quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A JACTÂNCIA (SOBERBA) É INIQUIDADE, E, NOS SEPARA DE DEUS.


Vivemos os dias, aos quais escreveu o apóstolo Paulo; Dias difíceis ou dias trabalhosos. Veja: (II Tim 3:1-5 – JFA): Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Sinônimos de JACTÂNCIA: alarde; inanidade; orgulho; ostentação; soberba; ufania; vaidade; vanglória. SOBERBOS: arrogantes, imodestos, jactanciosos, orgulhosos, pedantes, presunçosos, pretensiosos.Jactância. (S.F.) - Comportamento de quem age com arrogância, prepotência; altivez. Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, que tem soberba, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo. A soberba, é um dos maiores inimigos do homem é inerente a ele, é seu instinto. Condenado pelos sistemas religioso e secular, é vista como má atitude; uma eficiente pedra de tropeço e a própria condenação espiritual do homem:

O Apóstolo Paulo afirma que não temos qualquer motivo para jactância, soberba, orgulho, pois nada temos e tudo o que se por ventura temos, é porque recebemos de Deus. Veja: (I Cor. 4:7) Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? Se tudo vem de Deus, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza (II Cor. 11:30), para que em mim habite o poder de Cristo (II Cor. 12:9).

Soberba e Jactância fazem do crente um ranço que impede o mover do Espírito Santo de Deus em sua vida cotidiana. Afinal, o que o crente tem que não tenha recebido, pergunta Paulo aos da Igreja de Corinto. O que nos diferencia é, apenas, o possuirmos o dom da Salvação e o fato de sermos parte integrante da obra de Jesus. Glórias, pois, a Jesus, que nos concede tudo o que concerne à Sua Vontade, para que sejamos instrumentos seus na lavoura, semeando e colhendo almas para a Glória de Deus. Um planta, outro rega, e Deus da o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento. – (I Cor. 3:7). Tudo que há, pois, em mim, glorifique ao Senhor: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. – (Sl. 103:1).  Esvaziar-se de toda glória terrena é mérito, para somente então encher-se da glória que vem somente de Deus, entregando-a novamente a Ele a cada vitória, a cada conquista, a cada testemunho, porque tudo é dEle, para Ele e para sua Glória. Glórias, pois, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça a Palavra de Deus

JACTÂNCIA /SOBERBA, é pode ser encarado como o orgulho de estar à frente de uma denominacional de relevo, que torna muitos pastores se acharem importantes; Ou quando o mesmo pastoreia uma igreja com muitos membros e orçamento elevado, ou ainda descende de família dona de igreja ou importante na denominação, isso o torna insensível com uns, e ultra sensível com outros que o apoiam. A soberba mencionada em Isaías (Is.14:14...) se alude à de Satanás que intentou ser do tamanho de Deus. A empáfia de presumir-se grande personagem é a atitude de feiticeiro falsamente convertido, como Simão, que “afirmava ser de grande importância” (At 8.9). Para esses, o servir, só tem uma via; de lá ´pra cá, esquecendo que o servir é próprio de Jesus; Observe Palavras de Jesus: (João 13:13-17): Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Evitemos a soberba coletiva, da igreja que presume ser a melhor igreja do mundo, a mais certa, a única que é digna de ser igreja! De se auto afirmar pastorzão de primeira linha, famoso nacionalmente, presidente de convenção ou União tal; de endeusar um homem, como único e absoluto homem de Deus como se outro não houvesse; de ser um crente que é o sustentáculo financeiro ou moral da igreja; de ser um teólogo genial. Como há igreja arrogante!  A igreja de Laodiceia pensou assim a seu respeito, mas Jesus estava do lado de fora dela (Ap 3.20).

Evitemos a vaidade. Principalmente a espiritual; A Bíblia nos adverte sobre os Males da soberba: * A soberba é enganosa (Obadias 3); * Deus aborrece a soberba (Pv 8.13); * A soberba é afronta (Pv 11.2); * A soberba precede à ruína (Prov. 16:18); * A soberba procede do Coração (Mc. 7.20-23); * Deus resiste aos soberbos (Tiago 4:6); * Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo (I João 2:16); * Deus não suporta o soberbo (Salmo 101:5).

Amados! Tenhamos cuidado com soberbos e falsos ensinadores; Paulo exorta que nos afastemos deles: Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais (I Tim. 6:3-5); (II Tim. 3:1-5).

Que Deus nos livre da soberba, pois ela é como uma doença contagiosa que se aloja no coração do homem, de lá procede para a destruição da alma, e faz com que ele perca o senso de autocrítica, passando a agir irracionalmente. Lembrete: (Sl. 101:5b). Aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. A soberba cego nosso entendimento e nos leva à condenação: Não sejamos Neófitos, caindo na soberba e sendo condenados (I Tim 3.6).

Fonte: Bíblia Sagrada JFA; On Line; ACF.


Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário