidade deva ser salva (At. 4:12 ; At 15:11 ), visto que Ele é a fé que uma vez foi dada aos santos (Jd 1:3 ).

Cristo, o Verbo encarnado, é o poder de Deus (1Co 1:24). Ele é a fé que havia de se manifestar. Ele é a 'boas novas' de salvação, a fé que os santos abraçaram.
Cristo é o tema do evangelho e, aos homens deve ser anunciado as 'boas novas', pois ela consiste no poder de Deus, que é salvação para todo que crê (Rm 1:16).
Conclui-se que a melhor leitura de (Ef. 2: 5 é: os homens são salvos por Cristo (graça), por meio do evangelho (fé), ou seja, o evangelho não vêm dos homens, veio de Deus "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2:8); “O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu” (Jo 3:27 ).
É por isso que Jesus fala da seguinte maneira com a samaritana: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva" ( Jo 4:10). Ora, Cristo é o dom de Deus, a água viva que vem de Deus! Somente pelo dom de Deus o homem alcança a vida eterna "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 6:23 ).

Não há como negar: a salvação dos que crêem no evangelho resulta do dom de Deus. O homem só crê em Deus porque primeiramente lhe foi anunciado Cristo, a palavra da fé (Jo 3:27). A graça de Deus está na promessa estabelecida antes dos tempos dos séculos (Tt 1:2), e que agora é anunciada a todos os homens. Sem a pregação deste dom não há como o homem crer "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue?" (Rm 10:14 ). Cristo é o nome pelo qual os homens são salvos, e para invocá-lo como salvador é necessário ao homem crer, porém, só é possível crer se ouvirem, sendo necessário haver quem pregue.

TODO HOMEM PODE VIR A CRISTO? Veja: (João 6:44)..."Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”.
"E dizia: (Jo. 6:65)... Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido".Estas palavras do Senhor Jesus cristo se opõem diretamente à expressão popular de que cada pessoa ou aceita ou rejeita Jesus Cristo como Salvador. E estas palavras simples de Cristo são tão ofensivas aos homens hoje como o foram quando Ele as falou pela primeira vez. Para que não houvesse nenhum mau entendimento sobre o que queria dizer, repetiu tudo outra vez, mudando as palavras só o bastante para tornar claro o significado, e enfatizar a escravidão da vontade humana nas coisas espirituais. É verdade que cada homem pode rejeitar a Cristo, mas ninguém a não ser aqueles que recebem fé possa aceitá-lO. E quem quiser olhar na língua original (grego) esperando que a expressão seja de algum modo mais suave vai ficar desapontado. O texto grego diz: "Ninguém é capaz de vir a mim, a não ser que o Pai que enviou o atraia".

É triste ver crentes professos negando estas palavras tão claras de Jesus e se opondo e difamando homens por pregarem o que Jesus falou. Parecem com o espírito daqueles que, ao ouvirem Jesus pronunciar estas palavras há tempos atrás, deram-lhe as costas e não andaram mais com Ele. Por outro lado aqueles que, como Pedro, apegaram à autoridade de Cristo e se apegaram a Ele, não devem abusar de Suas palavras nem tirar conclusões erradas delas. Que possamos pensar nelas hoje, de tal maneira que produzam humildade e gratidão de coração.
. Foi Jesus mesmo que falou: (Jo. 6:37-46)... Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. “Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia". Com isso os judeus começaram a criticar Jesus, porque dissera: "Eu sou o pão que desceu do céu". E diziam: "Este não é Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como ele pode dizer: ‘Desci do céu’? "Respondeu Jesus: "Parem de fazer-me críticas. Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim. Ninguém viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; somente ele viu ao Pai.

Assim, porque é necessário haver quem pregue? E se é necessário quem pregue isto implica que há uma mensagem a ser anunciada, ou seja, através do verso (Rom.10:14), o apóstolo está demonstrando que a fé (crer) vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus ( Rm 10:17 ). Para o homem crer é necessário que a palavra da fé seja anunciada "Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos..." (Rm 10:8), portanto, a fé como palavra não vem dos homens, antes diz do dom de Deus, que é Cristo (Jo 3:27 ). Por si só o homem jamais invoca ao Senhor (Rm 3:11). Para que o homem possa invocar a Deus é necessário ter ouvido a seguinte pregação: "Todo aquele que nele crer não será confundido" (Rm 10:11). A palavra d'Aquele que é fiel e imutável é o que produz confiança (fé) no homem, ou seja, "... de sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10:17)

O homem jamais se lança a confiar em Deus sem antes ter ouvido sua palavra. O apóstolo Pedro só andou sobre as águas quando ouviu a palavra de Cristo, que lhe disse: vem! (Mt. 14:29). O homem só vem a Deus quando ouve a palavra de Deus, que é a palavra da fé! (Jo 5:24). Ora, a salvação do crente é obra de Deus operada por intermédio da sua palavra encarnada, e homem algum pode alcançá-la sem a palavra da fé. Sem Cristo não há salvação! "Pela fé no nome de Jesus, este homem a quem vedes e conheceis foi fortalecido. Foi a fé que vê. Sem a pregação deste dom não há como o homem crer "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?”(Rm 10:14). Cristo é o nome pelo qual os homens são salvos, e para invocá-lo como salvador é necessário ao homem crer, porém, só é possível crer se ouvirem, sendo necessário haver quem pregue.
  


Pastor João Marcos Ferreira. 17-05-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário