terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O CAMINHO PARA O CEU, PASSA PELA CRUZ...

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lc. 9:23).

Fico impressionado quando vejo tantas palavras de euforia espiritual, haja vista que todos se cumprimentam vias presenciais e da mesma forma através das mídias sociais, com versículos que tratam de bênçãos, saúde, prosperidades e só glória, como se o céu já fosse aqui neste mundo, por exemplo: (Is. 43:2)... Quando passares pelas águas estarei contigo; (Juízes 6:14)...Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E assim por diante.
Esquecem que o contexto, a situação e o momento em que Deus falou essas palavras, foram outros, e que mesmo assim, Deus passou seu povo por dois cativeiros: O Cativeiro do Egito = 430 anos, (Ex.12:40); (Gal.3:17), e ainda o Cativeiro da Babilônia = 70 anos, que foi profetizado por Jeremias (Jer.25), e vivido por Daniel e seus amigos; Ezequiel. Ver: (Dan.1:1-21) e (Ez.15).
Parece que esquecem a realidade do momento em que vivemos, ou nunca leram ou nunca meditaram na Palavra de Deus, nem leram os evangelhos, escritos pelos que andaram com Jesus e escreveram Palavras pronunciadas por Jesus em seus momentos de ensino. Parece que nada examinam; Jesus aconselhou: (Jo.5:39)... Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
Vejamos algumas expressões de Jesus:
• Mateus escreveu o que Jesus falou:
(Mat.10:16-23)... Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sedes prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas... Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. ...E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando, pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra... (Mateus 24:4-13)... E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
• Lucas escreveu o que Jesus falou: (Lucas 12:51)... Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
João escreveu: (João 16:20)... Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. (João 16:31-33)... Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Finalizando com o que escreveu o Evangelista Marcos:
E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. (Marcos 8:34-38).
Veja esse Resumo:
• (Mt. 10:16)... Ovelhas para o meio de lobos...
• (Mt. 10:22)... Odiados por todos...
• (Mt. 10:34)... Não vim trazer paz, mas espada...
• (Mt.24:09)... E sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome...
• (Lc. 12:51)... Vim trazer dissensão...
• (Jo. 16:20)... Vós chorareis e vos lamentareis...
• (Jo. 16:33)... No mundo terei aflições...
• (II Tim. 1:8)... Participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus
• (II Tim. 2:3)... Tu, pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
PEDRO FALA DE ARDENTE PROVA: Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. (I Pedro 4:12-14).
O QUE FALA TIAGO. Tiago servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Meus irmãos tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; (Tg 1:1,2).
PAULO FALA DE SOFRIMENTOS: Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. (II Coríntios 11:24-28).
PAULO FINALIZA: Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério (II Timóteo 4:5-11).
Você que anda em busca de vida boa, muito dinheiro e só vitória aqui na terra, Você decide: “Não tome a sua cruz; não se negue a si mesmo e não pense em seguir a Jesus”.
Alguém pode pensar que estou ficando louco, e, eu até entendo, pois Paulo também alertou: Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porém para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. (I Cor. 1:18).
Pastor João Marcos Ferreira.
   


Pastor João Marcos Ferreira. 05/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário