sexta-feira, 29 de março de 2019

Honrar a Deus; Honrar quem Deus colocou na Igreja, Para ministrar sua Palavra.


Vivemos no mundo onde a maioria das pessoas resiste a ser obedientes a alguém, cada um faz o que bem entende. Todavia esse não é o legítimo projeto de Deus para sua igreja, Ele estabeleceu homens (pastores e presbíteros) com a incumbência de cuidar, apascentar e alimentar seu povo, de modo que devemos obedecer-lhes; Muitos crentes não conhecem os perigos que enfrentam, ignorando também suas necessidades espirituais. Cristo providenciou pastores, que “velam por vossa alma” (Heb. 13:17). Todos os que se tornam cristãos devem fazer questão de observar a Palavra de Deus; E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (I Tess. 5:12,13). Os pastores qualificados servirão de exemplo ao rebanho, quanto ao caráter, à atitude e ao decoro (1 Pedro 5:3). Quando a experiência dos Pastores com a palavra os levam a um discernimento mais claro de como aplicar devidamente a palavra de Deus à nossa vida individual ou ao funcionamento coletivo da igreja, devemos ser receptivos aos seus esforços de nos conduzir pelo ensino. Isso não significa simplesmente nos entregarmos à fé deles, mas deixar que nos orientem no desenvolvimento de nossa própria fé, pela qual poderemos ficar de pé ou cair diante do Senhor.
 Observe que são terríveis os exemplos de desobediência, que vemos na Palavra de Deus.
I – Leia na Bíblia. O fato, é que um dia Miriam e Arão (dois irmãos de Moisés), criticaram Moisés por ter um segundo casamento com uma mulher cuchita (negra); e disseram: “Mas afinal, foi só através de Moisés que o Senhor falou? Não foi também por nosso meio?” Sabe o que aconteceu? Deus ouviu isso, e, Imediatamente convocou Moisés, Arão e Miriam para o tabernáculo, em sua presença, e, o Senhor desceu na nuvem e ficou à entrada do tabernáculo: “Arão e Miriam, cheguem-se à frente.” Eles obedeceram. O Senhor disse-lhes: “Com um profeta eu falaria por meio de sonhos e de visões. Mas com o meu servo Moisés não é assim. Ele está perfeitamente à vontade na minha casa. Com ele falo face a face! Ele vê mesmo a semelhança de Deus! Então porque não tiveram receio de o criticar?” Assim, a cólera (Sinônimo de cólera - fúria, indignação, ira, ódio, rancor) do Senhor inflamou-se contra eles; depois partiu. A nuvem subiu sobre o tabernáculo, e Miriam ficou toda branca; leprosa. Quando Arão viu o que acontecera, exclamou para Moisés, e se arrependeu, e assim escapou da lepra. Arão clamou a Moisés em favor de Mirian, e Moisés rogou ao Senhor: “Cura­a, ó Deus, rogo-te!” O Senhor disse a Moisés: “Se o seu pai lhe tivesse cuspido na cara, seria impura durante sete dias. Que fique então excluída, fora do acampamento durante sete dias, e depois que a recolham.” Foi o que fizeram; Miriam foi posta fora do acampamento por sete dias, e o povo esperou até que pudesse ser trazida para dentro; só depois continuaram a viagem. (Núm. 12: 1-15).
II- Da mesma forma, Coré, Datã e Abirão, se levantaram conta Moisés, e ainda agregaram, 250 homens. Leia na Bíblia. Quando Moisés ouviu, caiu sobre o seu rosto e falou a Coré e a toda a sua congregação: Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é seu, e quem é o santo que ele fará chegar a si; e aquele a quem escolher fará chegar a si. E, Orientou que Coré e todo seu grupo tomarem incensários e pusessem nele fogo e colocassem diante do Senhor, para que observassem qual seria a reação de Deus. Moisés também mandou chamar a Datã e a Abirão, porém eles disseram: Não subiremos; Então Moisés irou-se muito, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento tomei deles, nem a nenhum deles fiz mal. Disse mais Moisés a Coré: Tu e todo o teu grupo (composto de 250 homens), e disse: ponde-vos perante o Senhor, tu e eles, e Arão, amanhã. E tomai cada um o seu incensário, e neles ponde incenso; e trazei cada um o seu incensário perante o Senhor, duzentos e cinquenta incensários; também tu e Arão, cada um o seu incensário.
Tomaram, pois, cada um o seu incensário, e neles puseram fogo, e neles deitaram incenso, e se puseram perante a porta da tenda da congregação com Moisés e Arão. E Coré fez ajuntar contra eles todo o povo à porta da tenda da congregação; então a glória do Senhor apareceu a toda a congregação, e falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo: Apartai-vos do meio desta congregação, e os consumirei num momento.
Falou ainda Deus a Moisés: Fala a toda esta congregação, dizendo: Subi do derredor da habitação de Coré, Datã e Abirão. Então Moisés levantou-se, e foi a Datã e a Abirão; e após ele seguiram os anciãos de Israel. E falou à congregação, dizendo: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu para que porventura não pereçais em todos os seus pecados. Subiram, pois, do derredor da habitação de Coré, Datã e Abirão. E Datã e Abirão saíram, e se puseram à porta das suas tendas, juntamente com as suas mulheres, e seus filhos, e suas crianças. Falou Moisés: Nisto conhecereis que o Senhor me enviou a fazer todos estes feitos, que de meu coração não procedem. E aconteceu que, acabando Moisés de falar, a terra que estava debaixo deles se fendeu, e abriu a sua boca, e os tragou, junto com: suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens. E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação. E todo o Israel, que estava ao redor deles, fugiu ao clamor deles... Então saiu fogo do Senhor, e consumiu os duzentos e cinquenta homens. (Números 16:1-35).
III – Samuel estava velho, seus filhos eram desobedientes a Palavra de Deus e a Samuel, então, Todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti. Deus disse ainda a Samuel: Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles. E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei. E disse: Este será o costume do rei: os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros; os porá por chefes para que lavrem a sua lavoura; os usará para que fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros; tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras; tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos; as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos; os vossos servos, tomará  as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos; Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos. Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia. Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei, e nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras. Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor. Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui lhes rei. (I Samuel 8:4-22).  
Assim, devemos obedecer a nossos Líderes, observando o ensino da Palavra de Deus, e nos unir com um só propósito; trabalhar “em sintonia”; conhecendo a “ordem de Deus”: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma” (Hebreus 13:17). Devemos ainda, cultivar um espírito de confiança. Jesus orou ao Pai pedindo a unidade do corpo; (João 17:17).
Para que haja “unidade, temos que obedecer aos Líderes. Sejamos obedientes aos ensinos das Sagradas Escrituras, pois assim, seremos bem sucedidos na vida espiritual. Oremos por eles, e lhes obedeçamos, promovendo assim a unidade do corpo de Cristo.

Está escrito: a) Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil (Hebreus 13:17). b) Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, (Efésios 6:5-7). Entretanto, temos a obrigação de tomar posição contra o nossos Líderes, quando seus ensinamentos e comportamento, forem contrários a ensinamentos da soberana Palavra de Deus. Nesse caso, “a Palavra de Deus prevalece. Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).
Tome muito cuidado: a rebeldia contra Moisés; contra o Profeta Samuel, Deus tomou para Si.
Cuidado amados, com a desobediência à quem vos ensina a soberana e santa Palavra de Deus. Que a Graça e a Paz do Senhor, habite continuadamente em vossos corações.
Pr. João Marcos Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário