segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A IGREJA E OS DIVERSOS TIPOS DE OVELHAS. QUE OVELHA É VOCÊ?

BASE BÍBLICA. (EZ. 34.4,20).
Veja que o profeta Ezequiel, fala em 05 (cinco) tipos de Ovelhas:
1- A Perdida; 2- A Desgarrada; 3- A quebrada; 4- A enferma; 5- A Gorda. 
Vejamos: (Ezequiel 34: 15 a 20)... Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS. A perdida, buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés? E quanto às minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés. Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.
O profeta Ezequiel faz uma descrição dos tipos de ovelhas que se podia encontrar num rebanho de Israel, comparando-os aos próprios israelitas. Para nós, estas metáforas nos ajudam a entender os tipos de crentes que temos em nossas Igrejas. A narrativa é que existem vários tipos de ovelhas e acusa os pastores de Israel (os sacerdotes) de estarem negligenciando o devido cuidado que as ovelhas necessitavam: Assim se espalharam, por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo... (v. 6). Após descrever o estado de abandono das ovelhas de Israel, Deus faz uma promessa: E suscitarei sobre elas um só pastor para apascentá-las, o meu servo Davi... (v. 23). O Deus Eterno se referiu a Jesus, o Filho de Davi, o nosso pastor! Ele veio ao mundo para arrebanhar as ovelhas dispersas e para oferecer a elas um abrigo e o devido tratamento (Hebreus 13: 20); (I Ped 2:25 / 5:4). Jesus disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (Jo 10.11).
Para um pastor não há alegria maior do que ver as suas ovelhas contentes. O pastor não poupará esforços para trazer, o melhor pasto para o seu rebanho, assim como água pura. O pastor lutará para poupar as ovelhas dos ataques dos animais ferozes, para dar abrigo nas tempestades, e dar proteção contra as parasitas; Logo ao amanhecer ele examina o seu rebanho com os seus olhos e sabe identificar se as ovelhas estão bem, se alguma está doente ou necessita de cuidados especiais. "não dormitará aquele que te guarda" (Salmo 121,3b).
Mas, apesar dos cuidados do pastor, algumas ovelhas estão insatisfeitas. Sempre estão pensando em pular a cerca, achando que a grama do outro lado é mais verde. Às vezes, pela sua teimosia, abre buraco na cerca e passa para o outro lado. Só aí então que ela vai enxergar que o pasto lá é ralo, queimado e seco. O pior desse comportamento, é que ela ensina os seus cordeirinhos a fazerem o mesmo. Assim o pastor não tem alternativa, senão sacrificá-la para preservar todo o rebanho.
A Igreja, Corpo de Cristo, que tem Jesus como seu Sumo-Pastor, deve estar apta a lidar com todos os tipos de ovelhas descritos em (Ez 34:4 e 16), e em (Is 40:10 e 11): 
a) Ovelhas perdidas: São milhões e estão espalhadas pelo mundo. A Igreja tem que procurá-las, movida pela compaixão (Mt 9:36-38). Muitos se comportam, como se o problema, não lhes dissesse respeito, mas se engana; a responsabilidade é nossa e vamos pagar caro se não acordarmos rápido. E hora de cumprir a ordem de Jesus: Ide por todo mundo, e pregai o Evangelho... Devemos levantar equipes e sair pelas ruas, cidades, aldeias, pregando o evangelho que transforma, certos porem que não podemos ir de mãos vazias. Como a igreja de Atos, temos que unir o Espiritual e o Social e assim ganharemos muitas almas pra Jesus. (Tg. 2: 14)... “Fé + Obras”.
b) Ovelhas desgarradas: As que já foram do rebanho de Jesus, mas iludiram-se com o mundo, ou decepcionaram-se com o rebanho. A Igreja tem que procurar buscá-las (Lc 15:3-7). Como está crescendo o número dessas ovelhas. Magoadas, escandalizadas... Vamos buscá-las!
c) Ovelhas fracas: São do rebanho, mas não têm como prosseguir sem auxílio. As ovelhas fortes têm que suportar suas fraquezas e praticar tudo o que for bom para edificá-las (Rm 15:1 e 2).
d) Ovelhas doentes: A Igreja é um hospital que trata dos males que afligem a alma humana. A terapia ministrada resultará no desfrutar das bênçãos conquistadas para nós na cruz: vida em abundância (Jo 10: 10), paz de Cristo (Jo 14: 27 e 16: 33) e alegria de Cristo (Jo 15: 11 e 17:13).
e) Ovelhas quebradas: São irmãos que caíram em tentação e que precisam de tratamento para corrigir as fraturas (Gl 6:1 e 2).
f) Os cordeirinhos: (Is 40: 11), o Senhor afirma que “entre os seus braços os recolherá”. A Igreja deve dar às crianças o carinho, o cuidado, o valor que o próprio Jesus demonstrou (Mt 19:13-15). Estamos devendo um cuidado melhor para os nossos cordeirinhos, assumo toda responsabilidade sobre eles, precisamos urgentemente dar um tratamento melhor para eles. Preciso de ajuda.
g) Ovelhas procriadoras: Esse o pastor tem um cuidado muito especial, um zelo tremendo. O mesmo texto em Isaías descreve o cuidado do Sumo-Pastor pelas ovelhas que geram outras ovelhas: ele as guiará mansamente. A Igreja precisa despertar incentivar e treinar as ovelhas a serem multiplicadoras. Não podemos ser ovelha estéril. Temos que procriar, ou seja: Gerar mais e mais e mais ovelhas.
h) Ovelhas gordas e fortes: (Ezeq. 34: 18-21), São ovelhas rebeldes, egoístas, que maltratavam as fracas, impedindo-as de comerem e beberem.
Às quais o próprio Senhor promete: EU AS DESTRUIREI. (v. 16).
Há, porém, um grave problema dentro do rebanho do Senhor: as ovelhas gordas! Quem são elas? São ovelhas rebeldes e fortes – às quais o próprio Senhor promete: Eu as destruirei. (v. 16). E por que o Senhor se mostra tão indignado com as tais ovelhas gordas? Seus pecados são descritos na sequência do texto bíblico: Comem e bebem em demasia; Não se importam com as outras ovelhas do rebanho; Pisoteiam a comida que não deram conta de comer; Pisoteiam e sujam a água que as outras ovelhas têm para beber; Batem nas ovelhas fracas;
Uma ovelha gorda não deseja o crescimento de sua Igreja; Ao contrário, opera no sentido de prejudicar o desenvolvimento dos fracos, dos novos e a conquista. Elas servem aos seus próprios interesses; São adoradoras de si mesmas. Não seja você um empecilho ao crescimento de seu rebanho.
Existem muitas ovelhas gordas dentro das igrejas, que estão pesadas, não conseguem fazer nada, não florescem, não rompem e ainda por cima, dificultam o trabalho dos lideres, sendo usadas pelo diabo, para distrai-los. Pastores muitas vezes, deixam de pregar a verdade, para não ferir ovelhas, pra não incomoda-las. O Pastor não pode negligenciar e deixar permanecer no meio do rebanho esse tipo de ovelha gorda; Queridos, não estou ofendendo; estou abrindo os olhos da igreja hoje. Igreja não é clube recreativo, de passar tempo; Igreja é lugar de cura e transformação, por isso como lideres temos que despertar, pois satanás tem nos distraído, enquanto isso muitos são arrastados para o inferno. (Prov. 24:11,12). Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte.
Certifique-se de que não haja em sua vida nenhuma das características destas ovelhas repudiadas pelo Pastor de Israel. Você pode dizer: Isso não é comigo, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. 
PASTOR JOÃO MARCOS FERREIRA
Pense.

Um comentário:

  1. um crente que causa divisao,que poe a igreja contra o pastor,tambem pode ser classificado como uma ovelha gorda?

    ResponderExcluir