quarta-feira, 5 de abril de 2017

TODA VITORIA, TEM SEU PREÇO. 15 PASSOS NA VIDA DE JOSÉ, DE SONHADOR A VITORIOSO COMO GOVERNADOR. DO EGITO.


É realmente maravilhosa pensar, falar e se alegrar, dizendo que José sofreu, mas Deus o fez Governador do Egito.
É uma grande verdade, mas antes de nos colocar na observação de que José foi vencedor, devemos observar os caminhos que José percorreu, como determinado por Deus para ser vitorioso. Querer contar vitorias; profetizar vitórias; obter vitórias, tudo isso é grandioso, no entanto, a vitória sempre precede de uma luta. Vejamos os passos que fizeram de José um vitorioso. Vítima de Ódio, ciúme e inveja, de seus próprios irmãos, cobiça e calunia pela mulher do seu Senhor, jogado numa cisterna, vendido duas vezes, prezo, revelador de sonhos, porem fiel a Deus, fato era que o Senhor passou com José por todos os caminhos.
1-    Amado mais que todos dos seus irmãos. (Gen.37:3);
2-    Odiado por seus irmãos... (Gen.37:4).
3-    Sonhador e mais odiado ainda; (Gen.37:5-9)
4-    Incompreendido e Repreendido pelo seu Pai, Jacó. Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
5-    Seus irmãos conspiraram contra ele; Movidos por esses sentimentos destrutivos, os meios-irmãos de José "conspiraram contra ele para o matarem."
6-    Andou errante pelos campos à procura de seus irmãos, sem saber que seus irmãos conspiravam em mata-lo, movidos por sentimentos destrutivos de ciúme e inveja (V.15-22).
7-    Despiram-no. (V.23). Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia.
8-    Jogaram numa cisterna vazia sem água, para morrer de sede. (V.24);
9-    Vendido por vinte ciclos de prata. (V.28) ... venderam por vinte Siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.
10- Vendido no Egito. (Gen.39:1). José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.
11- O SENHOR ERA COM JOSÉ, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. (Gen. 39:2).
12- Reagiu à tentação da Mulher do rei, sendo FIEL a Deus e a seu Senhor, o que lhe rendeu ser caluniado e prezo. (Gen. 39:10-20)
13- O SENHOR, PORÉM, ERA COM JOSÉ, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; (V.21).
14- Preso. José interpreta o sonho do copeiro e do padeiro do rei, e faz um pedido ao copeiro. (Gen. 40:2-23). Mas faz um pedido ao copeiro: (V.14-15)...lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra.
15- Esquecido pelo copeiro-chefe, por dois anos (V.40:23; 41-1)
16- O REI MANDOU CHAMAR A JOSÉ. Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó. Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó. O Rei conta seu sonho a José, que o interpreta e é honrado para Governar o Egito. (Gen.41:14-57).

Se a história de José tem a ver com tua história, então RESPONDA:
1-    Tua luta é grande? Muitos sofrimentos? Enfermidades? Calunias? Desprezos?
2-    Estás disposto como José, a ser fiel e resistir a tudo?
3-    Tens o Senhor a teu lado? Ele está contigo?
Saiba porem de uma coisa: O Senhor estará contigo, enquanto tu estiveres com ele.

Medite:
- (II Crônicas 15:1,2) ...Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR ESTÁ CONVOSCO, ENQUANTO VÓS ESTAIS COM ELE, E, SE O BUSCARDES, O ACHAREIS; PORÉM, SE O DEIXARDES, VOS DEIXARÁ.
- Busque ao Senhor, de todo o teu coração, e certamente o acharás. (Jer.29:13).


PASTOR JOÃO MARCOS FERREIRA. – 04/04/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário