quarta-feira, 4 de maio de 2016

A MISSÃO DA IGREJA É ANUNCIAR O REINO DE DEUS.

BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA...
(Mat. 6:33,34)... Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo.
Ensinou Jesus: (Mt.6:10)... Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra, como n céu. (Oração do Pai Nosso...).

Paulo define o que é o Reino de Deus: (Rom.14:17)... Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

O que é Reino: (s.m.) Nação ou Estado governado por príncipe reinante que tem título de rei: (Fig.) Domínio, lugar ou campo em que alguém ou alguma coisa é senhor absoluto: esta casa é o reino da desordem.
Reino de Deus, expressão evangélica que significa a atualização da realeza eterna de Deus. Reino celeste, reino eterno, reino dos céus, o paraíso cristão, o céu.
BÍBLIA: (Rom.14: 17)... Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

O Salmista fala sobre o Reino de Deus.
(Sl.45:6)... O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. (Sl. 103:19)... O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. (Sl.145:11-13)... Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.

No Novo Testamento, a palavra Reino é um termo usado de preferência por Jesus, no seu anuncio do Evangelho. Em Mateus aparece geralmente a expressão “Reino dos Céus”, que é equivalente a “Reino de Deus”. Em geral, designa a ação pela qual Deus exerce a sua soberania e seu poder salvador entre os seres humanos, em Justiça, Paz e amor.
Paulo definiu a Timóteo: (I Tim. 1:17)... Portanto ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, sejam honra e gloria pelos séculos dos séculos. Amem!

O Evangelho foi anunciado:
1- Por João Batista (Mt.3:1,2)... Naquele tempo João Batista foi para o deserto da Judéia e começou a pregar, dizendo: Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!

2- Na Pregação de Jesus:
1-Como síntese de sua pregação (Mt. 4:23)... Jesus foi por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo; Mc. 1:15... E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho; Lc.4:43)... Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.
2-Como o Bem supremo (Mt.6:33)... Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas;
3-Cresce e dá fruto (Mt.13:3-8) – Parábola do Semeador...
4-É comparado a um banquete (Lc.14:15-24... E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus. (22:28 - 30)... Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações.
E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,
para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.
5-É explicado através de parábolas: (Mt. 13:44-48)... "O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. "O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas; Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou". "O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes. Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia. Então se assentam e juntam os peixes bons em cestos, mas jogam fora os ruins; (20:1-16) – trabalhadores da vinha.
6-Devemos pedir que venha. (Mt.6:10)... Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu – oração de Jesus; (Lc.11:1,2)... Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: "Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele". Ele lhes disse: "Quando vocês orarem, digam: ‘Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.
7-Jesus o faz presente em suas ações. (Mt.12:22-28)... Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus; (Lc. 11:14-20)... mesma redação de Mateus.
8-Os discípulos recebem a missão de proclamar. (Mt. 10:6.7)... Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus; (13:10,11)... Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas? Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não”; (24:14)... E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim; (Atos 8:12)... No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres; (28:30,31)... Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo.Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.

CONDIÇÕES PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS:
(Mt. 5:3,10,20)... 3 "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 20 Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus". ; (7:21)... Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus; (18:2,3)... Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus; (22:11-14)... Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos; (25:1-13)... Tem que ter reservas – Parábola das 10 virgens; (Mc.10:14,15)... Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele" ; (Lc.18:29,30)... Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna"; (Jo.3:3-5)... Nascer de novo - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM ENTRAR NO REINO DE DEUS:
- (Mt.19:23,24)... Riqueza enraizada no coração – “Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.
- (Mc.9:42-48)... Tropeço = “E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga”;
- (Lc.9:62)... Parar no meio do caminho – “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.
- (I Co.4:20)... Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.
- (I Cor.6:9-10)... Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
- (I Co.15:50)... E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
- (Gl.5:21)... Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
- (Ef.5:5)... Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.

Finalizo com duas referencias Bíblicas:
- Paulo em sua primeira carta aos Coríntios: (I Co.4:20)... Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.
- A visão de João: (Ap.12:10)... E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
  

PASTOR JOÃO MARCOS FERREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário