quinta-feira, 1 de setembro de 2016

QUEREMOS SER OUVIDOS POR DEUS NO DA ANGUSTIA? CONDIÇÕES:


(Salmos 20:1-5)... O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.) Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano. Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições. Existe porem um caminho com requisitos prévios: se humilhar... orar... buscar a sua face, e, se converter dos maus caminhos... (II Cron. 7:14).

O rei Davi é um bom exemplo, no Salmo 20, de priorização da oração em momentos difíceis. Ao que tudo indica, ele vivenciava a iminência de uma guerra. A batalha se aproximava e todos os preparativos deviam ser feitos: o deslocamento das tropas, a preparação das armas, a instrução dos comandantes, a organização das provisões, o encorajamento dos soldados e muitas outras tarefas imprescindíveis para enfrentar militarmente um inimigo. Tudo isso leva tempo e dá muito trabalho. Na verdade, exige empenho total, principalmente por parte do rei Davi.

Hoje vivenciamos todos os tipos de crises: Financeira, social, trabalhista e muitos conflitos tanto internos como externos. O que fazer? Como nossa primeira atitude, devemos fazer como Davi; orar, orar e orar. Mas para sermos ouvidos por Deus, antes é preciso algumas atitudes, como o que Deus falou no Livro de Crônicas (II Cron. 7:14)... E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Em segundo lugar, temos que nos dispor a defender nossa soberania, com ações que visem o fortalecimento de nossa estrutura política, haja vista que a política tem participação fundamental nos destinos da Nação.

O Rei Josafá nos deu exemplo. Josafá, ao receber a notícia de que três exércitos se aproximavam por um caminho inesperado e sem defesas (II Cr 20: 3,4), estando a menos de um dia de Jerusalém, em lugar de se desesperar em primeiro lugar, se dobrou em oração perante o Senhor e levou o povo a fazer o mesmo. Deus concedeu a vitória (II Cr 20.22-25).
É mister lembrar que a palavra oração é composta: ORAR E AGIR. Tanto o Rei Davi como o Rei Josafá, em primeiro lugar, procuraram refúgio em Deus, para depois partirem pra guerra e saírem vencedores.

O conselho da Palavra de Deus, não é só orar, mas devemos tomar atitudes como vigiar e olhar: "Orai e vigiai" (Mateus 26,41); (Marcos 14,38)... Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca; veja também Marcos 3,33 - "Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo."). O verbo "vigiar" convida à ação. Observe que se bastassem nossas orações, o mundo teria muito menos sofrimento, pois todos nós oramos pelo Brasil, más agimos errado.

Agimos errado? Sim. Falta-nos “olhar” e “Vigiar” pois vivemos em épocas das mas serias crises do nosso Brasil, que precisa ser passado a limpo, entronizando Deus como mentor e orientador dos nossos governantes. Sem contar que muitos dos nossos irmãos que se dizem “povo de Deus”, estão se envolvendo de maneira pecaminosa, aceitando dinheiro, cargos e posições para eleger corruptores para governar e legislar para o nosso Brasil.

E, como resultados, presenciamos os acontecimentos nefastos, nos fazendo lembrar que fomos colocados como “atalaias e reparadores de brechas”, e não para ajudar a arrombar o muro da moralidade e perpetuação da corrupção, precisamos tomarmos posição ao lado da moralidade e seriedade, não trocando nosso voto por propinas e subornos. A Palavra de Deus nos traz severas advertências contra a corrupção e a imoralidade administrativa e comportamental. Vejamos algumas: Advertência contra a corrupção policial: “Então uns soldados o interrogaram: E nós, o que faremos? Ele lhes disse: A ninguém trateis mal, não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso soldo”. (Lucas 3:14);
Advertência contra a corrupção no Poder Judiciário: “Não torcerás a justiça, nem farás acepção de pessoas. Não tomarás subornos, pois o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Deut. 16:19-20).

Quanto a aceitação de suborno, a Bíblia nos diz que
a) O suborno cega: (Êxodo 23:8)... “Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos”; b) O suborno é impiedade: (Prov.17:23). “O ímpio acerta o suborno em secreto, para perverter as veredas da justiça”. (Isaías 5:22 - 23) “Ai dos que...justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça”. (Sal. 82:2-5ª) “Até quando defendereis os injustos, e tomareis partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em trevas”. (Lev. 19:15) “Não farás injustiça no juízo; não favorecerás ao pobre, nem serás complacente com o poderoso, mas com justiça julgarás o teu próximo”.

Veja algumas advertências da Palavra de Deus para seu povo:
- Advertência contra a corrupção no Poder Executivo: “Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas”. (Isaías 1:23). “Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transtorna”. (Prov. 29:4); “Abominação é para os reis o praticarem a impiedade, pois com justiça se estabelece o trono”. (Prov. 16:12);
- Advertência acerca dos assessores corruptos: “Tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça”. (Prov. 25:5)
- Advertência contra a corrupção no Poder Legislativo: “Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres, e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas, e roubando os órfãos! Mas que fareis no dia da visitação, e da assolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória, sem que cada um se abata entre os presos, e caia entre os mortos?” (Isaias 10:1-4)
- Advertência contra a corrupção meio empresarial: “No meio de ti aceitam-se subornos para se derramar sangue; recebes usura e lucros ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o. E de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus. Eu certamente baterei as mãos contra o lucro desonesto que ganhastes...” (Ez. 22:12-13ª); “Melhor é o pouco, com justiça, do que grandes rendas, com injustiça”. (Prov. 16:8); “O que oprime ao pobre para aumentar o seu lucro, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá”. (Prov. 22:16);
- Advertência contra juros absurdos praticados pelo Sistema Financeiro: “O que aumenta a sua fazenda com juros e usura, ajunta-a para o que se compadece do pobre”. (Prov. 28:8); “Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre, que está contigo, não te haverás com ele como credor; não lhe imporás juros”. (Êx. 22:25); “Aos retos até das trevas nasce a luz, pois é compassivo, compassivo e justo. Bem irá ao que se compadece e empresta, que conduz os seus negócios com justiça. (...) É liberal, dá aos pobres, a sua retidão permanece para sempre; a sua força se exaltará em glória”. (Salmos 112:4-5,9).

É pouco amados? Nos aproximamos do período em que você vai depositar seu direito constitucional e democrático do voto. Cuidado com as peitas e subornos; cuidado com as ofertas de cargos e posições, e digo isso até no meio do povo, repito “que se chama pelo nome de Deus”, onde muitos líderes estão direta ou indiretamente empurrando seus filhos em busca do poder legislativo utilizando seu prestigio conquistado no poder eclesiástico; cuidado com a comunhão com os filhos das trevas, alguns declarados satanistas mas que estão a visitar os púlpitos (altar sagrado) nas igrejas; cuidado com tomadores de cachaça, adúlteros e roubadores, que com voz mansa e agradável imita a voz das verdadeiras ovelhas; cuidado para não derrotar seu irmão e eleger um ímpio. Paulo fala em (Gal. 6:10)... enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Deus não pediu; ele ordenou: Por isso guardareis todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor. (Lev. 19:37). Vale a pena citar mais uma vez: (II Cron. 7:14)... E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Cuidado; você está avisado e assim não tem mais desculpas; As minhas mãos estão livres: Veja o que o Senhor disse a Ezequiel: (Ez. 3:19)... Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.


Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA – 01/09/2016 

Um comentário:

  1. Parabéns Pastor pelo maravilhoso discernimento que Deus tem te concedido!

    ResponderExcluir