quarta-feira, 7 de novembro de 2018

VALOR DA VIDA. “Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo”.


Há uma Síndrome que ataca o ser humano, quando pensa que “É”. Precisamos entender que existe uma grande diferença entre o “Ser”, e o “Estar”.
A diferença se torna palpável, quando buscamos seus significados, Vejamos:
SER - Do ponto de vista do senso comum, Ser significa aquilo que é ou pode vir a ser, independentemente da sua natureza. Pode-se referir igualmente à identidade;
Numa perspectiva da antiga Filosofia grega, Ser é estável e imutável, em oposição a mudança ou Devir (fluxo permanente, movimento ininterrupto, atuante como uma lei geral do universo, que dissolve, cria e transforma todas as realidades existentes; devenir, vir a ser).
ESTAR - verbo predicativo - Possuir ou expressar certo estado temporário; permanecer em determinada circunstância por certo tempo: ele está muito doente? Os trabalhadores estão indignados! Possuir ou alcançar (temporariamente) determinado valor, quantidade, dimensão etc.

Nessa Vida, nós não somos vivos; “Nós Estamos Vivos”. Basta analisar, as diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida, “O Ciclo Vital”. Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem, e esse ciclo tem duração variável à cada tipo de ser vivo.

Vejamos o que afirma a Bíblia Sagrada:
*Jó - (Jó 14:1-5): O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação. Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece. E sobre este tal abres os teus olhos, e a mim me fazes entrar no juízo contigo. Quem do imundo tirará o puro? Ninguém. Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles.
*O Salmista - (Salmos 90:3-5): Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
-(Salmos 103:14-18): Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.
O Profeta Isaias:
- (Isaías 28:1): Ai da coroa de soberba dos bêbados de Efraim, cujo glorioso ornamento é como a flor que cai, que está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho.
- (Isaías 28:4): E a flor caída do seu glorioso ornamento, que está sobre a cabeça do fértil vale, será como o fruto temporão antes do verão, que, vendo-o alguém, e tendo-o ainda na mão, o engole.
- (Isaías 40:6-8): Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.
- (Isaías 51:12): Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?
(Naum 1:4): Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e Carmelo, e a flor do Líbano se murcha.
 - (Tiago 1:10-11): E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
- (I Pedro 1:24): Porquanto: “todo ser humano é como a relva e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor.

Pensemos então na “Vida pós morte: Essa é ETERNA”. De que vale ganhar o mundo inteiro, Se não há dinheiro que compre a eternidade; De que vale tanto orgulho e vaidade, Se na hora da verdade Você perder a salvação. Pra onde vai a sua Alma? Lembre-se que essa Alma que “está em você agora”, não é sua; “A alma que está em você, ela tem dono. Disse Deus a Ezequiel: Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Leia: (Ezequiel 18:4-32).

CUIDADO COM ESSA ALMA QUE ESTÁ EM VOCÊ... Vejamos o ensinamento de JESUS: E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. (Marcos 8:34-38)

Pastor João Marcos Ferreira – 07/11/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário