segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A BÍBLIA NÃO TRAZ O NOME “TRINDADE”, MAS NEGAR A PRESENÇA DA TRINDADE EM TUDO É NEGAR A PALAVRA DE DEUS.

Para adentrarmos nesse estudo, necessário saber o significado da palavra: Trindade. Trindade: (s.f.) 1.conjunto de três entidades, seres, objetos etc. de igual natureza. 2. rel dogma cristão que proclama a união de três pessoas distintas, Pai, Filho e Espírito Santo, formando um só Deus.
Muito embora a palavra “Trindade” não se encontre na Bíblia, a ideia por ela expressa é uma das verdades fundamentais das Escrituras; Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo formam a Trindade. São três entidades diferentes e no entanto os três são Deus. A Trindade é um dos mistérios do cristianismo, não é fácil explicar, mas sabemos que os três merecem todo o louvor e adoração, pois somos salvos através do amor, graça e misericórdia dos três. Isaías faz referência em sua citação revelada por Deus: (Isaías 48:16) ... Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.

AS TAREFAS DOS MEMBROS INDIVIDUAIS DA TRINDADE:

I- O PAI É A FONTE MÁXIMA OU CAUSA DE TUDO:
1) O UNIVERSO (I Coríntios 8:6) ... Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele; Apocalipse 4:11) ... Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
2) REVELAÇÃO DIVINA (Apocalipse 1:1) ... Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
3) SALVAÇÃO (João 3:16-17) ... Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
4) AS OBRAS HUMANAS DE JESUS (João 5:17 ... E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também; (João 14:10)... Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Ou seja: O Pai PRINCIPIA todas estas coisas.

II - O FILHO É O AGENTE ATRAVÉS DO QUAL O PAI FAZ AS SEGUINTES OBRAS:
1) A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO UNIVERSO (I Cor.8:6) ... Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (João 1:1-3) ...No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (Col. 1:15-17) ...O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
2) DIVINA REVELAÇÃO (João 1:1) ... No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (Mat.11:27) ... Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (João 16:13-15) ... Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (Apoc.1:1) ... Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
3) SALVAÇÃO (II Cor.5:19) ... Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. (Mat. 1:20,21) ... E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Ou seja: O Pai faz todas estas coisas através do Filho, que funciona como Seu agente.

III - O ESPÍRITO SANTO É O MEIO PELO QUAL O PAI FAZ AS SEGUINTES OBRAS:
1) CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO UNIVERSO (Gên.1:2) ... E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Jó 26:13) ... Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça. (Sal.104:30) ... Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.  
2) DIVINA REVELAÇÃO (João 16:12-15) ... Ainda Eu tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (Ef. 3:5) ... O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; (II Pedro 1:21)... Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
3) SALVAÇÃO (João 3:6) ... O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (Tito 3:5,5) ... Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; (I Pedro 1:2) ... Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
4) FEITOS DE JESUS (Is. 61:1)... O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Atos 10:38)... Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Então faz assim o Pai todas estas coisas pelo poder do Espírito Santo.

FAZENDO UM ESBOÇO: A Trindade aparece quando Jesus foi batizado por João:
(João 1:32,33) ...E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele (Jesus). E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. João batiza Jesus. (Mat.3:16,17) ...E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mar. 1:9-11). E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galileia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. (Lc 3.21,22) ...E João testemunhou, dizendo: “Vi o Espírito descendo do céu como uma pomba e permaneceu sobre Ele. (João 3: 16) ...Deus (Pai) amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito (Filho) para que todo o que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna.

ESTÁ ESCRITO: FALOU JESUS: Mateus 28:19 ...Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; (João 14:26) ...Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse. (João 10:30) ...Eu e o Pai somos um". (João 14:15,17,26) ... E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós... Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto Eu vos tenho dito.
ESTÁ ESCRITO: APÓSTOLO JOÃO: (I João 5:7-8) ...Há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
ESTÁ ESCRITO: PAULO: (II Cor. 13:14) ...A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. (I Coríntios 8:6) ...Para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos. (II Cor. 1:21-22) ...Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.
ESTÁ ESCRITO: APÓSTOLO PEDRO: (I Pedro 1:2) ...Escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

FINALIZO, com a narração de:
- Lucas (Luc.4:16-18) ... E Jesus chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração...
- Mateus escreveu: Palavras de Jesus: (Mat. 10: 32,33) ... Assim sendo, todo aquele que me declarar diante das pessoas, também eu o declararei diante de meu Pai que está nos céus. Entretanto, qualquer que me negar diante das pessoas, também Eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

Quer negar a Trindade? Por tudo que está escrito, responda com sinceridade, na Palavra de Deus:
·         Por que é tão terrível e imperdoável o pecado contra o Espírito Santo?
·         Quem é o consolador?
·         Quem arrebatou Felipe?
·         Quem falou e orientou, Paulo e Barnabé?
·         Quem ou o que é a autonomia que o Espírito tem para distribuir os dons espirituais na igreja?
·         Por que Ele decide sobre os assuntos da igreja?
·         Por que Ele ensina, ouve, fala... se não é uma pessoa?
·         Por que os apóstolos sempre se referiam a Ele de forma tão distintiva como realmente sendo este uma pessoa?

CUIDADO AMADOS! NÃO QUEIRA IR PARA O INVERNO.
Negar a presença da TRINDADE, é negar A PALAVRA DE Deus, é APOSTASIA, é incorrer em um pecado imperdoável. Disse Jesus: "Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno." (Marcos 3:28-30).

É perigoso ADULTERAR a Palavra de Deus, retirando ou acrescentando algo, principalmente algo tão precioso como um Deus trino. Duras condenações:
- João alertou: (Apocalipse 22:18,19) ... Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
- Salomão alertou: (Prov. 30:5-6) ...Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.
- Paulo alertou: (I Tim 4:1-2)... Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (II Tim.4:3-4)... "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."
- Pedro alertou: (II Ped. 2:1-3) ... E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

Que o Senhor nos guarde de trabalhar em vão na sua Obra, e chegar naquele dia e simplesmente batermos na porta e sermos rejeitados por Deus, principalmente nós que ensinamos a Palavra de Deus, seremos duplamente cobrados e a recompensa será o inferno.
- Falou Deus: (Jer. 23:1-2)... Cuidado! "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto, assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR."
- Palavras de Jesus: (Mat. 7:22-23)... Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. DEUS NOS GUARDE.



Pastor João Marcos Ferreira. 31/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário