quarta-feira, 21 de novembro de 2018

SÍNDROME DE GRANDEZA, DE PODERIO, E DE PRIMAZIA.


Há duas preocupações latentes na vida do ser humano, ambas seriamente prejudiciais para vida espiritual, daquele que quer servir a Deus. SER O PRIMEIRO; SER O MAIOR, ambas condimentadas pela INVEJA e A SOBERBA. Necessário é falar, que essa preocupação não é novidade, nem ocorre simplesmente em nossos dias, pois quando lemos as escrituras, observamos que a primeira vez que essa preocupação aflorou, foi quando Lúcifer intentou ser maior do que Deus e ter seu trono acima do de Deus (Ez. 28:14 – 18); Aconteceu com os irmãos de José, que por inveja, o intentaram matar, para depois vende-lo aos mercadores Ismaelitas, que o levaram como mercadoria para o Egito (Gên. 37);

Aconteceu nos dias de Jesus, Veja: Uma mulher, fez um pedido a Jesus: (Mt. 20: 20,21)... Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino; Combina com o que escreveu (Mc. 10: 35-45): Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: ‘Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir’. Ele perguntou: ‘O que quereis que eu vos faça?’ Eles responderam: ‘Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!’ Jesus então lhes disse: ‘Vós não sabeis o que pedis. Os próprios Discípulos queriam saber, quem era o maior no Reino dos Céus (Mt. 18:1): E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como menino de modo algum entrará no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. (Mateus 18:2-5).

Para entender a importância de nos tornarmos como Meninos, Leia: (Lc. 18:16); (Mc.10:14)... Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Observe a importância de não querer ser o Primeiro (Mat.20:26,27... Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
(Mateus 23: 11,12): E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja vosso servo; O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Jesus deu exemplo de humildade, quando disse: (Mt. 20:28)... O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. (Jo. 14:24-31): Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; Mas para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou.

A despeito de tudo que falamos necessário é fazer distinção entre “ser menino na malícia; na inveja; no egoísmo”; entendamos que o termo referido "menino" é no sentido da sobriedade na malícia; Sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. Paulo nos admoesta: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" (I Cor. 13:11)"; "Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento." (I Cor. 14:20);
Continuemos como Meninos, porem, conforme o Ap. Pedro (I Pedro 2:1,2) Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo. Crescendo com “sabedoria e simplicidade”, cf. (Romanos 16:19): Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal; Tendo o cuidado para não sermos inconstantes, cf. (Efésios 4:14-16) Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Resumindo: Jamais queiramos ser o “maior”, o “melhor”, o “mais sábio”, ou o “primeiro”; Anelemos o Conhecimento e o entendimento, e, Fiquemos na dependência de Deus, que a tudo sabe e a tudo vê, e certamente nos colocará na posição que desde o princípio, já está determinado e preparado por Deus. Veja as Palavras de Jesus: (Mateus 20:22-28)... Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde debaixo de suas potentes mãos cf. (I Pedro 5:5-11)... Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

Pastor João Marcos Ferreira – 22/11/2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário