terça-feira, 8 de novembro de 2016

DEUS MANDA VOLTAR: COVARDES, MEDROSOS E DESCUIDADOS. ELE NÃO OS QUER NA SUA OBRA.

DEUS NUNCA ACEITOU COVARDES E DESCUIDADOS PARTICIPANDO DE SUA OBRA. Veja: (Juízes 7:3) ...  - Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Tipos de Crentes que seu medo e covardia são expressos através de CONIVÊNCIA, OMISSÃO, CONFORMAÇÃO E O PIOR: NEGLIGENCIA. Dizem que servem a Deus, mas agem como tais. Embasam-se em um versículo isolado: (Provérbios 20:3). Não questionar...

* Aos conformados, Paulo orienta: (Rom.12:2) ... E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
* Aos coniventes, Paulo afirma aos Gálatas: É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco. Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. (Gál.4:18-20).
* Aos Omissos: Não podemos ficar alheios ao que está acontecendo pelo mundo afora. Devemos ser ativos e participativos na esfera cristã. Pois o chamado de Deus requer pressa, e nós não podemos nos omitir. Muitos estão indo para o inferno devido nossa omissão. Nossa falta de compromisso com o reino. (Ez. 3:18). Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. (Ez 33:6). Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. Somos arautos, e arautos está sempre de alerta: (Joel 2:1). Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está perto; Paulo orientava a falar a tempo e fora de tempo (2 Tim.4:2);
* Aos Negligentes: O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador. (Prov.18:9). Devemos falar a Palavra, pois é a Palavra: Apta e proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir, doutrinar, repreender. (2 Tim 3:16,17).

Quanto ao chamada de cada um: “Cada um FIQUE na VOCAÇÃO para o que foi chamado (1 Cor. 7:20). Se é Cantor; Cante. Se é Pregador; Pregue. Se é Mestre; Ensine. Contribuindo todos para a glória de Deus. Os membros do corpo cooperam um como outro, mas cada um exerce a sua função, orientado só pela “cabeça = Cristo”.
Paulo dizia que é bom ser zeloso, e Ele sentia dores como as dores de parto para que Cristo fosse conhecido (Gal. 4:18-20).

Algumas pessoas ante a qualquer discussão Bíblica, citam sempre (Prov.20:3). Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido. Parece que seu objetivo é se esquivar do ensino, sem no entanto examinar “texto e contexto” dessa expressão de Salomão. Na realidade, Salomão trata de uma comparação entre o do “homem iracundo e o homem pacificador, (Prov.20:3)”; Fala ainda do homem iracundo (Prov.15:18). Ou o que briga sem necessidade
Essa observação dos defensores do “ficar calados”, e aceitar tudo, inclusive que os falsos ensinadores enganem até os escolhidos, não me atingem, pois o que fazemos é defende uma verdade, principalmente a verdade da Palavra de Deus. Prefiro ser perseguido por causa da Justiça (Mat.5:10). Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Quer ouçam ou deixem de ouvir, Fala! Deus falou através de Ezequiel: (Ezequiel 2:1-7). E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Fala e não te cales: “Atos 18:9,10). E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. “Aprouve a Deus que cada um cumpra com fidelidade o Ministério que recebeu”
Orientação do Apóstolo Paulo. (II Tim.4:1-5). Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Finalizo fazendo minhas as palavras do Profeta Isaias: (Isaías 62: 1-3). Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. E os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará. E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus.


Pastor João Marcos Ferreira.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu esforço pastor João Marcos, belíssimas reflexões, muito inteligentes. Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir