domingo, 22 de maio de 2016

MEDITANDO... MINISTÉRIOS E MINISTÉRIOS. CUIDADO LÍDERES INDIVIDUALISTAS.


Quando o FILHO DO HOMEM voltar, ele vem buscar ministério; placa de igreja; convenções de igrejas? Na visão de muitos, parece que sim.
Veja a realidade: Muitos ministérios estão prósperos materialmente e em numero de “adeptos” (s.m. Seguidor ou partidário; quem segue ou defende os preceitos de uma religião), porem distanciados do que prescreve a Palavra soberana de Deus. São individualistas como se o céu fosse propriedade exclusiva de seu ministério, parece mais um partido político (PT, por exemplo), onde tratam àqueles que foram consagrados por eles ou que fazem parte de suas convenções, de “companheiros”;  os demais “pastores” que foram consagrados por outros ministérios e não por eles, a unção não vale nada, não merecendo qualquer consideração ou valor. Esquecem que todos fazemos parte de um mesmo corpo, e foi o próprio Jesus na qualidade de “cabeça” do corpo, que traço o pré-requisito; “guardar a sua palavra”: o que me ama guardará as minhas palavras. Dessa forma não adianta pregar o amor, ou mesmo dizer que ama a Deus, sem guardar as suas palavras. Vejamos: (Jo. 14:23-26)... Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Observemos algumas das muitas referências que a Bíblia nos aponta: * (Rom. 12: 4-6)... Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e todos os membros não têm a mesma função, assim também nós, embora sejamos muitos, mas somos membros de um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. …* (João 17:11)... Agora, não ficarei muito mais no mundo, mas estes ainda estão no mundo, e Eu vou para Ti. Pai santo protege-os em Teu Nome, o Nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um... * (I Cor. 10:17)... Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão... * (I Cor. 12:20... Sendo assim, há muitos membros, mas um só corpo!...* (I Cor. 12:27)... Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo... * (Ef. 4:12)... com o propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado;.. * (Ef. 4:25)... Portanto, cada um de vós deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo Corpo... * (Sl. 133:1-3)... Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre... * (Prov.14:21)... Quem despreza o próximo comete pecado, mas bem-aventurado é quem trata com bondade todos os necessitados!... * (I Jo.4:20,21)... Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.
Só uma lembrança para esses líderes; Jesus não vem buscar nomenclaturas de convenções, nome ou Ministérios ou placas de Igrejas.
Jesus vem buscar A SUA IGREJA. Aquela que ele edificou através do calvário, comprando com o seu precioso sangue. (Mc.16:18)... Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Ele disse ainda aos que o ouviam naquele dia especial: (João 14:1-6)... Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Deus não busca convenções; ministérios ou placas de Igrejas. O nosso Deus está buscando “adoradores”. Se nos dedicamos a adorá-lo e a buscar adoradores para Ele, além de sermos transformados satisfaremos Sua vontade, Seu eterno propósito. O Senhor nos manda ir pregar o evangelho, testemunhar Dele e batizar os que O aceitam. “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16.16.) Será que Ele nos abençoará se assim fizermos conforme Ele disse? É claro que sim! A adoração precisa ser encarada mais do que uma atividade esporádica. Ela precisar ser encarada como um estilo de vida, assim como a higiene ou alimentação. Você deseja ser transformado de glória em glória? Então viva de adoração em adoração. Se você pagar uma pessoa para correr em seu lugar, ela emagrecerá, mas você continuará do mesmo jeito. Há coisas que só funcionam se você mesmo fizer. É assim com a adoração.

Dá para imaginar que reunião maravilhosa será aquela quando finalmente formos capazes de ver a Cristo face a face? Sua aparência gloriosa irá ofuscar todos os nossos sofrimentos e frustrações, e irá exterminar toda a dor que temos guardado no fundo de nosso coração. A volta de Jesus irá cumprir nossos anseios mais profundos e nossas mais entusiásticas expectativas. Entraremos numa eternidade de união íntima e pessoal com o nosso Deus, e seu Filho Jesus Cristo e assim nos alegraremos eternamente na presença maravilhosa do Espírito Santo de Deus, em uma cidade especial, narrada por João (Apoc. 21).

“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade” (Ecle. 4.12). Assim é com a figura do “corpo”, que o Novo Testamento emprega como uma descrição da igreja. (Rom.12. 4-8). Como o corpo tem diferentes partes, assim também o grupo que pertence a Deus é composto de muitos tipos diferentes de pessoas: diferentes personalidades, capacidades, níveis de maturidade espiritual, formações. Entretanto, estas diferenças são insignificantes à luz da fé comum que partilhamos em Cristo. Estas diferenças em Cristo Jesus se tornam realmente uma bênção, no que os cristãos são capazes de ajudar um ao outro de um modo complementar, em vez de todos serem exatamente idênticos. Viver em Interdependência significa que em tudo o que fazemos dependemos uns dos outros, não somos ilhas, mas parte de um corpo que vive e precisa de trocas e complementos uns dos outros. Minhas diferenças são compensadas pelas diferenças dos outros e assim sucessivamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. (Ef. 4:15,16
Finalizo com a expressão dos apóstolos Lucas e João: - (Luc.12:47,48)... Aquele servo, que soube a vontade do seu senhor, e não se preparou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; aquele, porém, que não a soube, e fez coisas que mereciam castigos, será punido com poucos açoites. De todo aquele a quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido. - (I João 3:2)... Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, todavia, sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é. E todo o que tem nele essa plena confiança purifica a si mesmo, assim como Ele é puro.
  


Pastor João Marcos Ferreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário