sexta-feira, 29 de março de 2019

UM SEMEADOR SAIU A SEMEAR


Tema do Estudo Bíblico desta quinta-feira, 28/03/2019

Estudo baseado em (Mateus 13:1-16), (Lucas 8:4:15).
Parábola. São pequenas histórias que explicam um conceito, usando exemplos do dia a dia.
Observe que Jesus muitas vezes respondia com parábolas a perguntas que as pessoas lhe faziam. Ele contava parábolas às multidões curiosas e explicava seu significado depois aos seus discípulos (Marcos 4:33-34).

Parábola – “A Palavra de Deus”;
Semeador – Os discípulos, pois fariam a “Proclamação do Evangelho; e hoje: “Nós”.
Semear – Proclamar o Evangelho de Jesus, o que depois, ordenou: IDE - (Marc. 16:15); (Mat. 28:19)

Nessa Parábola do Semeador, Jesus fala sobre quatro (04) tipos de solos, que existem: e diz: Beira do caminho; Solo Rochoso; Espinhos; Boa Terra.

Ao sair a Multidão, os discípulos então interrogaram a Jesus, qual o sentido da Parábola, ao que Jesus explicou: (Marcos 4:10 – 20); (Lucas 8:9 – 15) Leiamos:
·         Uma Parte caiu à Beira do Caminho. (Coração duro e incrédulo) – é como um campo do diabo.
Resultado: Os homens pisaram; os pássaros comeram – (Lucas 8:12) ... Os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
·         Outra parte, caiu em solo Rochoso (pedra) – (Caráter sem profundidade) – facilmente vacila quando vem a perseguição, e logo se desvia.
Resultado: Veio o sol, e queimou, e porque não tinham raízes, logo morreram - (Lucas 8:13) ... os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
·         Outra Parte, caiu entre os espinhos. (Espírito mundano, onde os prazeres da vida, estão acima da vida espiritual e de Deus).
Resultado: Os espinhos cresceram e a sufocaram – (Lucas 8:14) ... E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;
·         Outra Parte, porém, Caiu em Boa Terra. Coração preparado pelo Amor de Deus, e dar fruto, que perdura para a “vida eterna”.
Resultado: Deu fruto a Cem, a Sessenta, e, a Trinta por um. (Lucas 8:15) ... E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

Jesus enfatiza essa primeira parte da Parábola, dizendo: (Mateus 13:9) ... “Quem tem ouvidos - OUÇA”.
Nos Versos 14 e 15, Mateus narra a citação de Jesus, do porquê falar através de “Parábolas”. Leia: (Mateus 13:14,15) ... E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.

Vejamos o que está escrito na Bíblia sagrada, acerca desses.
 * Jesus cita “Isaias” – (Isaías 6:8-10) – Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.
* Jesus ainda fala, o que João transcreve: (João 9:39-41) ... E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.
* Paulo escreveu: (Rom. 11:8 - 10) ... Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição; Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas. (II Cor.3:13-16). E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.

Uma Pergunta que cada um de nós, deve fazer a si mesmo: Que tipo de solo é você? Reflita e responda em seu coração, e principalmente, FALE ABSOLUTAMENTE COM DEUS.
Pr. João Marcos Ferreira. 28/13/2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário