domingo, 25 de setembro de 2016

TUDO QUE HÁ EM MIM, BENDIGA O NOME DO SENHOR...

BENDIZE OH MINHA ALMA AO SENHOR!

(Salmos 103:1-14)... Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.
Bendizer significa: Dar glória, enaltecer, declarar como bendito, Dizer bem, Invocar.

O salmista relata nesse texto vários motivos para bendizer ao Senhor; pelos seus feitos para com a nossa alma, pelos seus feitos para com a nossa vida. Vejamos: Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades; É ele que sara todas as tuas enfermidades; É ele que redime a tua vida da perdição; É ele que te coroa de benignidade e de misericórdia; É ele que farta a tua boca de bens; de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.; É ele que faz justiça e juízo a todos os oprimidos; Ele é Misericordioso; ele é piedoso; Ele é o Senhor; longânimo e grande em benignidade; É ele que afasta de nós as nossas transgressões; É ele que se compadece daqueles que o temem. Observe que o salmista inicia e conclui esse Salmo, convidando a todos a Bendizer ao senhor: Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra. Bendigam ao Senhor, todos os seus exércitos, vocês, seus servos, que cumprem a sua vontade. Bendigam ao Senhor, todas as suas obras em todos os lugares do seu domínio. Bendiga ao Senhor a minha alma! (Versos 20-22)

No (Salmo 135), o Salmista ainda declara por que devemos bendizer
·         1) Deus é bom. “Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável”.
·         2) Deus é grande. A grandeza do Senhor é medida por um contraste aos falsos deuses servidos por milhões: “Com efeito, eu sei que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses” (V:5).
·         3) Deus é soberano. “Tudo quanto aprouve ao SENHOR, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos” (V:6).
·         4) Deus é justo em castigar os malfeitores. Na história de Israel, Deus mostrou esta justiça quando castigou os egípcios, os povos da Transjordânia e os reis de Canaã (Versos 8-11).
·         5) Deus é compassivo para com seu povo. Ele deu a terra de Canaã como herança para o povo de Israel e se compadeceu dos seus servos (Versos: 12-14).
·         6) Ele é eterno. “O teu nome, SENHOR, subsiste para sempre; a tua memória, SENHOR, passará de geração em geração” (V: 13).

·         7) Ele é real e vivo. Os povos adoravam (e adoram) seus deuses inventados, e os israelitas sofriam muito por causa da sua fraqueza em cair na idolatria. Mas Deus nunca fez trégua com estas outras religiões. Ele taxativamente nega a existência de outros deuses enquanto afirma sua onipotência. Sobre os supostos deuses, ele disse: “Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; pois não há alento de vida em sua boca. Como eles se tornam os que os fazem, e todos os que neles confiam” (Versos:15-18).
·         8) Ele está próximo. Um dos fatos mais comoventes das Escrituras é que este Deus soberano e sublime é, também, um Deus acessível que se preocupa com os homens. Ele dá herança ao seu povo, compadece-se dos seus servos, e habita no meio deles (Versos:13,14,21).

Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras. Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor. Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos. Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá) Vinde, e vede as obras de Deus: é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens (Sal. 66:1-5); Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos (Sal. 63:4); Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites. Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao Senhor. (Sal. 134:1, 2).

O Apóstolo Pulo nos diz por que devemos bendizer ao Senhor: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, (Efésios 1:3-6).

O Apóstolo Pedro nos diz por que devemos bendizer ao Senhor: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós (I Ped. 1:3, 4).

Se Você tem razões para bendizer ao Senhor, eu não sei. EU SEI QUE EU TENHO inúmeras razões, e sei que se não fosse Deus em minha vida, eu já teria sucumbido, quando os malvados, investiram contra minha vida. Já sofri armas em meus ouvidos, assaltos, angustias, calúnias, desprezos, incompreensões. Contudo, a mão de Deus sempre esteve a meu lado, e posso dizer como o Salmista, no (Salmo 124)... Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma; Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes. A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.

Enfim, bendigamos ao Senhor pelo que Ele é: ELE É DEUS! (Isaias. 45:5).


Pastor João Marcos Ferreira. 25/09/2016. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário