terça-feira, 13 de novembro de 2018

SINOPSE DO LIVRO DO “PROFETA AMÓS” – Pastor João Marcos Ferreira 14/11/2018.


Amós, à época de seu Ministério Profético, nos tempos do Rei Uzias em Jerusalém, e, Jeroboão em Samaria, entre 760 e 755 a.C. sua Mensagem é contra os pecados de Israel, causando forte repercussão na sociedade. São pecados sociais contra os pobres, contra as viúvas, contra os desvalidos e marginalizados de sua época, e, contra todos os pecados que o povo cometia; pecados esses descritos nos dez mandamentos. Assim, era urgente a mudança de comportamento, haja vista que o povo estava atribuindo aos ídolos de pau e pedra, todas as bênçãos recebidas de Deus, em uma semelhança real ao que vivemos hoje. Assim, Amós, como “porta-voz da Justiça social”, conclamava o povo ao arrependimento, e conclama o povo ao arrependimento, alertando ao povo de que “O Senhor é Justiça”.

Quando analisamos a época e a forma como o povo desobedecia a Deus, fazemos um paralelo aos acontecimentos dos nossos dias atuais: as práticas criminosas, exploração social, abandono à verdade, marginalização, corrupção, abuso de poder das autoridades, luxúria, bebedices, idolatria, politicagens, acordos interesseiros, opressão, abandono aos necessitados (órfãos, viúvas, crianças) Rebeldia de muitos por não quererem ouvir as Verdades da Palavra de Deus. “Povo rebelde”, Ver: (Ezequiel 2:4; 3:7; 12:2). 
Amós, com Arauto de Deus em favor da Justiça, faz lembrar aos líderes de Israel, que, assim como Deus tem sido bom e misericordioso com Israel, eles também deveriam o ser, praticando a bondade e a misericórdia para com o povo. Da mesma forma, nós, como povo de Deus, embora não sendo deste mundo, mas devemos entender que estamos inseridos no mundo, por vontade e propósito de Deus, e assim, devemos nos manifestar politicamente, para ser representante da Fé, em meio a tanta falta de Amor, falta de misericórdia e tanta corrupção que presenciamos.

Logo nos primeiros Capítulos, Amós que estava entre os Pastores de Tecoa (cidade Israelense da província de Belém), profetiza ameaças e castigos contra diversas Nações e contra Judá, começando assim: O Senhor bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; os prados dos pastores prantearão, e secar-se-á o cume do Carmelo. Amós anuncia que não adianta alguém querer fugir, pois o Castigo alcançará a todos, dizendo: Eis que eu vos apertarei no vosso lugar como se aperta um carro cheio de feixes. Assim perecerá a fuga ao ágil; nem o forte corroborará a sua força, nem o poderoso livrará a sua vida. E não ficará em pé o que maneja o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco se livrará o que vai montado a cavalo. E o mais corajoso entre os fortes fugirá nu naquele dia, diz o Senhor (Amós 2:13-16); profetiza castigo contra os Vícios e maldades de Israel, e anuncia que Deus visitará todas as injustiças praticas pelo povo, inclusive àqueles que não praticavam, mas consentiam conhecidos como “coniventes com o pecado”, pois mesmo sabendo, se tornavam omissos, de certa forma, concordando com os que assim praticavam. 
Veja: Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Amós 3:3).

No Capítulo quarto Amós profetiza diretamente aos opressores do povo (4:1), ao tempo em que ameaça o juramento de Deus sobre todos, mostrando patentemente sua rejeição às suas atitudes; mesmo assim, não houve arrependimento e conversão ao Senhor (V.2-11). Entretanto, Amós conclama o povo a se preparar para ter um encontro com Deus soberano e Senhor dos Exércitos, (Amós 4:12,13): Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.
No Capítulo cinco, Amós prediz a ruína de Israel, haja vista a incredulidade ser de tal monta que o povo aborrece na porta aos que o repreendem e abomina ao que fala de modo sincero, e aconselha, transmitindo a Palavra do Senhor:  “Buscai-me e Vivei”. (Amós 4-10). Amós ainda aconselha ao que for prudente, a guardar o Silêncio naqueles dias; a buscar o bem e não o mal, como condição de vida; a aborrecer o mal e amar o bem e estabelecer juízo, confirmando que assim procedendo, “talvez” Deus tenha piedade do resto de José (4:13-15). Amós alerta ainda que Deus não se agrada e desprezará as ofertas; as festas solenes; holocaustos; estrépito de cantos e instrumentos, anunciando que os levará cativos alem de Damasco (5:21-27). Ver conformidade com (Isaias 1:10 – 17).
Nos Capítulos seis a nove, finalizando o Livro e seu trabalho, Amós ainda anuncia ameaças de Deus, tendo em vista o auto índice de corrupção do povo, reservando o Capítulo sete, para mostrar a forma como faria, dando a Amós, visões: da “locusta” (grande gafanhoto), do “fogo”; Amós vendo o perigo e o sofrimento a que Jacó iria ser submetido, e roga a Deus por misericórdia, ao que Deus ouvido, retrocedeu e prometeu que aquele mal não aconteceria; Em seguida, Deus apresenta a Amós, um “Prumo”, dizendo: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele (Amós 7:1-8).
Disse ainda, que os altos de Isaque serão assolados, e destruídos os santuários de Israel; e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão, Rei de Israel, anunciando sua ruína e morte; ao que “Amazias”, que era sacerdote em Betel, achou por bem tomar partido e ir ao encontro de Jeroboão e anunciar-lhe as profecias de Amós, taxando-as de “conspiração contra o Rei”; em seguida veio ao Profeta Amós e o aconselhou a fugir para as terras de Judá e lá ficar, orientando para não mais profetizar em Betel, alegando ser ali o santuário e a casa real. A resposta do Profeta de Deus, encontramos nos Versículos: E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel. Agora, pois, ouve a palavra do Senhor: Tu dizes: Não profetizes contra Israel, nem fales contra a casa de Isaque. Portanto assim diz o Senhor: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra. (Amós 7: 9, 14-17)
No Capítulo oito, Deus dá uma visão a Amós de um cesto de frutos, e ainda ameaças contra Israel. Finalizando, com o capítulo nove, Amós recebe a visão da ruína do altar, mas ao final, profetiza, “a Promessa de Restauração”. Amós anuncia que não adianta querer se esconder de Deus, pois em qualquer lugar onde buscar se esconder de Deus, pois com os seus olhos, os contemplará, tanto para o mal, como para o bem, porque Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Em seguida, Deus anuncia que depois que todos os pecadores do seu povo morrerem à espada, Deus tornará a levantar-se em favor do seu povo e removerá o cativeiro, e seu povo reedificará as cidades assoladas e nelas habitarão, e plantarão e comerão dos seus frutos, e serão plantados na sua terra e nunca mais serão arrancados diz o Senhor Deus. (Amós 9: 1-10 e 11-15).

Deus me fez despertar às 00h10 do dia 12 de novembro de 2018, e me fez sentir o desejo de ler o Livro do Profeta Amós e fazer essa Sinopse, com o fim de produzir um grito de alerta principalmente “para mim”, e, para os que quiserem observar a Palavra de Deus. Verdade é, e todos sabem e folgam, no fato de que “Deus é Amor”. No entanto não podemos ou devemos esquecer que Deus, alem de Amor, também é: Justiça, Juízo Misericórdia e Verdade (Sl.89:14), trazendo à luz  a Lei da semeadura, que é inexorável a todos; plantou, colhe o fruto do que plantou (Gl 6:7).
Para nossa sorte, Deus é “Misericórdia”, e, ainda que nos castigue, Deus conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó (Sl. 103:14); Deus é o que fere, mas também é o que sara; assim, somos Bem aventurados, conforme está escrito no livro de Jó: Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. Em seis angústias te livrará; e na sétima o mal não te tocará. (Jó 5:17-19).
Paz a todos. Estejamos Firmes, e Preparados para nos encontrarmos com o Senhor nosso Deus.
  

Pastor João Marcos Ferreira.
Fonte: Bíblia Sagrada – A Palavra de Deus e fonte da Inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário