quarta-feira, 24 de junho de 2020

QUEM DEU CRÉDITO À NOSSA PREGAÇÃO? AI DE TI...


Isaías fez essa pergunta, e em seguida, fez um relato sobre o Ungido do Senhor: (Isaías 53:1-11). Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos...

Cidades Impenitentes. Observe que essa denominação, foi do próprio Jesus, pois, mesmo operando grandes sinais e maravilhas, “Três Cidades, e incluindo a própria Jerusalém, não o receberam integralmente”; a essas cidades, Jesus as denominou de impenitentes, a saber: Corazim, Betsaida e Cafarnaum.  
A indignação de Jesus e o seu lamento, contra essas cidades, se dá pela falta de reconhecimentos; Jesus chora pelas cidades que não o acolheram; Jesus sofre pelo endurecimento dos corações daquele povo, e isso motiva Jesus a proferir já uma sentença para elas três: (Mateus 11:20-24). Então, começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido com pano de saco grosseiro e com cinza. Por isso, eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no Dia do Juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Porém eu vos digo que haverá menos rigor para os de Sodoma, no Dia do Juízo, do que para ti. Jesus chora, porque ama essas cidades e esse povo sofrido, que corre atrás de milagres e de comida, más realmente não o querem.
Devemos observar, entretanto, que dessas cidades, saíram discípulos, Êx: De Betsaida, vieram André e Pedro (João 1:44) e Filipe (João 12:21). Cafarnaum foi a morada de Jesus (Mc 9, 33; Mt 4, 13), onde ele passou a maior parte de seu tempo, pregando, curando e ensinando àquela população. Corazim, também parece ter sido lugar de grade apreço para o Mestre; Eram cidades do Norte: da “rústica” Galileia, querida por Jesus. Inexplicável, portanto, é o endurecimento nos corações do povo de Jerusalém; não reconhecem que, no tempo dos evangelistas, Jerusalém já havia sido atacada e quase destruída; essa incredulidade faz Jesus chorar e lamentar: (Mat. 23:37); (Lucas 13:34). Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

Entretanto, Jesus se alegra pelo pequeno grupo que tiveram fé e o aceitaram e o seguiram, e por esses, Jesus agradeceu ao Pai: (Mateus 11:25-30). Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Uma pergunta: “Se tivéssemos vivido na época de Jesus: O teríamos amado, ou rejeitado? Seríamos considerados impenitentes? Jesus veio a revelar-se, más não quis se impor para as pessoas, e o certo é, que Jesus é a revelação de Deus, para Salvação do homem, e assim, Ele esperava um ato de fé, escolha livre e incondicional pelo seu Amor e pelo seu Reino de Redenção. Ainda hoje, Jesus não obriga que o sigamos.

Hoje, você segue se quiser; é uma questão escolha. Jesus sempre deixou você decidir; Seque, ou não segue; é você quem escolhe a Vida eterna, ou a morte!
(Lc. 9:23). E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Jo. 7:37-39). Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. (Jo. 10:9) “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo... Jesus ainda chama: (Mateus 11:28-30). Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Apoc.3:20), eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Não seja uma das virgens Loucas, que esperavam o Noivo, mas eram descuidadas, e não tinham reservas na candeia. Ser impenitente significa negar a Jesus, e consequentemente condenação.
Quer deixar tudo, tomar sua cruz e seguir, ou quer seguir sua vida, fazendo o que quer, e receber um “AI”, de Jesus? Os Seis “Ais” de Isaias:
- 1º AI, condena a Ganância; A terrível consequência disso seria a maldição de Deus sobre os bens adquiridos com a ganancia e o fruto disso seria o deserto, a fome, a escassez e a produção fraca.
- 2º AI, condena a Corrupção social; Isaías 10:1-3 ARA - Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Mas que fareis vós outros no dia do castigo, na calamidade que vem de longe? A quem recorrereis para obter socorro e onde deixareis a vossa glória?
- 3º AI, condena a corrupção teológica intencional e danosa daqueles que se vestem da iniquidade e que se cobrem com o pecado, para em seguida, desaforadamente, usarem o nome do Senhor como demonstrando grande santidade e temor a Deus para o povo.
- 4º AI, condena o Orgulho e a corrupção moral. Aqui os papeis são invertidos e a Lei usada é a reversa. O mal é que o bem e o bem que é o mal. São tão cheios de si mesmos que agora são capazes de inverterem as coisas e confundirem o inocente. Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; dos que dizem que as trevas são luz e a luz trevas; dos que fazem do amargo, doce e do doce amargo! Ai dos que se fazem passar por sábios e astutos aos seus próprios olhos!
- 5º AI, condena a Corrupção Espiritual; os sábios a seus próprios olhos é uma expressão que indica uma autoconfiança arrogante.
- 6ºAI, condena a Corrupção social; os que rejeitam a lei do Senhor e desprezam a palavra do Santo de Israel – (Is.5:24). Que o homem não brinque com Deus que é fogo consumidor para destruir o ímpio da face da terra para sempre. Diante da revelação da ira de Deus, a natureza treme – (24:17 -19). E o homem? O que é ele e toda a sua arrogância diante do juízo de Deus?
CUIDADO!!!
Explicação das palavras - (Significad0):
·         "aí”: está ligada a lamentação, dor, pesares e também pode ter conotação de condenação ou juízo.
·         Impenitente: é não demonstrar arrependimento por seus erros e pecados; insistir e persistir no pecado e no crime; contumaz ou incorrigível; obstinado, é o que não se deixa convencer; inflexível, irredutível).
                                        Pastor João Marcos Ferreira – 24-06-2020.


Um comentário: