terça-feira, 26 de dezembro de 2017

GERAÇÃO DE ACOMODADOS E CONIVENTES; DESPREOCUPADOS; NEGLIGENTES. ONDE ESTÃO: JOÃO BATISTAS, PAULOS, PEDROS, TIAGOS. SEM FALAR NO VELHO TESTAMENTO, ONDE ESTÃO? OSEIAS, NAUNS?

Hoje acordei com essas interrogações, vendo tanto “comodismo”, tanta “conivência”? Não será isso medo? Omissão para não perder status? Negligência com a Obra de Deus, preferindo o homem? Será que Deus não traduz isso como NEGLIGENCIA? Afinal: NÃO SOMOS MAIS PROTESTANTES CONTRA O PECADO? A Igreja agora aceita tudo, desde que venha de uma Liderança?
Vejamos o que está escrito na Palavra de Deus:
·         O Negligente na sua Obra é Irmão do desperdiçador... (Provérbios 18:9)... Também o negligente na sua obra é irmão do desperdiçador – (Almeida Revista e Corrigida).
·         João Batista teve coragem de Protestar contra o Rei Herodes e sua situação matrimonial ilícita, pagando com sua vida (Marcos 6:14-29)...
·         Paulo escreveu cartas Protestando contra o pedado e a corrupção e enfrentou terríveis perseguições, sofrimentos, a ponto de suplicar a Timóteo que sofresse com ele as aflições do Evangelho; (II Tim.2:3); até um mensageiro de satanaz foi enviado para o atormentar, e orando Deus não atendeu, mas disse... a minha graça te basta pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. (II Cor.12:9). Acontece que hoje ninguém que a PERFEIÇÃO DO PODER DE DEUS... NINGUÉM QUER ESTAR NA FRAQUEZA. TODOS QUEREM ESTAR FORTALECIDOS E RICOS. (Lamentável).
·         Pedro protestou contra o pecado e a corrupção e foi crucificado de cabeça para baixo. Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. “Tendo falado assim, disse-lhe: segue-me”. (Jo 21:18-23). Nesta passagem Jesus profetizou de que maneira Pedro haveria de morrer, seria o martírio semelhante a ele, para glorificar a Deus. Isto é, crucificado.
·         Tiago não atende ao pedido dos Escribas e Fariseus, os escribas e fariseus estavam muito incitados contra ele. Todo o povo, diziam eles, iriam acreditar em Cristo se continuasse assim. Por isso, foram até Tiago e disseram: "Te pedimos que pare as pessoas, pois se desviaram após Jesus como se Ele fosse o Cristo; Para convencer a todos os que vêm para a Páscoa a respeito de Jesus. Persuada o povo para que não se desviem para Jesus; para que todo o povo, e para que todos nós dê ouvidos a ti. Estejas, portanto, sobre o pináculo do templo para que estejas visível, e para que as tuas palavras possam ser ouvidas por todo o povo; para todas as tribos e até mesmo aos gentios que estiverem reunidos para a Páscoa." Tiago, no entanto, em vez de dizer o que lhe foi pedido, proclamou em alta voz aos ouvidos de todo o povo que Jesus era o verdadeiro Messias, que ele acreditava firmemente nEle, que Jesus estava agora no Céu à mão direita de Deus, e que ele viria outra vez em poder e grande glória. Muitos foram convencidos por meio da pregação de Tiago e deram glória a Deus, clamando: "Hosana ao Filho de Davi". Quando os escribas e fariseus ouviram isto, disseram entre si: "Nós erramos ao dar crédito a um tal testemunho de Jesus; subamos e joguemo-lo para baixo, para que as pessoas fiquem aterrorizadas e não creiam nele." E gritaram, dizendo: "até Tiago, o Justo, se extraviou", e atiraram-no para baixo. Mas, como ele não morreu com a queda, começaram a apedrejá-lo, e depois foi Decapitado por Herodes (Atos 12:2).
·         O apóstolo João protestou contra as elites e foi exilado na Ilha de Patmos, recebendo quando exilado a revelação futura do apocalipse. A tradição presente nos primeiros escritores cristãos (Clemente de Alexandria, Origens, Vitorino de Petau, Eusébio de Cesareia) diz que João foi expulso e exilado em Patmos. Contudo, antes da sua morte foi para Éfeso, onde, segundo Poicates de Éfeso, foi sepultado. De acordo com a testemunhança de Tertuliano, João sobreviveu a um atentado martírio (imersão em uma banheira de óleo fervente) por ordem do imperador Domiciano. O ancião apóstolo teria resistido tanto sem ser queimado que os carrascos, convencidos que fosse um mago poderoso, o liberaram e o enviaram em exílio a Patmos, onde teria escrito o Apocalipse de João.
Quando observamos o Velho Testamento, observamos que a posição dos profetas não era questão de adivinhação, ou de apenas oração, mas de olhar realista sobre o presente distante do projeto do Pai e a certeza de que esse projeto divino confirmará a esperança de felicidade do povo. O livro de Naum, como o livro de Jonas escrito 150 anos antes, trata das intenções de Deus para com Nínive, a cidade principal do império assírio. Há, porém, uma diferença enorme entre estes dois livros. Jonas levou uma mensagem que causou o arrependimento do povo de Nínive e, consequentemente, resultou na misericórdia de Deus em poupar a cidade. Naum, porém, transmitiu a sentença divina contra a cidade depravada, uma profecia cumprida poucos anos depois.
Nos três capítulos de Naum, encontramos estas mensagens principais: - (Cap.1) declara a sentença contra Nínive. A primeira metade do capítulo afirma a justiça do Deus que traz vingança contra seus inimigos, e os últimos versículos falam especificamente do extermínio de Nínive nas mãos do Senhor. (Cap.2), descreve este castigo e os preparos desesperados, mas fúteis, para defender a cidade contra o furor de Deus. (Cap.3), frisa alguns dos motivos que levaram a este julgamento. Entre os crimes citados estão a violência, as mentiras, o roubo, a prostituição (muitas vezes usada pelos profetas como figura da idolatria) e a feitiçaria. Deus deixa bem claro que nem alianças militares nem poder econômico seriam suficientes para salvar esta nação. E os líderes, descritos como príncipes, chefes, pastores e nobres, seriam incapazes de proteger a cidade condenada.

O QUE VOCÊ É AFINAL EM NOSSOS DIAS, ONDE A RESPONSABILIDADE É NOSSA? Omisso; Negligente; Conivente, ou Atalaia/Sentinelas, Reparador de Brechas, Restaurador de veredas?
·         Jesus ordenou: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:18-20)
·         Paulo orientou: Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (II Timóteo 4:1-7).
Você é tímido e medroso? Há uma ordem que Deus deu a Gideão para aclamar ao povo que estava com ele na batalha contra os Midianitas, Amalequitas e Filhos do Oriente; quer saber? ... Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. (Juízes 7:3).
Quer voltar atrás? Retire-se apressadamente da Batalha. EU NÃO VOLTO. NÃO SOU TÍMIDO E NEM COVARDE, E MUITO MENOS NEGLIGENTE.

Pastor João Marcos Ferreira. 26/12/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário