quinta-feira, 22 de setembro de 2016

(Sal.34:13) ... Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.

Os sábios afirmam que há três coisas que não volta atrás: A seta lançada; a oportunidade perdida e a palavra dita.
Cuidado com o que fala; a vítima pode ser você mesma(o). Nossos pensamentos são armas poderosas e quando traduzidos em palavras, são capazes de nos causar bem ou mal; ela tem uma força incontrolável, pois tudo que recebemos por palavras, elas vão passando inexoravelmente de geração a geração, e é por isso que há tanta recomendação Bíblica quanto a nossa língua.
ESTÁ ESCRITO. Apenas 14 citações bíblicas sobre o uso da língua. Cuidado!!!
- (Provérbios 13:3) ... “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.”
- (Provérbios 15:4) ... “A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.”
- (Provérbios 17:28) ... “Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.”
- (Provérbios 18:8) ... “As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre.”
- (Provérbios 18:13) ... “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.”
- (Provérbios 18:21 0 ... A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
- (Provérbios 21:23) ... “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.”
- (Provérbios 29:20) ... “Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.”
- (Sal.34:13) ... Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
- (Sal. 39:1) ... Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.
- (I Ped. 3:10) ... Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.
- (Efésios 4:29) ...  “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”
- (Tiago 1:26) ... Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
- Finalizo, com a palavra pronunciada pela maior autoridade: Jesus... (Mateus 12:35-37) O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
Li uma história que nunca esqueci, e serve de lição para todos: Havia dois amigos e um dia um falou mal do outro e isso trouxe muitos danos prejudicando a reputação do outro e a amizade foi rompida. O que foi caluniado ficou doente e estava acamado, o que lhe ofendeu sentiu o desejo de ir visitá-lo.
Quando chegou foi até sua cama lhe pediu perdão por tudo que tinha falado, o amigo acamado olhou para ele e disse: Você está perdoado meu amigo, mas só quero lhe pedi um favor, o amigo disse: Pode dizer então o amigo olhou para ele e disse:
Quero que você pegue esse travesseiro e vá até o prédio mais alto da cidade e quando chegar lá abra e lance todas as penas que tem dentro lá do alto e depois volte até aqui, o amigo prontamente saiu e fez o que lhe foi pedido.
Depois de algumas horas retorna e diz: Pronto amigo já fiz o que você me pediu, o amigo olhou para ele e disse: Agora quero que você volte e pegue todas as penas e coloque dentro da capa e me entregue do mesmo jeito que te entreguei, o amigo disse: Mais isso é impossível, ele olhou para ele e disse: é verdade amigo você me prejudicou e pediu perdão; eu te perdoei, mas o que você fez com a minha reputação não tem reparação. Lembrem-se falar mal, criticar não tem a aprovação de Deus.
Oremos ao Senhor, pedindo perdão por todas as vezes que não soubemos usar nossa língua e peçamos graça para saber usá-la corretamente, daqui em diante.


Pastor João Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário